Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: Os homens que não amavam as mulheres – 1º livro da Trilogia Millennium | Stieg Larsson

Já tinha lido em vários lugares sobre a trilogia Millennium e sua história triste (o autor morreu logo depois de entregar o livro para a editora, não pode desfrutar de todo o sucesso e dinheiro que o livro gerou quando foi lançado e a “herança” é disputada a tapa entre a família dele e a mulher que foi sua companheira por mais de 20 anos, sem nunca terem oficializado a união). Ter como referência que a série era ótima e que virou sucesso na Suécia e em todo o mundo me deixou curiosa. Aproveitei que os três livros estavam em promoção e, desde setembro, eles estavam na minha fila de leitura.

Meu pai leu os três livros rapidinho e falou bem. Aí quando vi que a Bia estava lendo e falando super bem, não resisti e peguei para ler assim que terminei o The Van Alen Legacy.

Este primeiro livro conta como o jornalista Mikael Blomkvist recebe a proposta de escrever uma biografia de um dos maiores e importantes clãs suecos, os Vanger. Além diss, seu trabalho é, principalmente, tentar descobrir algo de novo na investigação do desaparecimento de Harriet Vanger, ocorrido há 36 anos. Todos acreditam que Harriet foi capturada e assassina, aos 16 anos e, desde então, seu tio avô Henrik procura uma resposta para o enigma.

Mikael demora bastante tempo, mas depois que descobre uma boa pista pede ajuda à Lisbeth Salander, uma jovem investigadora particular cheia de piercings, tatuagens e um comportamento nada sociável.

O livro é cheio de mistério e ação e tanto Lisbeth quando Mikael são personagens cativantes. O fato de Mikael ser sócio da Millennium (revista com foco em jornalismo econômico) traz mais riqueza à história, já que paralelamente você acompanha uma briga judicial dele com um magnata sueco.

Não vou falar muito sobre a história, já que qualquer coisa pode tirar a surpresa de quem for ler. Mas gostei muito, vou só ler algum outro antes de começar o segundo livro porque sei que se leio muito do mesmo autor na sequência acabo enjoando e perco a oportunidade de gostar de livros bons.

Toda a série teve seus direitos comprados para ser tranformada em filme, o primeiro parece que já saiu lá fora, mas não achei em lugar nenhuma falando sobre a estreia brasileira.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oGwJokKgBqI&feature=player_embedded[/youtube]

Claro que como toda versão cinematográfica, achei que algumas coisas são diferentes do que imaginei. Principalmente o Mikael, que eu imaginava beem mais bonitão e charmoso. Hahhaha

Ana Carolina

8 comentários em “Andei lendo: Os homens que não amavam as mulheres – 1º livro da Trilogia Millennium | Stieg Larsson

  1. dar uma pausa do primeiro pro segundo, voce consegue.
    Duvido vc dar uma Pausa do segundo pro terceiro. li os 2 ultimos seguidos e fiquei triste q o autor morreu

  2. os três livros já viraram filme e foram sucesso de bilheteria na suécia. até passaram aqui, mas não fui ver porque quero ler os livros antes do filme. e ah, david fincher vai dirigir o remake americano com daniel craig no papel principal.
    acho que o primeiro filme estreou no brasil sim, mas em circuito limitado. lembro de ter lido alguma coisa a respeito no omelete ano passado.

  3. poutzzzzz, eu super imaginava um michael mais bonito também, ahaha. agora a lisbeth é igualzinha :)

    mas esse é o filme sueco, né? minha linda estocolmo servindo de cenário, chorayyyyyyyy kannelbullars, ahaha (bolinhos de canela).

    os americanos estão gravando sua versão também, mas com a mesma atriz desse filme no papel de lisbeth. será que eles vão manter o cenario na suécia? ou vão mudar a locação pros EUA?

  4. [Comment ID #144889 Will Be Quoted Here]

    ah, não podem mudar pros EUA não, né? O livro todo é baseado nos lugares, na cultura.. não tem como tirarem da Suécia.

    e a lisbeth é perfeita mesmo!

  5. pra bia: a lisbeth vai ser interpretada por essa mocinha…. http://www.imdb.com/name/nm1913734/
    a guria que dá o fora no criador do facebook no comecinho de “a rede social”. david fincher curte trabalhar com os mesmos atores.

    e ana, comprei os livros mas ainda não comecei a ler porque emprestei um monte de coisa da biblioteca que há tempos tentava pegar e nunca conseguia. a trilogia millennium ficou pra abril heheheh. :)

  6. ola ana,
    assisti os tres filmes sem saber que era baseado no livro,isso faz um tempinho. E nao assistirei a versao americana,achei a sueca perfeita, a lisbeth eh incrivel, da hora.
    E ja pensei em ler a trilogia,mais bate uma preguica,ja que sei a historia toda,perde parte da graca.
    :/
    um beijao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo