Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Ideias para agitar o amigo-secreto

Uma das melhores coisas de final de ano pra mim são os amigos-secretos (ou amigo-oculto, dependendo de qual região do país você é). Gosto tanto que já participei de vários fora de época e adoro quando rola algum com as amigas da internet, com a entrega pelos correios. Como falei de um assim, na semana passada, resolvi fazer uma lista de ideias para você deixar a brincadeira mais interessante esse ano. Algumas já fiz, outras não (mas um dia ainda vou fazer, me aguardem! Hahaha).

Amigo do fim do mundo
Falei desse tema mas não expliquei tão bem, né? Foi ideia minha, para o final de 2012 (quando o mundo teoricamente acabaria).

Foto: P3K
Foto: P3K

Como funciona: Cada pessoa tem que escolher dois presentes para o amigo que pegou. O primeiro é algo que a pessoa tenha que ter antes do fim do mundo. Vale um cd que você adora e todo mundo deveria conhecer, um livro, um tratamento de beleza, um álbum de fotos da família… pense no que você acha que todo mundo tem que ter ou fazer antes do mundo como conhecemos acabar. O segundo é algo que vai ser útil para a pessoa, caso ela sobreviva ao fim do mundo. Aqui vale você inventar o porque do mundo ter acabado (zumbis? meteoro? falta de recursos naturais?). Já ganhei chinelo pra matar baratas (pq elas vão sobreviver à qualquer coisa que aconteça na Terra, pode ter certeza), livro e kit de comidas.
Porque é legal: é difícil. Hahaha. A ideia parece simples, mas a gente quebra a cabeça para conseguir um presentes que seja legal, agrade e ainda tenha sentido na brincadeira. Um ótimo exercício de criatividade.
Ideal para: grupo de amigos, principalmente os que curtem zumbis e histórias apocalípticas. Foi muito engraçado quando fiz com os amigos, surgiram coisas muito inusitadas.

Amigo arco-íris
Esse é um dos meus temas favoritos, ideia da Lec. <3

Foto: Gina Rae Miller
Foto: Gina Rae Miller

Como funciona: Além de sortear quem tira quem, você tem que definir uma cor por pessoa – por escolha, sorteio ou qualquer outro meio. Cada um sabendo sua cor e a pessoa que tirou, é hora da magia: montar uma caixa com vários presentes que sejam na cor determinada. O legal é misturar coisas bem diferentes (doces, bebidas, roupas, maquiagem, itens de decoração, etc) e fazer uma caixa bem eclética. Os presentes podem ser baratinhos e ter ou não um mais caro, sendo o principal.
Porque é legal: participei de um assim ano passado e foi MUITO legal. A ideia de encher uma caixa com presentes só de uma cor deixa a gente neurótico e com o olho treinado. Dá para encher a caixa com coisas super diferentes entre si e ainda assim ter um resultado visual LINDO. Fiquei com vontade de fazer um desse todo ano.
É ideal para: grupo de amigas, pra poder encher de mimo bobinho e fofo. O melhor é ser feito em grupo de 7 pessoas, assim cada uma fica com uma cor do arco-íris.

Amigo internacional
A ideia surgiu com o mesmo grupo de amigos do “fim do mundo” quando um dos casais estava de mudança do país. Acabamos não entregando os presentes e desistindo, por falta de tempo, mas acho a ideia bem boa.

Foto: Not on the high street.
Foto: Not on the high street.

Como funciona: Como a ideia acima, além de sortear quem tira quem você tem que definir um país tema para cada um. E aí, você tem que escolher presentes que tenham ligação àquele país que ficou definido para você. Vale presente fabricado no país, que lembre alguma tradição, algum filme, livro ou algo do tipo que faça referência à ele. Quando brinquei, peguei a China e ó: foi a maior dificuldade encontrar algo que combinasse com meu amigo e tivesse ligação com o país.
Porque é legal: de novo, a criatividade. É fácil pensar em coisas para cada país, mas fica difícil quando você quer escolher algo que agrade ao amigo também. Fora que se você pegar algum país que não conhece muito, tem que estudar um pouquinho e aprende coisas novas. ;)
É ideal para: família ou amigos, que gostem de viajar. Para quem curte botar o pé na estrada é um prato cheio ter que pensar na cultura de outros lugares.

Amigo sapateiro
Tem coisa melhor do que ganhar sapato? Tem: ter certeza de que vai ganhar isso no amigo-oculto.

Imagem: Paper Fashion.
Imagem: Paper Fashion.

Como funciona: sorteia normalmente, define um valor mínimo e simbora todo mundo ganhar sapato. Vocês podem definir modelo e/ou cor que querem ou viver perigosamente e só passar o número que cada um calça (eu gosto mais dessa opção, odeio escolher o que vou ganhar). Participei de um assim na época do Plastic Fantastic e adivinha? Só valia dar Melissa. Hahaha. Foi bem divertido.
Porque é legal: SAPATOS! Precisa de mais?
É ideal para: grupo de amigas ou entre a mulherada da família. Se você tem algum amigo que curte sapato, bota ele na brincadeira também!

Além desses tem os mais tradicionais: de roubar, de sortear na hora (com algum presente genérico)… esses são bons para organizar em cima da hora.

E você? Já brincou de algum amigo-secreto diferente? Me conta! :D

Ana Carolina

10 comentários em “Ideias para agitar o amigo-secreto

  1. O AS Arco Íris foi realmente muito divertido. E as caixas sempre ficam lindas de viver!!!

    Aqui no trabalho a gente já fez amigo secreto de havaianas, mas eu acho extremamente chato, pq todos os chinelos são iguais plmdds…

    Estou procurando temas para o nosso próximo AS.

    PS: Como a China pode ser difícil, se tudo é made in china? :P

  2. o único amigo secreto com tema que participei foi o das tracinhas! :) e foi bem bacana e muito fácil. adorei todas as ideias e deu vontade de usar todas, mas aqui não conheço mais ninguém que se empolgue… fuen!

    ano que vem ~diz que~ minha família toda vem passar o natal por essas bandas, vou impor um amigo secreto! :P

  3. Que ideias bacanas, nunca brinquei assim e agora estou morrendo de vontade. Meus amigos iriam adorar o do fim do mundo :D
    Ps¹: Aposto que teria cerveja e amendoim no presente hahahaha
    Ps²: Leio toooodos os posts, mas cadêêêêê tempo pra comentar?
    Beijos :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo