Não sabia muito bem o que esperar de um livro da J.K. que não fosse sobre o mundo de Harry Potter. Evitei ler resenhas e qualquer coisa relacionada ao livro, queria que fosse totalmente surpresa para mim.
Como resolvi que em 2013 ficarei sem comprar qualquer livro novamente (fiz isso em 2011, numa boa), ele foi o último comprado em 2012. Comecei o ano lendo ele porque não aguentava de curiosidade.
O livro conta a história da morte de Barry Fairbrother, um professor do colégio de Pagford e conselheiro da cidade, e como isso afeta a vida de boa parte da comunidade. Pagford é um município minúsculo, cheio de gente futriqueira (interior, né?) e a vaga deixada por Barry no Conselho da cidade causa alvoroço.
Para ser sincera, só achei que o livro engrena de verdade depois da metade. Demorei 20 dias para ler até ali e em 3 li o resto, porque queria saber qual seria o final. Alguns personagens me conquistaram (um beijo, Terry!) e outros eu queria que morressem. Hahaha.
Tem Bola e Andrew, os adolescentes amigos desde infância. A família Mollison, os super escrotos da cidade. A família destroçada pelo vício em heroína da mãe. A solteirona que sonha com uma relação que não existe. O pai de família que espanca todos dentro de casa. Os corruptos, os que tramam contra os outros, os fofoqueiros maldosos. Na real, poucos personagens são bons. Menos ainda são inocentes.
Foi estranho ler referências à sexo e palavrões e pensar que foi J.K. quem escreveu. Também achei algumas partes do livro tristes e o final, realmente pesado. Fiquei meio mal com o que acontece no final, sabe?
No geral, achei o livro bem mais ou menos.
Preço: R$22,90 no Submarino
Estou lendo ele agora. Acho que todos foram com as expectativas muito altas por causa de HP, naturalmente. E qualquer coisa menos que perfeita não daria a alegria que todos esperavam do livro. Por isso até relutei em começar a ler, mas agora vou até o final.
Beijos!
e vc tá gostando, Renata?
Por enquanto estou sim, Ana! Mas ainda não cheguei nem na metade hehe
Tive que pular a parte da resenha, porque quero ler que nem você, sem preconceitos ou expectativas. Mas tá faltando coragem, um medo absurdo de não gostar das palavras da J.K. :O
Ah, Nicas… vai sem medo. Se vc não gostar, pode sempre pensar que ela é uma boa escritora infantil. hahaha
Ele está na lista… eu não li nadinha sobre, mas deve ser que nem quando eu vi A Vantagens de ser invisível: fiquei procurando traços da Hermione na Emma Watson metade do filme!
Mas não sei se vai ser o próximo, já que fiz uma péssima escolha de leitura agora, e já me disseram que só na metade que a coisa vai andar… Acho que vou te pedir o A Procura de Alaska emprestado pra você :D