Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: A Lista Negra | Jennifer Brown

Estava DOIDA para ler esse livro desde que vi esse vídeo da Pam. Mês passado resolvi desencanar daquela promessa de não comprar livros esse ano (poxa, fiquei 1 ano e tanto sem comprar livro nenhum, chega disso) e corri comprar.

Essa é a história de Valerie, uma adolescente americana comum: não é popular na escola, mas tem seus amigos e seu namorado. Ela é da turma dos “estranhos”, então sobre bullying. Para externar todo o rancor que sente, criou uma lista de pessoas que ela não gostava, a tal “lista negra”. Nick, seu namorado, descobre e começa a preencher a lista junto com ela. Programas de tv, os pais, os populares da escola e até professores acabam indo parar nessa listinha do mal deles.

Nick conhece um cara mais velho e começa a passar muito tempo com ele. Fumar maconha, faltar às aulas, bancar o menino mal. Foi isso que aconteceu com Nick. Até que um dia, sem aviso nenhum, ele entra na escola e atira nos colegas que estavam na lista. Mata alguns e só para quando Valerie se coloca entre ele e a próxima vítima, acertando a perna dela e se matando em seguida.

O livro mostra como Valerie faz para retormar sua vida, todo o desastre que Nick causou à ela, à sua família e à todos no colégio. Ela se sente confusa, não sabe mais quem é ou o que quer.

O livro é um pouco angustiante porque fica impossível não pensar em como deve ser um desastre completo justo o seu namorado entrar na escola matando as pessoas que estavam na lista que você criou, de brincadeira. Imagina isso? É para acabar com qualquer um. Mesmo não sendo ela quem atirou e matou, ela se sente um pouco assassina (e é julgada assim até por seus pais).

Gostei muito mesmo. A história me envolveu, foi difícil parar de ler. Tanto que acabei com o livro em menos de 48h. :)

Para quem, como eu, tem essa curiosidade sobre casos de assassinato em escolas, recomendo Precisamos falar sobre o Kevin (achei chatinho, mas é interessante ver a visão da mãe do assassino) e Bang Bang You’re Dead (uma peça que já é tradicional nos Estados Unidos e foi criada logo após os assassinatos de Columbine).

Ana Carolina

8 comentários em “Andei lendo: A Lista Negra | Jennifer Brown

  1. Terminei de ler ontem. Nossa, achei bem chatinho o começo, viu? Aquele lenga lenga e talls, mas depois gostei.

    E o pai dela? Mano, que ódio! O D E O!

  2. Nossa, esse livro me fez lembrar de Carrie, a estranha que li recentemente. eu já tinha visto esse livro em alguns lugares (blogs e livrarias) e me deu vontade de comprar, mas como estou com uma promessa (meio fajuta) de não comprar livros até terminar a pilha que tenho para ler, não poderei nem pensar em adquirir.
    Imagino a angustia que é ler esse livro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo