Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: Vida Modelo | John Casablancas

Fiquei um tempinho sem falar o que andei lendo porque achei que estava falando muito sobre isso por aqui, mas não parei de ler não: além desse, já tenho outros dois esperando para serem postados. ;)

johnVida Modelo (Aventuras e confidências do inventor de top models) – John Casablancas
Vocês sabem que eu ADORO biografias, mas também que tenho essa mania doida de só ler alguma depois que a pessoa já estiver morta, certo? Quando vi que o John tinha lançado esse livro, fiquei babando para ler, mas não quis comprar exatamente porque sabia que ia ficar com a sensação de que a história não tinha fim. hahaha. Daí que foi uma surpresa super legal quando o pessoal do Beleza Mundial me mandou um exemplar de presente.

No começo do livro achei o Big John meio metidinho demais, do tipo e-fiz-eu-sei-eu-conheço. Mas depois, quando ele começou a falar da sua infância/adolescência dentro do colégio interno ele me ganhou. Estuda em colégio interno sempre foi meu sonho nerd: eu morria de inveja da criançada que morava na escola, nos filmes sobre colégios internos. E aí com o relato do John, pude ver que esse tipo de escola podia ser exatamente do jeito que eu imaginava e não aquele lugar chato estilo prisão que sempre são mostrados nos filmes.

Claro que Sr. Casablancas não estudou em qualquer colégio interno, mas no Institute Le Rosey, o colégio interno suíço dos super ricos e influentes, em que os estudantes passam o verão em uma propriedade e o inverno em outra, para poderem aproveitar os esportes de cada estação. Gente, MEU SONHO. Quero morrer e nascer em 1940 filha de alguém hiper rico e poderoso, só pra poder aproveitar essa escola. Pode ser?

 

Depois que se formou no colégio, John não foi para uma boa faculdade (não era muito bom aluno e conseguiu estragar a segunda chance de entrar em uma por causa de um rabo de saia), viajou um monte (sempre atrás de alguma mulher) e teve alguns trabalhos menos importantes. Até que um dia a mãe de uma amigo brasileiro da época do Le Rosey o convidou para trabalhar na Coca-Cola Brasil e ele aceitou. Veio, ficou algum tempo, aprendeu português e se casou com a namoradinha francesa, que veio morar com ele. A estada por aqui não durou muito e ele voltou para a França, teve uma filha com a francesa e se divorciou.

No começo da carreira (ele é o que está segurando o cachorro) e atualmente
No começo da carreira (ele é o que está segurando o cachorro) e atualmente

Foi na época em que se separou da primeira mulher que ele conheceu a modelo Jeanette Christiansen, que já fazia bastante sucesso e o estimulou a abrir sua primeira agência de modelos. A agência não foi muito bem e faliu. Um tempinho depois, Jeanette convenceu John a apostar no negócio novamente e assim nasceu a Elite Models, com a proposta de só agenciar as modelos mais caras e importantes, só a elite da profissão. A agência cresceu pra caramba, John virou marido da Jeanette e tiveram um filho: Julian Casablancas (suspiro – ai ai).

John era MUITO mulherengo e se atrapalhava todo por qualquer rabo de saia. Assim sendo, claaaaro que o casamento dele com a Jeanette terminou por causa de uma modelo, né? O negócio foi que John se apaixonou pela modelo, ela deu um belíssimo pé na bunda dele e ele ficou sem ninguém. haha. Adoro essa parte da história. :)

Concursos de modelos da Elite: super sucesso
Concursos de modelos da Elite: super sucesso

A Elite cresceu um monte, teve escritórios em várias partes do mundo, fez festas concorridíssimas e começou com a mania dos concursos de modelos. Foi em um desses concursos aqui no Brasil que John conheceu sua atual mulher: Aline era uma das adolescentes que queria ser modelo, acabou desistindo da ideia e levou o coração do chefão do concurso.

Ganhando beijinho de Cindy Crawford e Naomi Campbell
Ganhando beijinho de Cindy Crawford e Naomi Campbell

Com a Elite já dominando boa parte dos castings de modelos e tendo revelado as grandes tops de várias décadas (Naomi, Cindy, Gisele, etc, etc), John resolveu sair da Elite. Antes disso, uma reportagem super escandalosa mostrou à todo mundo que o comandante de um dos escritórios da Elite drogava as modelos, pedia favores sexuais e às vezes agenciava as meninas. Super escândalo que levou o John a se desligar mais rapidamente da antiga agência.

Depois de alguns anos de aposentadoria, John resolveu abrir a Joy, aqui em SP. É ela a agência que fez o Beleza Mundial 2009, em conjunto com a Impala e a Mundial.

Aliás, semana passada rolou a final do concurso e eu fui (com direito a ter Big John do meu lado por um tempããão). Foi bem legal, mas a vencedora não foi a menina por quem eu estava torcendo. Mesmo assim, é óbvio que  a menina é linda, né? E na festa ainda conheci a Luli, uma hiper fofa!

E tava esquecendo de falar: o livro é CHEIO de fotos, boa parte do acervo pessoal. Adoro biografia que já vem com fotos, assim não perco tempo procurando por isso no Google. ;)

Ana Carolina

18 comentários em “Andei lendo: Vida Modelo | John Casablancas

  1. Eu já tinha visto esse livro, e já tinha ficado com vontade de ler, mas nem tinha idéia sobre o que era. Sou do tipo, olhei da capa, gostei, eu quero. Fiquei mais curiosa agora! Só que eu já tenho mil livros aqui em casa pra lerrrr :) preciso acabar eles primeiro!

  2. [Comment ID #97548 Will Be Quoted Here]

    putz, q falha! nem falei q é autobiografia, né? depois vou editar o texto. hehe.

    ele mesmo que escreveu, por isso fiquei achando ele bem metidinho quando comecei a ler o livro.

  3. Nunca tinha ouvido falar nessa autobiografia, na verdade como não sou muito por dentro do mundo da Moda nem sabia quem era esse homem.
    Mas depois de ler seu ost fiquei interessada, um dia, quando terminar meus milhares de livros a serem lidos, vou ler esse. =)

    Beijos

  4. To louca pra ler esse livro!!! Mas só depois q acabar a pós… =/
    E quero mais eventinhos assim para te rever e conehcer mais blogueiras fofas!!! hehehe
    Bjkss!!!!!!!!!

  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro…eu terminei finalmente (facul facul rs) o Formaturas Infernais, tem contos excelentes, outros que vão no senso comum, mas bons mesmo assim ^^
    Agora estou lendo: Doutor! Eu ouço vozes- Mediunidade ou Loucura? Pra minha area excelente rs, visto que acredito em espiritos ^^ Depois vou engatar em algum vampirico, possivelmente Morto até o anoitecer…….

    Bom sábado Aninhaaaaaa
    Miquilissssss
    Bru

  6. Aninha, eu sei que vc ama biografias, eu também ADORO! Gosto muito quando você posta as que você leu.
    Eu li uma muito linda, vou ver se posto essa semana. Um livro que ganhei do meu pai há séculos, mas muito lindo.
    Bjo

  7. Também ganhei este livro e estou lendo! E assim como vc, minha parte preferida, até agora, é essa em que ele fala sobre a vida no colégio interno. Caramba, que homem sortudo, não? A vida dele parece ser toda de conquistas. Além do mais, vc concorda comigo que ele ainda é gatão? rs

    Adoro seu blog!! Se quiser visitar o meu, ficarei feliz. Sou manicure e agora tenho parceria com a Impala e a Mundial e falo sobre todas as novidades!!

    Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo