Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Hino nacional brasileiro

180px-coat_of_arms_of_brazilsvgHoje o hino nacional brasileiro completa 100 anos (embora só tenha sido oficializado em 1971). Não sei se você também ficou achando pouco tempo, mas eu achei… tinha a ilusão de que o hino nasceu praticamente junto com o descobrimento do país. haha.

Gosto muito da letra do hino, acho a melodia linda e confesso que é emocionante ver a multidão cantando junta em dia de jogo da seleção brasileira. Por isso mesmo que fiquei de cara quando vi agora há pouco uma reportagem no jornal falando que querem atualizar o hino. Como assim? Desculpa, mas eu sou da teoria de que cultura é cultura e não tem que se adaptar aos tempos não. Por acaso alguém aí fica querendo atualizar a linguagem dos livros do Machado de Assis?

Claro que sempre tem aqueles mais preguiçosos que dizem que a linguagem é difícil e blá blá blá… mas olha, lembro muito bem que na escola ensinavam o que queria dizer cada parte do hino, o significado das palavras.. só não aprende e entende quem não quer.

O triste é que a maioria dos brasileiros que não sabe a letra, não entende e não tá nem ligando. Acho triste ver que tem gente que canta de trás pra frente o hino do Corinthians mas não tem a mínima curiosidade em conhecer direito o hino do seu país. Vergonhoso.Mas admito que é engraçado ver o que o povo inventa pras partes que não sabe, olha só:

[youtube:http://br.youtube.com/watch?v=xiLB1kQeGik&autoplay=1 500 405]

Pra saber mais sobre o hino, clica aqui.

Ana Carolina

13 comentários em “Hino nacional brasileiro

  1. Tive uma professora da Unicamp q me deu aulas de história do Brasil na faculdade, e tipo, ela contou o por quê de hj cantarmos esse hino e não o Marselhesa (sim, com osempre, a gente quis imitar alguém, n ocaso, os franceses), e tipo, a história do hino é linda!!! Pelo menos a melodia só persistiu graças a povo, q se negava a cantar um outro q estava em testes….e continuavam pelas ruas entoando o famoso “panananam pananam” e assim por diante…..sem dúvida, a nossa cultura começa aí!
    Bjão.

  2. Hoje em dia é dificil ver alguem cantando o hino certo, ou se empolgando pra cantar mesmo…
    eu Adoro cantar o Hino e ainda coloco a mão no peito quando canto..hahahahaha

    e a Segunda parte do Hino entao? tem gente que nem conhece..rs

    Beijos

  3. Quuando li “faz 100 anos”, tomei um susto. Como assim, só 100 anos, achei que o hino era da época da Proclamação da República, hahahahahaha.

    Esse lance do povo não saber cantar o hino dá uma boa discussão. E o lance de reformar o hino, mais ainda. Absurdo!

    Beijocas

  4. Renasci cum nosso prepo a nossa morti!

    HAHAHAHHAHAHHAHAHHAHHA
    caraca, chorei de dar risada aqui, que pérola!

    Eu sei o hino de cor, rs, na escola agente cantava toda sexta feira de manhã, não tem como não decorar :)

    Beijos :*

  5. Concordo plenamente!!! Que atualizar o Hino Nacional, o quê?!!! Isso pra mim é ideia de quem não tem o que fazer… Fora que, se mexerem na letra vai perder toda a graça dos erros e “virunduns” !!! Eu mesma, não sei de cor e canto tudo truncado, esse é o charme!!!
    OBS: o termo “virundum” serve para representar estes erros que a gente comete em letras de músicas e etc. e ele nasceu justamente do nosso Hino: “ouvirundumpirangaamargepláaazida….”
    Ah! Brigadaaaa pelo selo, postei hoje!!!
    Beijos!!!!

  6. EHUEHEUHEUHEH toda vez que eu vejo esse vídeo eu morro de rir.
    Tá certo, não é algo pra se rir, mas enfim.

    também fiquei O: quando eu vi que só eram 100 anos, pra mim era muuuito mais! HAHAH eu particulamente também acho o hino lindão, mais bonito do que o de muitos países ae de ‘primeiro mundo’ hihi~
    E sim, eu também dou o hino na escola, mas é que eu tenho Música lá, a gente aprende o hino do colégio e o nacional. Ae quando chega na prova sempre tem uma questão tipo “complete as lacunas” bláblá.
    bjão!

  7. Concordo contigo sobre as pessoas saberem cantar o hino do time de futebol e não saberem o NOSSO HINO.
    Tudo bem que é uma letra rebuscada, mas não é desculpa!

    Mas brasileiro é assim mesmo: omisso.
    Percebeu que esses mesmos torcedores fazem manifestações fervorosas contra a política de um determinado clube, mas não fazem o mesmo com a política do país?? Se todos nós fossemos mais ativo com essa questão nossos representantes não fariam o que fazem!

    Xiii… me empolguei! rsrs
    Esse assunto me inflama um pouquinho!

    Adorei o post… no fim de semana vou fazer um parecido (apesar do atraso no aniversário!!)

    ;)

    Bjos

  8. UAHUAUHAUAHUAHUAHU
    esse video é uma vergonha mesmo, mas muito engraçado! kkkkkkkk

    100 anos é pouco mesmo, tinha a mesma impressão que tu, que tinha nascido junto com o descobrimento aiusuias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo