Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

A “arte” do palhaço

Pra quem me acompanha no twitter não é novidade que estou lendo um livro sobre serial killers que me deixou um pouco impressionada.

O livro fala sobre o perfil de serial killers em geral e depois apresenta alguns casos famosos, com detalhes. Foi nessa parte dos detalhes que, depois de ler alguns casos bem pesados, resolvi parar por alguns dias a leitura. O problema é que minha imaginação voa longe e, assim, consigo praticamente “ver” o que o livro descreve… logo, já estava tendo pesadelos com as cenas dos crimes descritos e, por isso, estou dando um tempo na leitura.

Mas o post não é sobre isso. É sobre John Wayne Gacy, um simpático e gordinho senhor que se vestia de palhaço para animar criancinhas. O gordinho simpático também matava jovens moços e os enterrava debaixo de sua casa, mas nisso não entrarei em detalhes.

Depois que Gacy foi pego, passou 14 anos preso (só foi condenado em 1988, mas estava preso desde 1980) e, como não tinha o que fazer dentro da prisão, começou a pintar quadros.

Os quadros, em sua maioria, mostravam palhaços felizes e sorridentes. Houve também algumas pinturas sobre pessoas famosas ou que estavam aparecendo muito na mídia (chegou a pintar o retrato de Ed Gein e de outros serial killers) e alguns ícones da cultura pop (personagens Disney entram nessa categoria).

John Gacy ganhou MUITO dinheiro com seus quadros, já que as pessoas queriam ter uma pintura feita pelo serial killer e isso inflacionou bastante os preços. Alguns de seus quadros chegaram a ser vendidos na época por mais de $10.000.

Em sua condenação o assassino recebeu a pena máxima dada pelo estado: a morte. Foi executado em 1994 e sua última frase foi “kiss my ass”.

Alguns quadros do “artista”:

Como dá pra perceber, os traços são extremamente infantis e, sinceramente, não é arte coisa nenhuma. Incrível como o povo gosta de dar crédito às pessoas erradas.

Até hoje os quadros de Gacy são comercializados por preços bem salgadinhos, como você pode conferir aqui.

Para ver mais pinturas que ele fez entre aqui.

Fiquei alguns dias em dúvida sobre fazer ou não este post. Como disse acima, as pessoas muitas vezes dão crédito ao que não merece atenção e, publicando o post acabo me inserindo nessa categoria. Mas não deu para deixar esse post guardado… fiquei muito de cara com a história de ter gente que realmente pendura um quadro feto por alguém como ele na parede de casa e tive que compartilhar o quanto fiquei besta com essa história.

Atualização: A Júlia me indicou essa música do Sufjan Stevens, que é um resuminho da vida do Gacy, como se fosse contada pelo filho dele, o John Wayne Gacy Jr. Vale a pena conferir:

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=otx49Ko3fxw]

Ana Carolina

4 comentários em “A “arte” do palhaço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo