Já li alguns ganhadores de Prêmio Pulitzer e, ó: nunca fui muito fã. Geralmente os livros são um pouco pretensiosos ou cabeça demais pra mim, acabo achando chato e a leitura não flui. Mesmo assim, precisava de um livro que tivesse ganho o Pulitzer para riscar esse item do desafio literário. Na minha fila de leitura não tinha nenhum, então não fazia a menor ideia do que escolher. Aí veio Dona Lec Salvadora e me emprestou o Kindle dela, justamente para eu ler esse livro. Como ela já tinha lido esse e disse que era legal, achei que valia a tentativa.
O livro é todo narrado ou mostrado pelo ponto de vista de diferentes personagens, em diferentes épocas (rola de um mesmo personagem narrar mais de um capítulo, em épocas diferentes, meio vai e vem no tempo). Acho que foi esse o motivo do livro ter ganho o Prêmio, é uma forma bem diferente de narrativa e que faz a gente ir e voltar no tempo, conhecer cada ângulo de um acontecimento e perceber o quanto a vida de cada personagem está conectada, mesmo que eles nunca tenham se conhecido. Uma coisa muito doida.
Bennie Salazar é um executivo da música e é quem, em algum momento, conecta todos os outros personagens. Sasha, é sua assistente. Jules é cunhado de Bennie e passou um tempo preso por ter agredido uma estrela do cinema, mas agora tenta retomar sua carreira no jornalismo. Stephanie é irmã de Jules e ex-mulher de Bennie. Rhea, Jocelyn e Scotty são amigos de colégio de Bennie. Alguns outros personagens menores também aparecem (amigos de uns, filhos de outros, etc), mas não são tão importantes assim, é mais para explicar algum fato realmente importante ou o que aconteceu àquela personagem maior.
No final do livro, vemos o que acontece com alguns personagens em um futuro onde a sociedade mudou, depois de anos e anos de Guerra.
Achei muito interessante e foi rapidinho de ler. Com todo esse vai e vem no tempo, a mudança de personagens e histórias não me deixava largar o livro rápido. Sempre parava para ler um capítulo e quando via já tinha lido três ou quatro. X)
Preço: R$ 19,90 no Submarino.
Este livro me ajudou a cumprir os itens 12 e 18 do 2015 Reading Challenge.
O legal desses desafios é que eles nos fazem encontrar livros que sozinhos jamais encontraríamos. Eu comecei esse desafio mas acabei largando de mão.
Olha, te dizer que tem alguns itens que estão super difíceis de riscar. Mas quero riscar tudo, nem que passe um pouquinho do tempo. Haha.
A sua resenha me fez lembrar do seriado Touch, conhece? Mostra como os acontecimentos podem estar todos interligados e tals. Eu gostava de ver, não lembro mais porque larguei.
Acho que nunca li nenhum ganhador de Prêmio Pulitzer.
Beijo, Carô!
Não conheço não, vou procurar! Parece ser bem interessante.
Foi o último presente que dei pro meu ex marido. Era um livro que eu queria ler muito, mas não rolava. Lendo esse post vi que já vai rolar ler :)
Gostei, Déa. Espero que role ler sim!
Adoro seu blog!