Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: O dia em que b apareceu | Milu Leite

dia-b-apareceu01

Eu nunca tinha participado de um Book Tour e, sinceramente, nem sabia que isso existia. Aí recebi o convite da Juh Claro para participar de um e quando soube que era simplesmente ler um livro escolhido por ela, em um tempo determinado e envia-lo para a próxima pessoa da lista, animei. Achei uma dinâmica legal e como o livro era infanto-juvenil, topei na hora. Esse ano estou bem focada em terminar o desafio literário, mas achei que não faria mal ler um livro só fora dele, já que esse título não se encaixou em nenhum tópico que eu tenho que cumprir.

Bernardo é um menino super inteligente e precoce. Escreveu um livro ganhador de concurso, teve todos os holofotes voltados para ele e, com isso, chamou a atenção de uma universidade que o convidou a ser seu aluno. O trato com a faculdade é bem simples: que ele estude lá mas entregue um outro livro escrito em pouco tempo. Só esse fato já poderia ser considerado um pouco de pressão demais, não fosse dois detalhes: Bernardo é muito mais novo do que seus colegas de classe (no livro não falam exatamente a idade dele, mas chuto algo entre 13 e 15 anos) e não tem muito traquejo social, o que o faz sofrer bastante por não saber lidar direito com outras pessoas.

Como todo gênio, Bernardo é excêntrico. Escolheu seu chamado apenas de “b” (com letra minúscula e fonte Verdana, por favor), acha que todos os outros são idiotas e/ou burros demais para ele e não consegue estabelecer nenhum relacionamento de verdade além do que tem com sua avó e seu cachorro. Sinceramente? Ele me lembrou um Sheldon Cooper novinho, extremamente confiante de sua inteligência e ao mesmo tempo extremamente inseguro de si. Não consegui pegar muito carinho pelo personagem, na maior parte do tempo eu só o achei um adolescente metido.

Os personagens dos livros de b são inspirados em um grupo de 4 amigos que sempre se encontram em frente ao seu prédio, que ele nem conhece e adora observar. Aliás, a paixonite dele é a menina do grupo, de quem ele nem sabe o nome. Nos livros, Dora, Farelo, Hipotenusa e Felipe são amigos desde sempre e vivem grudados. Curiosos, eles desvendam mistérios, descobrem histórias e enchem o saco um do outro o tempo todo. Adorei o grupo, achei divertido.

dia-b-apareceu02

O livro é um misto entre a história de b e de seus personagens, podemos ir lendo a história do grupo de amigos enquanto b a escreve. Achei essa dinâmica bem legal, imagino que seja uma novidade para uma criança que esteja lendo o livro. A diagramação e as ilustrações estão ótimas, dão todo um charme. <3

No geral, achei a leitura interessante. Claro que não sou o público do livro, mas mesmo assim me diverti. Como o livro é bem curtinho, fiquei com a sensação de que o final da história poderia ser melhor explicado e explorado, mas de novo: isso porque sou adulta, provavelmente para uma criança prolongar o final não fosse necessário mesmo.

Preço: R$ 34,20 na Cia. dos Livros.

booktourjuhclaro

Ana Carolina

9 comentários em “Andei lendo: O dia em que b apareceu | Milu Leite

  1. Primeiramente, muito obrigada por ter aceitado participar do Book Tour! <3
    Segundo, que bom que gostou da leitura! Eu ainda estou lendo kkkk mas já li o outro livro – que na verdade é esse livro que o b escreveu e ficou conhecido, então é engraçado conhecer o autor de um livro dentro de outro livro (entendeu? haha).
    Mesmo sendo infantil, é bom pra relaxar, né? :)

    Beijão e até o próximo!

    1. Vi a resenha desse primeiro livro lá no seu blog, fiquei bem curiosa pra ler! Ainda mais pra saber como o cachorro ficou banguela. Hahaha. X)

      Super obrigada pelo convite, Juh! Amei participar. :)

  2. Que ideia incrível essa do book tour. Eu já participei de um projetinho parecido, que era de um caderninho de desenhos, colagens e amor viajante. Adoro essas coisas haha

    Quando você foi descrevendo b já linkei logo com Sheldon também. Realmente é um personagem difícil de gostar quando não tem outros personagens por perto, rs.

    Adorei o nome das pessoas do grupo de amigos: Farelo e Hipotenusa. Me lembrou um pouco Paty Maionese do Doug, haha.

    bêjo.

    1. Ahhhh, os moleskines viajantes? Se for, participei também! Haha.
      Pena que a brincadeira acabou no meio, nem sei onde foram parar os moleskines. :(

      Tb adorei o nome dos meninos, achei diferente.

  3. puxa, a ideia de book tour é muito muito bacana.
    olha, ana carô, gostei do seu comentário. agora vou ler o que a Juh claro escreveu sobre o outro livro no blog dela.
    ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo