Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: Extraordinário | R. J. Palacio

extraordinario

Já li muita resenha sobre Extraordinário, já ouvi um monte de gente falando que amou o livro (e só uma dizendo que não viu nada demais nele) e assim fiquei com muita vontade de ler também. Comprei em novembro do ano passado e deixei na estante para um dia em que estivesse inspirada a ler algo infanto-juvenil com um quê de lição de moral. E esse dia chegou só agora, 8 meses depois de eu ter comprado o livro. Ooops! Hahaha.

August é um menino de 10 anos que já passou por muito nessa vida: nasceu com uma condição genética que fez com que seu rosto ficasse deformado, passou por várias cirurgias para corrigir parte do problema e, por isso, é superprotegido pela família (a mãe, o pai e a irmã mais velha). Ele estuda em casa, ensinado pela mãe e, ao chegar ao quinto ano do ensino fundamental, seus pais resolvem que está na hora dele frequentar uma escola de verdade.

O menino nunca teve que enfrentar os olhares e maus tratos de pessoas desconhecidas sem o apoio dos pais e essa é sua maior dificuldade na escola. Crianças podem ser muito cruéis e Auggie aprende isso da maneira mais difícil. Pelo menos no meio de tanta hostilidade ele encontra dois bons amigos, Summer e Jack.

Olivia é uma adolescente de 14 que sempre entendeu que os pais precisavam dar mais suporte e atenção ao irmão. Isso não quer dizer que ela não guarda uma certa mágoa quanto à isso, ainda mais porque ela também está mudando de escola e enfrentando os primeiros aborrecimentos da vida de adolescente. Mesmo assim Via é muito compreensiva e ótima irmã e filha.

O livro é todo contado em primeira pessoa, mas cada capítulo é narrado por um personagem diferente. Isso dá um dinamismo ao livro, gostei muito. É bem legal ver o mesmo ocorrido pela versão de mais de uma pessoa, a gente vai compreendendo melhor as nuances da história.

O livro é bem rapidinho de ler e, quando acaba, deixa um gostinho de quero mais. Não vou falar muito da história, mas achei bem emocionante em alguns pedaços e engraçadinha em outros. É um livro que eu indicaria para quem curte livros young adults, numa boa.

Preço: R$18,81 no Submarino.

Este livro me ajudou a cumprir os itens 11 e 38 do 2015 Reading Challenge.

Ana Carolina

9 comentários em “Andei lendo: Extraordinário | R. J. Palacio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo