Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: O guardião de memórias | Kim Edwards

guardiao-de-memorias

David era um garoto muito pobre que perdeu a irmã ainda no começo da adolescência, conseguiu estudar e agora é um médico respeitado. Norah é uma mulher jovem e sem grandes feitos na vida. Os dois se conhecem, se casam e estão esperando gêmeos.

Norah entra em trabalho de parto durante uma nevasca e, ao chegar ao hospital, descobre que o médico que faria seu parto não conseguirá chegar ao hospital. Claro que quem faz o parto é David, mas ele conta com a ajuda da enfermeira Caroline. O primeiro a nascer é Paul, um lindo menininho. Logo depois quem nasce é Phoebe, que também era linda mas tinha Síndrome de Down. É 1964, David tem medo da reação da sociedade e da esposa e resolve mandar Caroline levar Phoebe para uma instiuição para crianças com Down, dizendo à Norah que a menina faleceu ao nascer.

Caroline acha a instituição horrível e resolve ficar com Phoebe. Se muda da cidade e cria a menina com a ajuda de amigos e de uma caminhoneiro com quem se casa.

Por causa do “falecimento” de Phoebe, o casamento de Norah e David vai acabando aos poucos. O relacionamento de Paul com o pai também é super conturbado, cheio de rancor e ódio. No meio de tudo isso David vira um fotógrafo famoso e Norah uma empresária de sucesso no ramo de viagens. Fica bem claro que os dois tomaram esse rumo para tentar trabalhar melhor o luto com a ausência da filha e para preencher o vazio que cresceu entre os dois. A vida familiar deles está longe do que poderia ser e David nunca conta aos dois a verdade sobre a filha.

O final me surpreendeu bastante, eu realmente não previa o que aconteceu. Achei isso bem legal, foi uma quebra inusitada na história, mas que também resolveu tudo muito rápido, sabe? Me pareceu que 250 páginas foram pura enrolação e no final a autora correu para terminar tudo logo.

Esse foi o livro mais demorado para ler do ano, até agora. A história é interessante, mas a narrativa da autora não engata, sabe? Ela detalha algumas coisas (o cair da neve, o vento que bate nas árvores, etc) e isso quebra muito o ritmo do livro.Ganhei de uma amiga que adorou a história (que é mesmo bem boa!), mas enrolei um pouco para começar porque tinha lido algumas críticas ruins no Skoob. A maioria falava sobre o ritmo da narrativa e nisso tenho que concordar. Eu não me dou muito bem com autores que detalham tudo demais (como o Tolkien), então sofri um pouco para ler mais de 20 páginas por vez. :/

O livro virou um filme feito para a TV americana há alguns anos e fiquei com vontade de assistir, até comecei outro dia mas parei. Olha o trailer:

Preço: R$11,61 no Submarino.

Este livro me ajudou a cumprir os itens 15 e 31 do 2015 Reading Challenge.

Ana Carolina

4 comentários em “Andei lendo: O guardião de memórias | Kim Edwards

  1. Tenho certeza de já ter visto a capa desse livro, mas não lembro de ter lido sobre o que era…
    Eu gosto de detalhes, mas não detalhes em excesso. Acho que não me daria bem lendo, não (apesar de a história parecer bem interessante).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo