Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: O Canto da Sereia | Nelson Motta

cantodasereia

Tenho esse livro há alguns anos, antes mesmo dele virar série na Globo. Peguei numa troca, ele tomou chuva durante o transporte nos Correios e fiquei com preguiça de ler um livro meio estufado. Hahaha. Bobeira, mas é verdade.

Na época da série da Globo deu vontade de ler, mas eu já estava com outro livro e deixei pra depois. Também não assisti a série justamente para não ter a surpresa estragada e saber antes da hora quem era o assassino da Sereia, só vi o primeiro capítulo. Agora que a Globo resolveu editar algumas séries e deixá-las em formato de 2h, lembrei do livro e ele foi o escolhido para ser a segunda leitura do ano. De novo não assisti a série na TV, deixei para procurar no Youtube depois que terminasse o livro. E fiz bem.

Sereia é uma cantora baiana de 23 anos que, em uma carreira de 2 anos, alcançou o estrelato. Suas músicas estouram nas rádios, milhares de fãs seguem seu trio elétrico no Carnaval, toda sua equipe lucra milhões. Toda sua carreira meteórica foi arquitetada por Tuta (o marketeiro), Paulinho (o produtor) e Mara (sua produtora pessoal e quem cuida das finanças). Sereia apenas tinha que se apresentar e cantar, sem se preocupar com negociação alguma.

Tudo ia super bem, a cantora era uma das mais esperadas para o Carnaval de Salvador, o povo cantava, dançava e se divertia seguindo seu trio elétrico… até que Sereia é atingida por um tiro, morrendo em frente às câmeras de TV e causando uma grande comoção.

Augustão, um jornalista/investigador/pau pra toda obra, estava trabalhando na segurança do trio elétrico de Sereia no dia do disparo toma como questão pessoal encontrar o assassino da cantora. Contratado por Mara para fazer uma investigação mais aprofundada, ele descobre muitas intrigas e caminhos que nunca imaginou que existissem. Traições, sexo, ambições e doenças fizeram com que o destino de Sereia mudasse para sempre. Muita gente está envolvida na história dos últimos dias de vida dela, de sua mãe de santo ao compositor de seus maiores sucessos.

O livro é gostoso de ler, mas eu já esperava por isso porque gosto da narrativa de Nelson Motta. A história é um pouco previsível (pouco depois do meio do livro eu já imaginava que teria o fim que teve), mas nem por isso perde a graça. Gosto muito de livros policiais, adoro ficar quebrando a cabeça para ver se adivinho quem é o criminoso.

Pelo pouco que vi da série da Globo, para a adaptação eles mudaram personagens (tiraram alguns e criaram outros) e escolheram atores com outras características físicas (a Sereia do livro é loira, na série da Globo ela é interpretada pela morena Isis Valverde). Mesmo assim estou curiosa para assistir a adaptação.

Preço: R$38,90 no Submarino

Este livro me ajudou a cumprir os itens 10 e 49 do 2015 Reading Challenge.

Ana Carolina

6 comentários em “Andei lendo: O Canto da Sereia | Nelson Motta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo