Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Berlim – Museus

É legal visitar museu, é divertido, a gente aprende um monte de coisas… mas chega uma hora em que entrar em um espaço para ver coisas, ouvir audio guides e ler plaquinhas explicativas cansa. E aí o que a gente faz? Escolhe a dedo os museus que quer ver. Hahaha. Chegamos a Berlim depois de um mês passeando e já tínhamos entrado em tantos museus, castelos e tudo mais que já estávamos bem cansados. Por isso em Berlim só fomos a três museus. Eu queria muito ter ido ao The Story of Berlin, mas chegamos quando ele já estava fechando e todo aquele rolo com a troca de apartamentos acabou com o tempo que tínhamos para voltar até lá. :(

Neues Museum

neuesmuseum01

O Neues foi nosso escolhido na Ilha dos Museus. Escolhemos ele porque é o que tem o maior acervo egípcio da cidade. É triste pensar que no Egito mesmo não tem quase mais nada, basicamente só as Pirâmides. A Europa inteira pegou todos os maiores tesouros dos caras.

É lá que está o busto de Nefertiti, que nunca foi restaurado. O busto é exposto em uma sala própria, com dois guardas na entrada e é proibido tirar fotos lá dentro. Dizem que Hitler era apaixonado pela peça e a guardava em sua casa durante a II Guerra, foi lá que a encontraram após a morte dele.

Para quem gosta de Egito antigo e da pré-história, o museu é um parque de diversões. Tem uma coleção enorme de papiros, muitas estátuas… é muito legal.

neuesmuseum02 neuesmuseum03 neuesmuseum04

Mais informações: Site oficial

DDR Museum

Foto: galerie-ausstellung.de
Foto: galerie-ausstellung.de

O DDR Museum é um museu totalmente interativo muito legal, sobre o estilo de vida comunista na época em que a cidade era dividida pelo Muro. Você pode abrir armários, entrar em uma casa tradicional da época, ver roupas, objetivos, alimentos e até sentar em um Trabant, o carro mais comum na Alemanha Oriental. Também tem um restaurante onde você pode comer e beber o que o povo podia consumir naquela época.
É bem divertido, mas fomos em um dia que estava chovendo e parecia que a cidade toda teve a mesma ideia. Mal conseguimos andar direito lá dentro, nem tirar fotos sem ter uma galera tapando tudo o que queríamos mostrar na foto. Isso foi bem chato, mas o museu é super legal e quero voltar algum dia quando ele estiver mais vazio.

Mais informações: Site oficial, post no Simplesmente Berlim e post no Pequenos Monstros

Museum für Naturkunde

museuhistorianatualberlim01

Já falei muito por aqui que tenho fobia a estátuas e animais empalhados, né? Mesmo assim, queria de qualquer jeito visitar algum museu de história natural. Gosto de sofrer, foi uma visita me segurando a todo momento para não sair correndo ao dar de frente com algum animal empalhado. Hahaha.

O Museu de História Natural de Berlim é grande, tem mais de 30 milhões de objetos (!!!). Claro que nem tudo é exposto, muita coisa fica guardada em salas que somente os funcionários tem acesso.

Passamos por esqueletos, animais empalhados, miniaturas de planetas… cada sala tem um tema e conta um pouco mais sobre a evolução das espécies e planetas ou curiosidades sobre cada um deles. Tem dinossauros, insetos, animais marítimos, mamíferos e todo o tipo de animal. Tinha muita criança acompanhada pelos pais, vendo de perto o que eles aprenderam na escola.

museuhistorianatualberlim04

 

museuhistorianatualberlim06 museuhistorianatualberlim07

Em uma sala escura cheia de prateleiras até o teto podemos ver milhares de potes com vermes e animais conservados em álcool. Essa sala é demais, é linda! A pouca luz passa pelos vidros, dá um efeito lindo! Fora que é bem legal ficar olhando os potes e tentando adivinhar o que tem dentro quando a coisa é estranha. Hahaha.

Uma outra sala, com ampliações de mosquitos e insetos é bem legal também. As ampliações são absurdamente bem feitas, é um trabalho fantástico.

museuhistorianatualberlim02 museuhistorianatualberlim03

É lá que o urso Knut está empalhado, mas quando fomos a exposição da qual ele fará parte ainda não estava pronta. Também é lá que está o maior esqueleto de réptil do mundo, com 22m de comprimento.

Eu adorei o passeio e vendo as fotos fiquei querendo voltar. Quando fomos estavam preparando uma exposição com animais da selva empalhados. Podemos ver parte da montagem, com zebra, rinoceronte, búfalo… me deu aflição, mas achei interessante porque mesmo empalhados os animais deixavam a sala com cheiro de zoológico, sabe? E o cheiro vinha deles, não de alguma essência que tivessem colocado na sala.

Mais informações: Site oficial

Ana Carolina

4 comentários em “Berlim – Museus

  1. Eu sou a maluca viciada em museus de história natural, esse daí tá que tá lindão hein??? E esse esqueleto?? *___*

    Sobre o do Egito, o namorado da minha mãe disse q lá tem coisa pra caramba também, eu já achei que só tinha as pirâmides hahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo