Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Berlim – onde me hospedei

Novamente usei o guia de bairros do airbnb para escolher onde ficaríamos. Depois de xeretar um pouco, eu já estava convencida a ficar em Prenzlauer Berg, o bairro que todo mundo descreve como “a Vila Madalena de Berlim”. Haha. Conversei com a irmã de uma amiga e ela me confirmou que o bairro era uma delícia, super jovem e calmo ao mesmo tempo.

O bairro é realmente uma delícia. As ruas são calmas, planas, tem um monte de restaurante, mercado e tudo mais por perto. Achei incrível como em toda rua do bairro tem, pelo menos, um cabeleireiro. Sério, tinha rua que tinha uns 3 ou 4. Fiquei achando que é o bairro onde o povo vai pra arrumar o cabelo.

prenzlauberg-bairro

O bairro não fica longe do centro e a gente ia quase sempre à pé, aproveitando para se perder um pouco e ir conhecendo mais o dia-a-dia do povo da cidade. Voltávamos de metrô porque chegamos em Berlim depois de um mês de andanças e já não tínhamos todo o pique do começo da viagem. Hahaha. Acontece, né? O metrô da cidade é ótimo e depois que você se acostuma um pouco com o alemão não é tão difícil se orientar.

Escolhi um apartamento no airbnb, alugado por uma senhora dona de empresa de aluguéis para turistas, que achei que seria mais seguro. O apartamento era no lugar perfeito, as fotos eram lindas e tudo estava confirmado. Aí, algumas semanas antes da viagem, ela me enviou uma mensagem dizendo que o dono do apartamento havia tido um imprevisto e precisaria do apartamento dois dias antes do que ela tinha fechado comigo. Ofereceu um outro apartamento da empresa, mas ele ficava afastado do bairro. Então ela me disse que tinha o apartamento de um amigo que era por perto e que eu poderia ficar minhas duas últimas noites na cidade por lá. Olhei as fotos do outro apartamento e topei. Sendo assim, me hospedei em dois apartamentos durante os dias que passei na cidade.

Primeiro apartamento

berlim-apto1a

Pegamos o trem para ir do aeroporto ao apartamento, andamos um pouco da estação até lá e chegamos no horário combinado. Estava tudo muito tranquilo pra ser verdade, aí começamos a procurar a funcionária da empresa que deveria nos encontrar lá e nada. Não tinham me passado o nome do dono do apartamento, então eu não conseguia tocar campainha nenhuma para ver se a funcionária estava no apartamento. A gente tava cansado, tinha acordado super cedo, as mochilas estavam pesadas… resolvemos ir perguntar na doceria ao lado do prédio se sabiam de algum apartamento que era alugado para turistas e tal. Por sorte, a dona da doceria era um amor e ligou para o número que eu tinha, para saber o que tinha acontecido. Pediram para esperar vinte minutos e a funcionária chegou. No final das contas, ela que tinha confundido o horário e ainda estava em casa quando deveria estar nos esperando. Era uma senhora um pouco doidinha e trocava do inglês para o alemão no meio da frase e ficava esperando resposta nossa. Hahaha. Ela era gente fina, até nos deu dicas do que fazer na cidade. Combinamos com ela o dia e horário para trocarmos de apartamento e pronto.

Entramos no apartamento e adoramos! Super amplo, o piso de madeira aconchegante, a cama macia, porta balcão no quarto e na sala que davam para o pátio interno do prédio.. uma delícia!

A cozinha era bem equipada, com forno, fogão, geladeira, lava-louças, torradeira, cafeteira… foi a cozinha mais completa que encontramos em todos os apartamentos que alugamos. Na sala, a tv era smart e nos salvou dos programas exclusivamente em alemão enquanto esperávamos o sono vir no final da noite. Os sofás eram gostosos e tinha uma mesa para as refeições. O chuveiro era gostoso e tinha máquina de lavar roupas.

Descobrimos depois que o apartamento era mantido por um médico que passa algumas temporadas em Berlim. Como ele mesmo fica por lá, montou a casa com tudo o que precisa e a mantém super bem organizada. A roupa de cama e as toalhas de banho estavam cheirosas e limpinhas, assim como todos os móveis e o piso.

Gostei muito desse apartamento e me hospedaria por lá novamente. A localização é ótima, perto de uma estação de trem e a uns 15 minutos da estação de metrô. Havia um mercado bem grande no caminho entre o apartamento e o metrô, restaurantes e bares na própria rua… tudo o que a gente precisava por perto.

Esta é a página do apartamento no airbnb.

berlim-apto1b

Henrique fazendo figuração. :p
Henrique fazendo figuração. :p

Segundo apartamento

berlim-apto2a

Combinamos de nos mudar de apartamento às 8h da manhã, assim não perderíamos muito tempo. O novo apartamento era no mesmo bairro, até que perto do que estávamos. Confirmei o horário na noite anterior, acordamos cedinho para arrumar tudo e, de novo, nada a funcionária aparecer para nos levar ao novo apartamento. Ela chegou já era quase 10h, pedindo para que saíssemos porque o dono chegaria às 11h, sem saber para onde iríamos. JURO! Aí ela ligou pra chefe, que mandou um táxi para nos levar. O taxista não falava uma palavra de inglês e não sabia para onde deveria nos levar. Depois da funcionária dizer para ele onde ficava o escritório da empresa, ele nos levou lá, tirou as malas do carro e nos deixou esperando na porta de um prédio comercial. Outra funcionária veio e nos levou ao novo apartamento, duas quadras pra cima dali.

Chegamos no apartamento e o pessoal que estava hospedado no apartamento (e deveria ter saído às 10h) ainda estava por lá, tudo a maior bagunça e queriam que a gente deixasse nossas malas e fossemos passear. Desculpa, mas a gente não ia deixar as mochilas com tudo o que tínhamos com gente desconhecida (e que estava sendo meio que mandada embora do apartamento por causa da gente). Esperamos eles sairem, terminarem de limpar o apartamento… e aí já era 13h, tivemos que mudar todos os planos do dia. Fora o stress de tudo, foi o ponto baixo da nossa estadia em Berlim. Achei que a troca seria super tranquila, mas eles fizeram uma confusão tão grande que nem a dona soube me explicar o que aconteceu depois. Terrível.

Esse apartamento era menor e menos espaçoso, mas tinha tudo o que precisávamos: cama gostosa, chuveiro bom, máquina de lavar roupa (fomos só com uma mochila cada para Berlim e Amsterdam, tínhamos que lavar as roupas para ter o que vestir), fogão e um frigobar. A TV na sala era bem pequena, mas a gente só ligava para fazer um barulhinho ambiente mesmo, então não teve problema nenhum. Como ficamos só duas noites lá e foram justamente os dias em que mais andamos, chegamos cansados e dormimos logo.

A localização continuava sendo muito boa: esse apartamento fica mais perto ainda de uma estação de metrô (mas um pouco longe da estação de trem, fizemos baldiação para chegar ao trem que ia ao aeroporto). Tinha farmácia e mercado (de descontos! eba!) pertinho e ali o bairro parecia ainda mais jovem do que na rua anterior.

No geral, é um bom apartamento. Só que como o apartamento pelo qual pagamos era mais legal, a gente não ficou tão encantado por ele. Hahaha.

Esta é a página do apartamento no airbnb. Lembrando que o apartamento não é agenciado pela empresa que agenciou o primeio que aluguei, eles só emprestaram o apartamento para a empresa que contratei. O dono do apartamento e a funcionária dele foram super gentis com a gente.

berlim-apto2b berlim-apto2c

Ana Carolina

10 comentários em “Berlim – onde me hospedei

    1. Anne, acho que é o jeito mais gostoso de viajar, viu? Tão bom só ter uma mochila pra botar nas costas, não se preocupar em carregar mala… o lado ruim é que você não pode comprar naaaada. Hahaha. Queria ter trazido pacotinho de stroopwafel de Amsterdam e não pude pq não tinha onde colocar e a companhia aérea não deixava entrar com nada além da mochila. :(

  1. Se eu entrei em mini desespero quando deu problema nos meus hotéis em Orlando E Miami (tipo, pq não podia dar problema em um só. Deus nos dois), não consigo pensar como vcs se mantiveram calmos em um país com uma língua tão diferente. Eu surtaria, certeza >.<

    Mas os aptos são TÃO FOFOS MELDEUS. Ia querer ficar por lá <3

    1. Quem disse q a gente ficou calmo? Hahha. Quando a mulher não apareceu pra receber a gente no primeiro dia eu já tava quase chorando. E o Henrique quase teve um treco na troca de apartamentos, se negou a falar com a mulher e eu que tinha que reclamar com ela. hahaha

  2. Testei airbnb 1x só e foi tudo tranquilo, mas dá um medinho de acontecer essas coisas, né? O que importa é que no fim deu tudo certo – e vocês ainda têm uma história inusitada de viagem pra compartilhar! xD

    1. No final deu tudo certo sim.. e eu voltaria pra esses apartamentos, viu? Acho que o pior mesmo foi o de Amsterdã e a safada que fez a gente fazer check-out 12h antes. Sorte que a gente tinha vc pra ajudar. <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo