Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: Retalhos | Craig Thompson

RETALHOS_1243128946PGanhei esse livro duas vezes: em um amigo-secreto daqueles em que a gente fica roubando o presente um do outro, há alguns anos, e no meu aniversário desse ano. Da primeira vez, não estava no pique para lê-lo e troquei por outros livros. Depois que troquei dois amigos me falaram super bem e me arrependi, fiquei curiosa. Até que essa ano ganhei e ele entrou pro topo da minha lista assim que terminasse a maratona HP. Rolou toda uma coisa “acho que TENHO que ler isso, o universo está a favor”. Hahah.

Não sabia, mas a história é meio que uma autobiografia do autor, contando como foi crescer em uma família super católica no interior dos EUA. Craig é um menino normal, de uma família pobre e muito muito católica. Ele cresce frequentando a igreja, lendo e estudando a bíblia e acreditando totalmente nela e em seus ensinamentos.

O livro vai e volta, mostrando momentos da infância e da adolescência dele. Dividir a cama com o irmão, sofrer bulliyng na escola, ir para o acampamento de férias da igreja… Um dos momentos mais pesados do livro é quando ele mostra que ele e o irmão sofreram abusos sexuais do cara que trabalhava como babá deles às vezes. Tenso. Tadinhos, morri de dó. :(

Aí um ano ele vai para o acampanha, conhece Raina, se apaixona e vive em conflito com tudo o que sempre seguiu e acreditou.

Ele passa a questionar um pouco mais as coisas e a ter dúvidas. Nessa parte eu me identifiquei MUITO, já que também questionei muito tudo o que aprendi na igreja quando a frequentava. Minha família não é muito religiosa, eu sempre fui para a igreja por vontade própria e aí, aos 15 anos, passei a questionar a bíblia e tudo o que me foi ensinado lá. E cheguei basicamente a essa conclusão:

Captura de Tela 2013-10-24 às 11.19.18

Não vou falar muito mais sobre isso porque: 1 – não é o foco do post e 2 – não discuto religião NUNCA porque acho que a fé de cada um é uma coisa muito pessoal e todo mundo pode ter a sua. Mas tinha que registrar a coincidência aqui. :p

Gostei MUITO do livro. Muito mais do que achei que gostaria, ainda mais se tratando de um assunto bem religioso, coisa que fujo porque não gosto nada. Interessante ver o amadurecimento dele, seus questionamentos, suas dúvidas. Recomendadíssimo.

Preço: R$42,90 no Submarino

Ana Carolina

5 comentários em “Andei lendo: Retalhos | Craig Thompson

  1. Ana, eu li já faz um tempo. Achei a ilustração muito bonitinha e a história cheia de passagens tensas e muito intensas.
    O que mais gostei mesmo foi do romance,achei tão bonitinho o inicio do envolvimento deles…
    Um abração.

  2. li esse livro num momento muito difícil da minha vida, muito mesmo, um dia te conto. um dos livros que mais me marcou na vida inteira: pela história, pela fase que eu estava vivendo, lindo lindo lindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo