Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: Abusado – O Dono do Morro Dona Marta | Caco Barcellos

 Sempre gostei do Caco Barcellos e tinha bastante curiosidade de ler algum dos livros dele. Ganhei de aniversário ano passado o Abusado e foi por ele que comecei.

Sempre fui bem curiosa para saber como funciona o gerenciamento de uma boca de fumo, a organização de cargos e hierarquia do crime, como a comunidade lida com isso e tudo mais. Para entendermos melhor tudo isso, nada melhor do que conhecer a história do começo da comunidade, como um ajuntamento de famílias virou o Dona Marta, uma das maiores favelas verticais do mundo. Caco conta como foi o início, como o morro foi tomando cara de favela e como os moradores construíram praticamente sem apoio do governo. Todo esse entendimento é bem necessário, só assim a gente consegue entender como um morador do morro pode ter a visão que muitas vezes tem dos crimiosos.

Conhendo a luta dos moradores pela melhoria (mínima!) do morro e o apoio que eles recebiam de criminosos antigos, fica fácil entender o fascínio que as crianças acabam tendo por aqueles que tem mais dinheiro que os vizinhos e ajudam o morro a melhorar. Foi assim que Juliano (o codinome que Caco deu para Marcinho VP, um dos traficantes mais famosos da década de 90 no Rio de Janeiro) aprendeu a respeitar e admirar ladrões, sequestradores e traficantes. Cresceu, resolveu trabalhar no tráfico e acabou virando chefão do morro. Namorou cantora famosa, publicitária bem de vida, meninas da comunidade e praticamente tudo o que aparecia vestindo uma saia na sua frente. Ganhou dinheiro, perdeu mais dinheiro ainda. Matou e viu morrer amigos. Teve amizade com integrante de banda famosa e cineasta rico. Foi preso, torturado e fugiu do país.

Não, ele não foi uma boa pessoa. Mesmo assim, lendo o livro a gente consegue entender melhor o universo em que ele cresceu e viveu e porque tudo o que fazia lhe parecia tão natural. E faz pensar. Pensar em como acabar com esse ciclo de pobreza e violência, como o estado e a gente poderia melhorar a condição de vida de quem mal tem o que comer e vai para o tráfico ganhar dinheiro para tirar uma de playboy, pra ter uma vida mais parecida com aquela que ele vê na novela. É uma questão bem difícil de ser resolvida.

Ana Carolina

6 comentários em “Andei lendo: Abusado – O Dono do Morro Dona Marta | Caco Barcellos

  1. Ola Ana, agora eu fiquei com muita vontade de ler esse livro. Do Caco so li rota 66.
    Se a gente morasse perto,iria te pedir emprestado,
    vou esperar aparecer uma promocao para adquirir,um beijao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo