Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: Marilyn Monroe – O mito | Bert Stern

Adoro Marilyn Monroe. Não só ela como ElvisJames Dean e o bom e velho Frank Sinatra também. E sim, reconheço que tanto Marilyn, quanto Elvis e o moço Dean não eram lá nenhuma maravilha toda como atores (só não me venha falar mal da música do Elvis!).

Quando vi esse livro em promoção, não resisti. Ele foi feito a partir de uma exposição que aconteceu aqui no Brasil, com as fotos das últimas sessões que a Marilyn fez, em 1962. Bert Stern não tinha um motivo concreto para fazer as sessões, mas entrou em contato com a Vogue e conseguiu que eles “encomendassem” as fotos. Assim, ele tinha toda a desculpa do mundo para se enfiar em um quarto de hotel com a diva e tentar convencê-la a fotografar nua, usando somente alguns lenços e acessórios.

O cara era bom de lábia e convenceu a mulher a tirar a roupa. Tudo bem que primeiro só a parte de cima, mas depois ela liberou geral. O legal das sessões é que pela primeira e única vez dá para ver a cicatriz de uma cirurgia no apêndice que Marilyn tinha feito havia pouco tempo.

As fotos são lindas, mas no geral o livro é um tanto triste. Pensar que ela tirou as fotos para uma matéria que sairia na revista no mês seguinte e, com a sua morte duas semanas depois das sessões, ilustraram a matéria em homenagem póstuma à ela.

É legal ver como o fotógrafo se lembra dos acontecimentos, como ele não tem pudor em dizer que desejou “abusar” um pouquinho da intimidade da sessão para tirar uma casquinha da loira e ela não quis. Ele relembra tantos detalhes que dá para imaginar tudo direitinho.

Separei algumas das minhas fotos favoritas para vocês verem:

A sequência de fotos dela com esse vestido preto é de tirar o fôlego. Tão linda e delicada.. se um dia eu conseguir ficar 10% parecida com ela nessas fotos, fico feliz.

Você pode ver o ensaio completo aqui.

Ana Carolina

6 comentários em “Andei lendo: Marilyn Monroe – O mito | Bert Stern

  1. Minha primeira visita aqui no blog e já dou de cara com a Marilyn Monroe? Amei!

    Não sabia do trágico final da Monroe até hoje cedo no blog Atelliê Fotografia mas não tinha visto todo o ensaio.

    Ela é linda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo