Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Um longa-metragem para fiéis

Sou corinthiana desde que me entendo por gente. Gosto de futebol, assisto aos jogos, fico triste quando perde, acompanho a posição no campeonato. E acho a maior idiotice esse negócio de que mulher não entende de futebol, que futebol é só coisa de homem (o que, aliás, eu ouço muito mais mulheres falarem do que homens). Também já vou dizendo que se alguém aqui disser que gosto de futebol por causa do meu namorado, está totalmente enganado: ele também é corinthiano, mas não assiste jogos e nem faz muita questão disso. Explicação dada, vamos ao post.

Há algum tempo já tinha ouvido falar do documentário longa-metragem Fiel. Os boatos começaram logo que o time caiu para a segunda-divisão do campeonato brasileiro e acabaram virando verdade: o filme será lançado em fevereiro ou março do ano que vem.

O documentário não é sobre o time, mas sim sobre a torcida: a maior torcida do estado e a segunda maior do país. Mostra a vibração dos torcedores, toda essa onda do “Nunca vou te abandonar” que surgiu desde que o time foi rebaixado e, acima de tudo, o amor dos torcedores pelo time. Sei que sou suspeita para falar, mas acho muito bonito esse amor que o pessoal tem pelo time: choram, berram, torcem, dão força, fazem paródias incentivando o time, mas também reclamam quando têm que reclamar.

A direção é da Andrea Pasquini e o roteiro, de Serginho Groisman e de ninguém menos que Marcelo Rubens Paiva (um dos meus escritores favoritos, a única pessoa famosa que já encontrei e tive vontade de ir pedir pra tirar foto, mas não tive coragem. É muita admiração, minha gente).

Se eu já tinha ficado com muita vontade de assisitir ao documentário só pela história em si, imagina agora que fiquei sabendo que o Marcelo fez parte do roteiro? Virou questão de honra.

Enquanto o lançamento não vem, dá para ir acompanhando notícias, vídeos da torcida e depoimentos de torcedores fanáticos pelo site. Lá também dá pra votar no cartaz (e capa) do filme: são cinco opções (nenhuma realmente legal, mas tudo bem) e a mais votada vai ser a veiculada no lançamento do filme.

Ana Carolina

5 comentários em “Um longa-metragem para fiéis

  1. Opa, opa! Toca aqui!
    Sou mais uma mulher que GOSTA de futebol e que sabe o que é um escanteio e um impedimento \o/ e…… tbm sou corinthiana! =D
    A única diferença é que tenho um marido São Paulino Bambi! Haha

    Eu sabia do documentário, mas não sabia que o Marcelo Rubens Paiva vai fazer parte do roteiro *-* adorei!

    Beijo

  2. Esse foi o primeiro post seu que eu li!

    Nunca fui de comentar, mas agora eu estava revendo e deu vontade de comentar ^.^

    Eu nunca fui fã de futebol, mas com o marido ‘fiel’ que eu tenho, acabei pegando gosto pelo time.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo