Uma das coisas mais legais de se trabalhar em agência de publicidade é que, obviamente, você conhece muitos outros publicitários. E publicitário, meus queridos, é um ser que sempre tem ideias. Seja para ajudar o cliente a vender mais, seja para sacanear o colega de trabalho que saiu de férias (been there, done that). Conhecer publicitários com a mente fervilhante é gostoso porque vira e mexe algum amigo te mostra um novo projeto pessoal que realmente vale a pena ser conhecido. E é aqui que entra o People are equal.
Criado pelos publicitários Tiago Abreu e Linus Ora, o projeto confronta o que é sugerido pelo Google com o recurso auto-completar nas buscas sobre povos de diversos países com imagens reais de pessoas daquele país. O Google cria essa sugestões de auto-completar baseado no que as pessoas escrevem no campo de busca e, o que choca, é que a maioria das sugestões é pejorativa, racista ou realmente estereotipada. E o que as fotos mostram? Um povo bem diferente daquele que o Google sugere, é claro.
Mais de 20 fotógrafos pelo mundo já cederam fotos para o projeto, que é sem fins lucrativos. Por enquanto são 40 retratos publicados, mas a ideia é que a biblioteca só aumente.
Quando o Tiago me mostrou esse projeto dele, adorei. Gostei principalmente por ter tantas nacionalidades diferentes e quebrar um pouco até do que eu imaginava desses povos. Um tapinha na nossa cara, pra mostrar que a gente pode sem ter muitos preconceitos onde nem acha que tem.
que projeto legal! vou lá no site ver mais fotos. Acho incrível pessoas que bolam projetos assim, haja criatividade. E esse além de legal passa uma mensagem super séria. Acho que todo mundo em algum momento da vida já estereotipou alguém… Bjs!
Que projeto fodão! <3
Tenho saudades de estar nesse meio… por mais cheio de estrelinhas que seja, sempre tem ideias legais, projetos e muita coisa bacana acontecendo.
Adorei o projeto!
Que projeto mais legal!!!! Realmente nunca falta ideia para um publicitário rs
Publicitários são chatos/ metidos/ egocêntricos.
Tá, geniais, vai.
:)
que projeto interessante :)