Esse livro ficou um boooom tempo parado aqui na minha estante, simplesmente porque não simpatizava muito com a ideia de ler um livro com história inventadas sobre títulos e conquistas do Corinthians. Sou corinthiana, mas não gosto muito de exageros que alguns torcedores (de qualquer time, veja bem) cometem.
O livro se tratada da história do time reescrita como o Washington (e boa parte dos corinthianos) gostaria que fosse: um time que ganha tudo, tem os melhores craques, foi influência para muitos outros. No final de cada capítulo em “a verdade dos outros”, onde o Nirlando Brandão fala o que realmente aconteceu.
Sim, o Corinthians foi casa de grandes craques. Sim, ganhou muitos títulos (piadinhas do ano 100ternada e da não conquista da Libertadores: 1, 2, 3 e já! haha). Sim, tem uma das torcidas mais apaixonadas do país (e do mundo). Mas infelizmente não rejeitou Pelé, nunca foi campeão de uma Libertadores, nem tem estádio próprio.
Gostei bastante do livro, mas lá pro final já estava cansada de tanta exaltação à coisas que não aconteceram e aos exageiros do Washington. Afinal, qual a graça de torcer pra time que ganha tudo, sempre?
Mas, no geral, o livro é bem divertidinho e serve pra conhecer um pouco mais da história do time. Fora que é bem humorado, é todo escrito como se fosse uma “cartilha” de Washington para o amigo Ed McCabe e traz parágrafos super verdadeiros, tipo esse:
Não sou supersticioso. Sei que ninguém é supersticioso, que não é supersticiosa 99% da torcida canarinho. Apenas a gente tem, no futebol, algumas manias.
Mais verdade, impossível. Eu tenho cá minha manias. hahahah
Fiquei interessada em ler esse livro, pela sua descrição deve ser muito bom, pelo menos com humor!!!!!!
Gostei daqui!!!!!!!!!!!!
Beijos!!!!!!!!!!
Comecei a ler esse livro enquanto o namorado me dava um chá de cadeira e terminava um trabalho da faculdade (sentei para o que seriam 15 minutos de uma “arrumadinha final” que se transformaram em mais de uma hora!). Peguei o brinquedinho para folhear (entre livros de capitalismo e socialismo W. Oliveto foi mesmo um achado!) E cheguei na página 90. Depois não deu para terminar, mas vai ser “livro do ônibus” semestre que vem. =)
Já havia ouvido falar do livro. Não o li ainda. Mas, é uma boa dica. Beijocas
Tô te falando, você lé 7192 livros por mês IUAHEIUHEIHAIUEA