Antes de qualquer coisa, tenho que avisar que este é um post cheio de spoilers e com uma visão totalmente pessoal sobre o livro. Não quero ver fã incondicional reclamando do que eu falei, tá?
Se você quer ler o que achei do último volume da série, clica em “Ver mais”.
Não sei se já falei por aqui, mas vivo uma relação de amor e ódio com a série Crespúsculo: acho a história bem bolada, mas bem mal escrita. Acho a Bella chata, dramática e fraca. Gosto do Edward, mas acho todo esse drama te-amo-morro-sem-você meio histórinha de livro de banca da jornal, sabe?
Mesmo assim, não consegui largar nenhum dos quatro volumes enquanto não terminei de ler, fiquei super anciosa pelo lançamento de Eclipse, fiquei doida quando soube que ia ter que esperar 6 meses pra ler o final da história.. até que minha irmã leu, me contou o que acontecia e passou minha curiosidade. Daí quando o livro foi lançado em junho, comprei e só li agora, isso porque fiquei curiosa com o número enorme de pessoas lendo esse livro no mesmo ônibus que eu, se não teria deixado pra depois.
Isso explicado, posso falar só sobre Amanhecer, né?
O livro é dividido em três partes, bem distintas.
O livro começa sendo contado por Bella, até ela engravidar. Nessa parte tem muito blá blá blá sentimentalóide que é o que odeio na Bella: tudo ela acha que faz errado, é insegura pra tudo… grrr, quero dar uns tabefes na cabeça dessa menina pra ver se pega no tranco.
A segunda parte é contada pelo Jacob e aí me surpreendi: engraçado, leve, moleque… nunca fui muito chegada ao Jacob, mas dessa vez tive que dar o braço a torcer e dizer que ele por ele mesmo é muito melhor do que pelos olhos da Bella. Ele narra a partir da volta da Bella para Forks até o parto da Renesmée. Me diverti com a narração dele para alguns acontecimentos, morri de dó quando ele sofre pela Bela e fiquei torcendo pra que tudo desse certo pra ele no fim.
A terceira parte volta a ser narrada pela Bella, mas aí ela está totalmente diferente: depois de ser transformada em vampira (quando está quase morrendo durante o parto de sua filha), ela fica mais confiante, feliz e com um humor mais sarcástico. A narrativa dela para o novo mundo que vê com os olhos de vampira é super detalhada, gostei bastante. Além disso, ela deixa de lado esse negócio de amor hiper dramático e encara o amor pelo Edward de uma forma um pouco mais adulta.
O livro não tem lutas (como a que eu adorei em Eclipse), mas tem um grande embate, que acaba sendo bem interessante.
Fora isso, fico de cara com os nomes bregas que as autoras escolhem para os filhos dos personagens. Primeiro foi J.K. Rowling que nos brindou com os péssimos James Sirius, Lilian Luna e Alvo Severo, filhos de Harry Potter com a Gina Weasley. Dessa vez foi a Stephanie, que batizou a filha de Edward e Bella de Renesmée Carlie, uma super mistura de Renée, Esme, Charlie e Carlisle, os pais do casal. Brega? Imagiiina.
Não posso deixar de dizer que fiquei impressionada com a quantidade de cenas que remetem ao sexo. Se passarem tudo isso pra versão cinematográfica, certeza de que vai ser um pornô de primeira. hahah. Lógico que todo mundo tava querendo ver a Bella e o Edward chegarem aos finalmentes de uma vez por todas, mas né? Depois que ela vira vampira quase tudo que ela pensa se relaciona ao sexo. Achei meio exagerado, tem certas coisas que não precisam ser tão citadas pra gente saber que estão lá.
No geral achei que foi um fim digno para a série, mas tenho certeza absoluta que mais dia menos dia vem alguma “sobra” dessa história. Talvez a autora termine os livros na visão do Edward, talvez comece uma nova série com Renesmée como personagem principal… quem sabe?
Pra terminar, eu tinha que mostrar pra vocês essa imagem que a Dani me mandou:
Vai dizer que você não riu? Hahahhaha
Ana, não achei um final digno, o livro fala tanto da gravidez que poderia ter diminuído essa parte e falado mais sobre o “happy end”, pq qm leu os quatro livros qria ver a Bella e o Edward juntos, o Jacob feliz etc, fala disso muito por cima.
Eu sempre falo que todo mundo começa amando a série e termina não sabendo se gosta ou não, o primeiro livro é ótimo, mas vai decaindo até o último q eu, particularmente, não gostei. ;)
Só vou ler esses livros quando o Submarino fizer uma mega promoção, tipo coleção inteira por 30 reais. Harry Potter tomou toda minha disposição pra séries juvenis, mas todo mundo fala tanto dessa coleção que sempre me dá vontade de saber a história completa.
Só vou ler esses livros quando o Submarino fizer uma mega promoção, tipo coleção inteira por 30 reais [2]
Se comprei toda coleção do Harry Potter por R$79, quero pagar R$40 em Crepúsculo :D.
Nem li o post rsrsrs, quero ler o último e fiquei com receios de saber mais do q gostaria, axo que devo ganhá-lo de niver, estou torcendo que sim hahahaha…..
Bom fim de semana Aninhaaaaa
Miquilissssss
Eu odiei esse livro! Na verdade a única parte que li foi a parte que o Jacob conta a história. O pior foi quando começou a parte “O bebê de Rosemary”, não dá! Estou até com medo de ver isso no cinema. Imagina ter que ver a Bella toda roxa depois de … com o Edward! hahaha
Ai não li os livros e nem quero ler, mas como já vi o primeiro filme devo ver os outros, por isso, vou pular os spoilers. Mas, já ouvi de fãs, que esse última é uma porcaria :P
Gostei da sua crítica ao livro!
Acho que foi isso que senti em relação à ele quando li.
Só achei a cena do parto um tanto quanto.. nojenta auhauhauaa
Oi, Carô!
Concordo com você: é uma história bem bolada, mas mal escrita. Li os 4 livros em menos de 2 semanas, mas irritadíssima com a construção mal feita dos personagens, a chatisse de bela e a referência sexual exagerada e infantil em todos os livros. O livro 2 foi o que mais me irritou em relação à narrativa, achei que faltou criatividade na relação Bella-Jacob. Recentemente lí a coleção “Vampire Diaries” (vai estrear série de tv) e estou lendo “The Southern Vampire Mysteries” na qual se baseia a série de TV True Blood (a série é muito engraçada!). São bacaninhas, mas…
Adorei sua crítica!!!
Beijins,
Andrea Guim
Acredita que eu ainda não vi Crepúsculo? (tá de sacanagem, né?)
Estou querendo ver esse filme logo logo e se ele for bom quanto a música-tema do filme (Paramore – Decode) eu gostei…
Aninha amada!!!
VOLTEII!!!
:)
aai tava com saudades de passar por aqui!!
Bom eu nao li o seu post pq pretendo ler ja que ganhei a coleção do meu pai…
Ainda nao me empolguei pq vampiros nao eh bem a minha praia!!
:)
Beijooo lindaa
hahahaa ana, pára de ler, ok?! hahahaahahah brinks!
então, eu parei de ler a série no LUA NOVA. preciso terminar de ler o resto, mas é ruim demaessssssssssss. minha mãe ama!
Eu peguei uma birra tão tão grande dessa série, só pq virou Hype, que eu nem comecei a ler…
Mas tipo, nem sabia que ficou James Sirius e Lilian Luna, só sabia do Albus Severus #simata
Então. Daí que eu acho que, depois de Lua Nova, Amanhecer foi o que eu menos gostei. O fato é que eu não vou com a cara da Renesmee, nem antes de nascer, nem depois. Concordo plenamente quando vc diz que a vontade é de dar uns pedalas na cabeça de Bella pra ver se pega no tranco, mas discordo porque acho Jacob bem molecão. Bonzinho, mas moleque. E, sobre a pornografia, um dia empreste de alguém o DVD do Crepúsculo, aquele que tem um DVD extra, pra você ver. E veja as cenas que não foram inclusas no filme. Daí sim você vai saber que autora/diretora do filme é tudo um povo tarado…
Beijo
É, apesar de eu me sentir mais uma admiradora dessa série, adoro tudo sobre, sei que ela tem seus defeitos…mas não tem jeito, é contagiante demais a história da Bella e Edward e não tem como a gente não se render.
Ansiosa pelo próximo filme…tomara que seja melhor que Crepúsculo! *-*
Bjs
Na minha opinião, o melhor livro da série! ;)
Só não li o post porque estou lendo Amanhecer agora, hehe.
Estou gostando. Finalmente a Bella se tornou vampira ;D E oooown, quero uma Enesmee.. *–* Fofa!
Quando eu terminar de ler eu volto, leio seu post e comento denovo! Hehe.
Beijão.
Eu to com tanta preguiça de continuar lendo o livro simplesmente porque to achando um saco essa coisa de capítulo do Jacob… conversa de pensamento entre matilha… aff, coisa mais looser XD
Mas, vou tentar continuar porque não vou jogar meu dinheiro fora rss.
Beijoca!
Gente fala sério, os quatro livros da série são perfeitos, é um amor que todas as meninas queriam tem. Diga-lá quem não gostaria te ter alguem assim que te amam tanto, a ponto de te deixar, só para você não se machucar mais??? Sinto muita inveja da Bella por que ela é um humana fragil e comum, porém o que conquista o amor de Edward por ela é o seu não medo dele.Em Lua Nova ele abandona ela, não por que ele quer mais sim por que ele acha, é o melhor que ele pode fazer por ela. E se sente muuuito mal quando vê que ela sofreu muito mais longe dele, e isso deixa ele muito triste. Isso acontece na vida real??(não). Em Eclipse poxa mesmo ele amando muuuuito ela, deixa ela livra para ficar com quem quiser. Respeitando seu momento de indecisão, mais que vai lutar por ela. Amanhecer é perfeiiiito chorei horrores lendo o livro, gente que amor é esse??? Eles fazem tudo um pelo outro é por sua filha, que é um menina linda muito fofa, inteligente como o pai e a mãe, bonita como o pai e a mãe. E o fato da Bella Deixar o Edward ler sua mente é perfeito ele fica muuuuti mais apaixonada por ela é perfeito. E não achei nada demais a questão do sexo, foi bem colocado na dose certa,achei até é falto um pouco, mais assim tha Otimo. Amei os quatro livros li todos em 1 mês. O Filme crepúsculo já assisti mais de não sei quantas vezes. O Trailler de Lua Nova não canso de ver. Sempre que entro na net é procurando mais coisas sobre tudo que envolve a saga. Então posso dizer que sou mega fãn. Bjim e isso é tudo :D.
A é espero que saia mesmo o ultimo livro ” Sol da Meia-noite” que é narrado pela visão de Edward. Ai siim vamos ter uma ideia ainda maior do amor que ele sente por Bella. Inveja pacas dela.
Ainnn, acredita que eu AINDA não li nenhum livro da série? E agora tô convivendo com uma amiga que leu e pega no meu pé falando dele o tempo inteiro! Hehehe. Enfim, assim que terminar o livro que eu tô lendo eu me rendo a ele, juro! Hehauehae.
:*
Não li o post =x porque ainda vou ler o livro.
Menina, sabe que esse post foi a gota que faltava pra eu decidir ler os livros. Estou terminando Eclipse e adorando =)
Eu amei a sua critica poes muitas coisas que voce descreveu foi o que eu estava sentindo ao ler o livro…Odeio essas adolescentes que ficam achando perfeito uma historia que tá longe de ser perfeita. mas no geral eu gostei da saga,so nao gostei do final.
Odiei o livro! Ruim de cabo a rabo, quase insuportável de ler, me deu vontade de chorar ao ver a bobagem que a autora fez com o destino do Jacob, eu até gosto do personagem meio vampiro, mas pra mim ela deveria ser homem, e o jacob deveria ter ficado com a Leah, afinal os dois tem tanto em comum, porque aquela infeliz da meyer tinha que estragar tudo no ultimo livro? Acabou comigo! Nem acredito que paguei 60 r$ nesse livro trash!