Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Berlim – roteiro, mapa e dicas

muro-berlim-marcacao

O mapa que montei, com passeios e atrações, está aqui:

Também fiz um arquivo com nomes, endereços e mais informações sobre tudo o que coloquei no mapa. É o mesmo esquema do que fiz em Paris e Lisboa. ;)

Dicas:
– Realmente os moradores da cidade não atravessam a rua enquanto o sinal não estiver verde para eles. No Centro da cidade é comum você ver gente “furando” o sinal se não está vindo carro, mas na enorme maioria das vezes são os turistas que fazem isso. Se você se hospedar em algum bairro um pouco mais afastado vai perceber que todo mundo espera pacientemente para atravessar só quando o sinal abrir, mesmo que a rua esteja deserta de carros.
Não se esqueça de validar seu ticket do metrô na plataforma. Não adianta de nada comprar o ticket e não validá-lo em uma das maquininhas que ficam espalhadas pela plataforma. Elas marcam o horário e em qual estação você pegou o metrô. A fiscalização é esporádica, mas vi fiscais duas vezes na semana em que estive na cidade.
– Não falo nada de alemão, mas fui para lá depois de ficar quase 20 dias na Suíça alemã, então já sabia uma ou outra palavra. Mesmo assim, claro que só me comunicava em inglês porque alemão é difícil pra caramba. Hahaha. Consegui ser bem atendida em todos os restaurantes e lojas e tirar dúvidas com pessoas na rua.
– Antes de ir li em vários lugares que o metrô de Berlim é confuso, mas não é. Nada que um pouco de atenção aos nomes das estações e aos cruzamentos das linhas não resolva. Não tenha medo disso.
– Em vários lugares você vai ver placas ou garrafas de Fritz Kola, uma marca de refrigerantes que dizem ser bem mais popular do que a Coca-Cola por lá. A marca se vende como um refrigerante mais saudável e feito com ingredientes naturais, com bastante cafeína. Comprei uma garrafinha do sabor café e limonada e era MUITO estranho. Acho que eu devia ter experimentado o sabor tradicional mesmo. Hahahah. Você vai encontrar os produtos da marca em todos os mercados e em alguns restaurantes fora do Centro.
– Caso você se hospede um pouco afastado do Centro, pode encontrar mercados de descontos. Neles os produtos ficam dentro das caixas, em prateleiras super simples e muitas vezes com o prazo de validade próximo de expirar. Compramos comidas super gostosas e MUITO baratas nesses mercados. O exemplo que sempre dou para todo mundo é a caixa enorme de doces iguaizinhos à Nhá Benta da Kopenhagen por uns €2. Vinha mais de uma dúzia delas, com o sabor e qualidade iguaizinhos ao da chocolateria brasileira. Eu amo esse doce, me acabei de comer! Hahaha.
Não deixe de aproveitar toda a história que a cidade tem. Em todo lugar por onde você passar tem algum cantinho ou algo que remeta à Guerra ou à época do Muro e se você, assim como eu e o Henrique, adora história, vai pirar.

E se você for pra lá e tiver aproveitado qualquer dica que dei nos posts da cidade, por favor venha aqui e me conte o que achou, tá? Morro de curiosidade de saber se esses meus posts são úteis para alguém ou só servem pra eu morrer de saudade da viagem. Hahaha. ;)

Ana Carolina

2 comentários em “Berlim – roteiro, mapa e dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo