Cabô posts sobre Paris. Fiquei com saudade da cidade, olhando as fotos. Ultimamente bastante gente que conheço foi para lá e as fotos da cidade no outona são lindas. Quem sabe um dia não volto para ver a estação por lá.
O mapa com todos os pontos turísticos que visitei (ou quis, pelo menos) pode ser visto clicando no botão abaixo:
Aqui você encontra o doc com todas as informações que coletei para o meu roteiro. É a mesma coisa que o de Lisboa, é só bater as cores com as do mapa acima e você se acha rapidinho. :)
Dicas:
– Tente aprender o básico do básico em francês, pelo menos. Senti na pele que a francesada não curte muito só falar inglês, então aprender a dar bom dia, boa noite, obrigada e pedir licença é obrigatório. Pelo menos isso, se você conseguir aprender mais, melhor.
– Fuja dos vendedores de souvenir que ficam perto da Torre Eiffel, na Sacré Cœr e em qualquer atração grande. Como em qualquer parte do mundo, é ali que os ambulantes enganam os turistas e vendem tudo superfaturado. Comprei lembrancinhas por 1/3 do preço (e uma qualidade melhor) em uma galeriazinha que fica no caminho do Palácio de Versailles à estação de trem da cidade. Vale a pena entrar nessas lojinhas. ;)
– Algumas estações de metrô e trem só trabalham com máquinas de venda de ticket, sem funcionários nas bilheterias. Em algumas, ainda, a maquininha só aceita o dinheiro em moedas trocadinhas ou cartão de débito/crédito. Tive que pagar passagem com o crédito porque fui pega de surpresa em uma dessas estações. Guarde sempre as moedinhas pra essas ocasiões.
– Os produtos vendidos nas lojas dentro da Disney Paris e na Disney Store da Champs-Elysées são diferentes. Claro que a grande maioria das peças é igual, mas tem coisas que são vendidas somente em uma ou outra. A gente tinha visto uma almofada do Darth Vader na Disney Store e deixamos para comprar nas lojas da Disney Paris. Adivinha? Era produto exclusivo da loja da Champs-Elysées. Então, é aquela coisa: curtiu alguma coisa, compra. Não deixa pra ver nas outras lojas Disney.
– Prepare o nariz porque, sim sim sim, o povo lá não parece curtir muito um bom banho. Eu achava que essa história do budum dos franceses era mentira, mas tenho que concordar que o negócio é tenso por lá. Claro que a grande maioria é normal, mas a minoria que não curte um desodorante faz MUITA diferença. É aquela coisa de você estar no supermercado numa boa olhando os frios, um cara passar pelo corredor e OMG-DEIXARAM-UM-BICHO-MORTO-AQUI. Fui no verão, mas mesmo assim vi gente andando de sobretudo e blusa por lá. Essa foi a única explicação que fez sentido pra mim, pro povo ter esse cheirinho tão desagradável.
Oh, você chegou a olhar o Paris Museum Pass?! Achei que compensava bastante!
Se não, fica a dica para quando for novamente!
Tem um monte de endereços que não conheci… principalmente a Disney… ai que vontade de voltar!!!
Beijos!
Oi Maria Dalva!
Cheguei a olhar o Paris Museum Pass sim, mas como eu não ia visitar tantos museus pela cidade, para mim não valia a pena. Eu teria que mudar um pouco o foco da viagem para aproveita-lo bem e não quis fazer isso. :)
Ah que legal, Ana. Pago sim, com o maior prazer <3
Caramba, não senti cheiro de francês fedido… mas vai ver que é porque fui no frio.
Legal é que você foi em lugares que eu não fui hehehe Achei bacana. E SIM! FUJA DOS AMBULANTES!!! hahahaha só fale MERCY e siga.
eu tô doida pra saber se vc vai postar sobre a sua viagem!
Essa torre <3
Acho que essa é meio que uma dica pra qualquer viagem: viu algo que gostou, compre. pq deixar para depois sempre dá merda. Sempre hahahaha