Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Paris – Palácio de Versailles

Tenho que começar o post dizendo que, apesar de achar tudo muito lindo, não sou fã do filme da Maria Antonieta, feito pela Sofia Coppola. Isso dito, tenho que admitir que a minha vontade de conhecer o palácio cresceu quando assisti ao filme, ano passado (sim, só assisti ano passado e uma única vez até agora). Que lugar mais lindo, que lugar mais dourado, quanto rococó, que jardim é aquele, que pompa! Fiquei hipnotizada pelo cenário (e ignorei um tanto a Maria Antonieta porque, vamos combinar, ô mulher chatinha. Hahah).

versailles00

E foi por isso que o palácio era mais uma coisa de “coisas que não saio de Paris sem conhecer”, mesmo ele não sendo exatamente em Paris. Versailles fica pertinho e dá para ir de trem numa boa. É só pegar a linha C7 do RER e descer lá. Tranquilo e rapidinho. ;)

O Palácio era um antigo pavilhão de caça e foi transformado em palácio à mando de Luís XIII. Serviu de moradia para gerações da família real francesa e foi sendo um pouco modificado a cada novo morador.

versailles06
Um dos lustres da Galerie des Glaces

Um dos lugares mais lindos é a Galerie des Glaces, uma salão enorme cheio de lustres de cristal enormes, com as paredes com desenhos e detalhes em dourado. Ô salão LINDO! Lembrei agora de que, em 2010, postei algumas fotos do Palácio e a primeira foto é da Galeri des Glaces. ;)

O quarto de Maria Antonieta no Petit Trianon.
O quarto de Maria Antonieta no Petit Trianon.

Na época de Maria Antonieta, foi construído o Petit Trianon, que é praticamente um outro palácio dentro de Versailles, contando até com um jardim próprio. Ali era domínio de Maria Antonieta, onde ela podia ter mais privacidade. O palácio é realmente pequeno, se comparado ao palácio principal, mas não menor em luxo. Tinha quartos de dormir, sala de música, cozinha e até um pequeno salão de festas, onde só entrava quem a rainha convidava.

O Grand Trianon.
O Grand Trianon.

Dentro do espaço do Palácio de Versailles também existe outro palacete, o Grand Trianon. Era usado pela família real para “fugir” da grandeza e pompa do palácio principal. Pra que precisavam disso, eu não sei. Por lá li que quem usava mais este palacete eram as jovens da corte, para fugir um pouco aos olhos dos mais velhos.

versailles09 versailles10

Os jardins do palácio são enorems e lindos, mas não conseguimos aproveitá-los muito porque estava chovendo quando visitamos. A caminhada até o Petit e o Grand Trianon é um pouco grande, estava ventando e o guarda-chuva não deu conta. Saímos bem molhados e gelados de lá, com os pés super sujos pela areia/lama do jardim e eu ainda descobri que meu AllStar velho de guerra estava com um furo na sola! Haha. Havia a opções de alugar um carrinho de golfe para passear pelos jardins, mas passamos a ideia porque era algo em torno de €20 por meia hora de passeio e achamos caro.

Uma coisa que chama a atenção (e vi em todos os outros palácios e castelos que visitei na viagem): o tamanho das camas. Todas eram curtas, sabe? Larguinhas até, mas curtas na altura. A altura dos batentes de porta também é menor do que a que a gente está acostumado. Agora acredito que o povo naquela região e época era mesmo bem baixinho.

versailles01 versailles02 versailles04 versailles05

A parte triste da visita: esquecemos de carregar a câmera e ficamos sem bateria logo no começo da visita. Pena, porque o lugar é lindo demais e renderia fotos lindas. Um dia volto lá “só” pra fotografar direitinho, de preferência em um dia de sol.

Para saber mais: Site oficial.

Ana Carolina

8 comentários em “Paris – Palácio de Versailles

  1. Acho incrível a arquitetura Barroca do Palácio de Versailles e toda sua teatralidade e detalhes minuciosos. O seu blog é incrível Ana, adoro acompanhar seus posts de viagem, onde você descreve de uma maneira tão legal que eu realmente me sinto no local visitado. Espero mais posts de viagem, e continue com este incrível trabalho. :)

  2. Ola,

    o Paulo tem loucura por esse palácio (ficou de protetor de tela dele um tempão), mas nosso tempo era tão contado que tivemos medo de arriscar e perder o voo.
    Mas voltaremos…. E esse, com certeza vai ser um dos primeiros passeios.
    bjs

  3. É interessante ver as diferentes opiniões.
    Eu peguei birra do Palácio, e não sei se um dia voltaria lá. Só conheci o Palácio principal (pois o Paris Museum só dava direito a ele), mas peguei uma fila gigante, e apesar do frio, o sol estava torrando. Logo, fiquei muito mal humorada. Lá dentro fava muito cheio, e mal dava para aproveitar o lugar, pois as pessoas iam te empurrando. :(
    Resumindo, quando consegui sair do Palácio, a única coisa que queria era ir embora…

    1. Nossa, cheio assim deve ter sido um saco mesmo, Rê!
      No dia q fomos tinha bastante gente, mas não estava tão lotado. Algumas salas ficavam mais cheias, mas só no palácio principal, os outros estavam bem mais tranquilos.

  4. Como é bom ver suas fotos! Eu não entrei nos Trianons da vida hehehe preferimos o jardim, pois estava frio, mas não estava chovendo. Mas gente, é grande demaisssss! Não andamos nem 1 terço do jardim e morri. Isso que demos a volta em todo trianon por fora hahahaha loucos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo