Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Foz do Iguaçu

Durante as minhas férias fui com minha mãe, meu pai e minha irmã pra Foz de Iguaçu. Passamos 4 dias por lá, o que foi suficiente para fazermos só o roteirão básico de qualquer turista. Resolvi postar minhas impressões, para ajudar quem estiver pensando em ir pra lá também.

Hidrelétrica Binacional de Itaipu

itaipu

Itaipu foi definitivamente o meu passeio favorito. Não sei se porque passei um bom tempo fazendo materiais para um dos fornecedores de unidades geradoras deles e tive que ver muuuuuiiitas fotos da usina, mas simplesmente AMEI poder chegar tão perto de tudo e conhecer com tantos detalhes.

Nós fizemos o circuito especial e assim pudemos ter a visita panorâmica da hidrelétrica e conhecê-la por dentro também.

Além da hidrelétrica ser um atrativo por si só, Itaipu também tem refúgio ecológico e ecomuseu. Infelizmente faltou tempo para visitarmos isso, mas conhecemos alguns turistas que fizeram esses passeios e gostaram bastante.

Dica: Se você é do time dos que amam canecas, aproveite para passar na lojinha da hidrelétrica e comprar uma de Itaipu: são super bonitinhas e mais baratas do que na maioria dos outros pontos turísticos. Como Itaipu foi nosso primeiro passeio, deixei de comprar uma caneca lá e me arrependi.

.

Parque Nacional do Iguaçu

iguacu-brasil

O parque fica na parte brasileira das cataratas, portanto tudo o que você vê lá são as cataratas argentinas, já que o parque passa por cima das cataratas brasileiras.

Logo depois de entrar no parque, você passa por uma exposição para conhecer melhor a história do parque e depois pega um ônibus até o início da trilha (de aproximadamente uns 3 km) até as cataratas.

A vista é linda e eu, como boa menina da cidade, nunca tinha visto de tão perto uma força da natureza tão grande. Dá vontade de se jogar na água e ir embora, a energia é o máximo.

Além das cataratas, o parque oferece restaurante, passeio de barco e passeio em trilha de 9 km. Tudo é pago à parte, o que faz com que qualquer passeio extra saia bem caro.

As cataratas estão na votação para serem consideradas uma das 7 novas maravilhas da natureza e já dei meu voto para elas. Se você quiser votar também, clica aqui.

.

Parque das Aves:

parque-passaros

Eu tinha visto todo mundo no orkut indicando o Parque das Aves como um passeio imperdível e comprei a idéia. Acabou que o parque é um zoológico só de aves, nada muuuuuiiiitooo impressionante. Só não posso negar que achei super legal chegar tão perto de um tucano, ô bicho lindo!

viveiros fechados e outros abertos ao público. Você entra no viveiro e os pássaros ficam ali, pertinho. Tem até um viveiro só de araras, mas eu morro de medo, então nem entrei.

.

Parque Nacional Iguazú:

cataratas-iguazu

Esse é o parque do lado argentino das cataratas, portanto o que você por lá são as cataratas brasileiras. Lá tudo é bem mais rústico, mas o contato com a natureza é bem maior.

Com a entrada no parque você tem direito à desfrutar de várias trilhas, passeio de barco até uma ilha próxima,  transporte de trenzinho pelo parque e visita às cataratas.

Nós fizemos a trilha até o local de saída dos barcos para a ilha, mas desistimos por conta da vibePiscinão de Ramos do lugar: tinha um monte de gente levando lanches, toalha de praia, falando alto… Aí resolvemos ir direto à trilha principal, que leva à Garganta do Diabo, a maior de todas as cataratas.

Na trilha até a Garganta do Diabo, vimos borboletas, jacaré, passarinhos… e quando chegamos até lá, ficamos boquiabertos: a Garganta do Diabo é incrível, mal dá pra acreditar que tanta água cai junto, com tanta força e a gente ali, tão pequeno perto daquilo tudo.

 Dica: O parque só aceita pesos como pagamento da entrada, então é legal você trocar um pouco de reais por pesos quando ainda estiver em Foz do Iguaçu, assim o câmbio é mais favorável. Dentro do parque tudo pode ser pago em reais, o peso só é exigido para o pagamento da entrada.

.

Marco das Três Fronteiras:

marco-fronteiras

Deixamos o marco por último, já que todo mundo falava que era bem sem graça. Fomos na manhã do último dia e sinceramente é bem sem graça mesmo, mas gostei.

Do lado brasileiro tem um marco e aí você olha para o lado do rio e vê duas outras margens, com dois outros marcos: Argentina e Paraguai. E é só.

Ali também é o encontro das águas dos rios Iguaçu e Paraná, mas isso a gente não consegue ver direito porque o governo brasileiro construiu um centro de covenções (esse da fofo) que cobre essa visão. Super legais, né? :/

Dica: a lojinha de presentes tem algumas coisas bem legais e as canecas mais baratas que encontrei durante toda a viagem. Além disso, a dona da loja é uma senhora que está lá desde sempre e pode te contar bastante sobre o local.

.

Paraguai:

Fomos ao Paraguai e eu definitivamente não recomendo ele à ninguém. O lugar é super sujo, cheio, com ambulantes te parando a cada passo que você dá. As coisas têm o preço igual (ou maior) aos cobrados na 25 de março e as coisas de marcas como Nike, Puma e Adidas saem mais baratas nas pontas de estoque que temos por aqui. Talvez valha a pena para quem mora em cidades que não têm um comércio como o da 25 de março.

.

Hotel:

Ficamos no Águas de Iguaçu e super recomendo: o quarto era ajeitadinho, o serviço ótimo e o café da manhã, delicioso! O hotel é super bem localizado, bem no centro da cidade, pertinho da estação de ônibus que tem ônibus para os principais pontos turísticos.

.

Dicas gerais:

– Vá sempre com sapatos confortáveis e roupas leves, porque todos os passeios exigem bastante tempo de caminhada.

– Não tire o protetor solar e o repelente de insetos da bolsa, eles valem ouro!

– À noite não tem muito o que se fazer por lá, então talvez você possa dar uma passeada no Cataratas JL Shopping. O shopping tem praticamente todas as lojas que encontro aqui por SP, mas tem cinema e aMenta Limão, onde dá pra tomar um suco delicioso.

.

PS: Todas as fotos que ilustram esse post foram tiradas por mim. Pra ver fotos mais “pessoais”, é só olhar meu orkut.

Ana Carolina

21 comentários em “Foz do Iguaçu

  1. Você já pode virar guia turística! Garota, esse roteiro é tu-do!
    Já me chamaram “n” vezes pra o famoso tour de Foz do Iguaçu, mas nunca deu certo de eu ir XD
    Agora fiquei super empolgada *__*, cada lugar é mais lindo do que o outro!
    =***

  2. O passeio é maravilhoso mesmo! Já fui nesses lugares e amei! Tu não deu uma passadinha pelo Paraguai? Hahahaha
    É uma confusããão aquilo lá, mas é ótimo também! :D
    Beijão!

  3. fui pra foz em 2005 e é um passeio muito bonito mesmo. e eu trouxe caneca de itaipu! :))
    mas não visitei o parque das aves. tivemos que ir de novo ao paraguai pq minha mãe esqueceu uma sacola de compras numa loja. felizmente, as vendedoras guardaram. uma sorte, pq meu perfume estava naquela sacola hahaha.

  4. Ah, eu nunca fui pra lá! Com certeza esse teu guia vai ser útil pra muuuita gente, ainda mais nessa época do ano que o pessoal pode sair um pouquinho da rotina e ir viajar.
    Guria, é incrível como às vezes a gente fica pouco, mas parece que passou diaaaas num lugar, de tanto que aproveitou, não é mesmo? E você parece ter aproveitado com a família! Lugares lindos!
    Beijos!

  5. Adorei as dicas! Nunca pensei em conhecer Foz, sempre tinha em mente as cataratas, sabe? Mas, quem sabe a cidade pode entrar na minha listinha de viagens! ;)
    bjs!

  6. [Comment ID #983 Will Be Quoted Here]

    Falando em Paranapiacaba.. a gente podia combinar, né? Eu AMO aquele lugar e o Henrique odeia, então só com mais atrativos pra fazer ele concordar em ir.. haha.

    E a Érica tb não conhece lá…

  7. Ãi Carol, meu roteiro de férias também incluiu as catararas em Puerto Iguazú. Já tinha ido na do Brasil umas 5 vezes – meu noivo é de Cascavel e a mãe dele morava em Foz até janeiro de 2007, sempre íamos pra lá – e é bacana também. Mas a da Argentina vale MUITO mais a pena!

  8. fui pra foz em 1998, mas não deu tempo de conhecer tudo.
    acabei indo só na itaipu e nas cataratas da parte brasileira. conheci o paraguai também e fiquei com muito nojinho de lá, haha. é feio, sujo, barulhento e muito cheio de gente. fui numa cidade argentina que tem ali perto e era quase igual o paraguai, só menos movimentada.

  9. Oi!
    Moro no PR,não mto próximo de Foz,mas sempre que dá vou prá lá.
    Se tiver planos de ir outra vez,vá ao Templo budista e dê uma passadinha na Argentina,tem mtas coisas gostosas lá…
    Ahh as baladas de Foz tbm são boas,tem algumas boates e uns barzinhos mara!

    1. Quotes Chimp pledge to support these principles as a first step in creating greater understanding of what consumers should expect in buying and using insurance, and to define clearly the responsibilities expected of consumers in return. Using these goals as a yardstick, consumers, agents, and insurers will be able to measure progress as we work together to build the best possible insurance system for the American people.

  10. [Comment ID #30379 Will Be Quoted Here]

    pois é.. o templo budista não tive tempo de visitar, infelizmente.

    Já as baladas, eu não sabia!! Todo mundo q conheço volta de Foz reclamando q não tem nada pra se fazer noite. hahaha. :D

  11. oláá.. adorei suas dicas, e vc indicou seu orkut pra gente olhar mais fotos dessa viagem, mas… suas fotos estão bloqueadas! =)

    Boa noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo