Sintra é a fofura em forma de cidade. Antiga, com história, com prédios e casas lindas… eu e o Henrique voltamos falando que ela é a Embu das Artes dos lisboetas. Cheia de artistas vendendo suas obras nas ruas (pelo menos aos sábado, quando fomos), artesanato, lojinhas e restaurantes. Na cidade, as atrações mais concorridas são o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos, mas nós deixamos os dois de lado porque eu estava fascinada pela Quinta da Regaleira e queria passar o dia por lá.
Enquanto estava pesquisando para montar o roteiro, a Mari já tinha me dito que Sintra era uma das coisas que eu não podia deixar de conhecer. E aí dei de cara com uma daquelas listagem de “Lugares enigmáticos que você tem que conhecer antes de morrer” (era algo assim, não guardei o link.) e a Quinta tava lá. E aí me apaixonei e enfiei na cabeça que conhecê-la era minha prioridade em Portugal.
Saímos de Lisboa e fomos de trem à Sintra. É bem fácil, o trem é tranquilo e rápido. Em coisa de 30 ou 40 minutos estávamos lá. Da estação de trem, subimos à pé até a Quinta da Regaleira, conhecendo um pouco a cidade. O caminho é um pouco íngreme, mas nada demais. Tem também um ônibus que sai do centro da cidade, mas eu gosto de andar e não achei que valesse a pena.
Você deve estar se perguntando o que que o lugar tem, pra eu ter cismado tanto com ele. Pois bem, a Quinta da Regaleira é uma propriedade super grande, que tem como prédio principal o Palácio da Regaleira. Há também jardins (LINDOS!), lagos, grutas e algumas construções super enigmáticas.
No começo de sua história, o local era um simples palácio, com jardins lindos, onde os abastados da região se encontravam. Mais tarde foi vendida para um brasileiro rico, Carvalho Monteiro, que resolveu que a propriedade teria construções que o lembrassem de suas ideologias e interesses. E aí o lugar começou a ficar realmente interessante.
Há o Patamar dos Deuses, onde estão estátuas de 9 deuses gregos, porque a mitologia grega inspirou Carvalho Monteiro a pensar nos jardins da propriedade. Na Torre da Regaleira, você deveria ter a sensação de se encontrar no eixo do mundo.
O Poço Iniciático é a construção mais famosa da propriedade, já que se acredita que lá eram realizados rituais de iniciação maçônica. Dizem até que foi lá que Fernando Pessoa foi iniciado. Com nove patamares, o poço teria sido inspirado na Divina Comédia de Dante, invocando os círculos do inferno, paraíso e purgatório. É muito interessante, super úmido e escuro lá dentro. Desci e subi suas escadas e olha: cansa. Mas é muito legal ficar lá tentando imaginar que tipo de rituais realizavam ali.
De todas as construções, minha favorita é o palácio. Aqueles tetos de madeira trabalhada, os animais feitos de pedra, a beleza das pinturas das paredes.. tudo isso me encantou.
Para mais informações: Site oficial e vídeo.
Sintra
Voltamos à pé para o centro da cidade e ficamos nos perdendo pelas ruazinhas dele. Tem bastante ladeira, casinhas lindas, lojinhas de souvenirs e a doceria mega famosa da cidade, a Periquita. Entramos para comer os famosos travesseiros de Sintra e sim, eles são uma delícia! Vale a pena cada caloria ingerida. :)
Entramos também no Posto de Turismo da cidade e lá foi onde encontrei os galos decorativos mais bonitos e modernos que vi em Portugal. Pena que fiquei com dó de pagar 15 euros em um, como era começo de viagem eu achei que era melhor guardar o dinheiro. Voltei para casa pensando nesse galo! Hahaha. Tudo bem, volto lá um dia e compro.
Almoçamos em um dos restaurantes mais simples que vimos e lembro que a comida estava boa, mas não me lembro nem o que comi. Só lembro da Sagres Radler que tomei e fiquei viciada. Também tirei poucas fotos da cidade porque a bateria da câmera acabou! Hahaha. Pelo menos essa foi a única vez durante toda a viagem que isso aconteceu enquanto estávamos passeando.
Para mais informações: Piriquita e Câmara Municipal de Sintra.
Que lugar lindo! Babei =O
Que lindas as fotos. Gostei bastante dos ângulos do poço e da construção no mirante.
Sintra é meu amorzinho <3
Estamos planejando ir no Castelo dos Mouros, mas temos tido muitos fins de semana com chuva :(
Um dia eu volto pra conhecer o Castelo e passar uns dois dias só em Sintra. <3
E fala pro André que é sacanagem me fazer vontade do bacalhau. Hahahah
P.S: André mandou dizer que está fazendo bacalhau ;)