Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

A vergonha, o nojo e a falta de torcida na Copa

Esse post era para ter saído no dia seguinte ao primeiro turno, só para mostrar a nojeira e sujeira que minha rua sempre é em dia de eleição, já que geral ignora que distribuir panfletos perto de colégio eleitoral é fazer boca de urna e que isso é crime eleitoral. Jogam papel no chão, gritam nome de candidato, sujam tudo e depois fica tudo lá, pros moradores limparem tudo. Bando de mané, sempre mudo voto quando saio e dou de cara com panfletinho de candidato que era minha opção. Prefiro anular à apoiar gente criminosa (quem pratica qualquer tipo de crime pode ser chamado assim, né?). Foi assim que esse ano desisti de votar no PV.

Papel na pracinha, placa quebrada… algum partido veio limpar a sujeira feita? Quê isso!

Acabei ficando sem tempo e perdi a hora de postar essas fotos. Então junto à elas minha opinião sobre o resultado do segundo turno: tristeza, vergonha e nojo. Tenho um nojo enorme pelo PT e pelo Lula e qualquer coisa ligada à eles automaticamente gera em mim aversão. Mas a Dilma conseguiu piorar em mil vezes tudo isso.

Mas calma, amiguinho. Antes que você vá até os comentários me chamar de filhinha de papai, dizer que sou da elite e por isso essa minha aversão, termine de ler.

Estudei do pré ao colégio em escola pública. Dependo até hoje do transporte público todos os dias. Já fiquei sem plano de saúde. Tenho que trabalhar para me sustentar. E sim, desprezo o PT. Agora cadê o mimimi eterno de que os “do contra” são elite, hein meu amiguinho que sempre sentou em banco de escola privada?

Nunca passei fome, sempre tive uma vida confortável de classe média. Mas sempre convivi com amigos com menos condições, moro em bairro humilde e não, nada é tão ruim assim. Se o PSDB vence em São Paulo há tanto tempo é porque tem motivo SIM.

Aqui em Santo André tivemos anos e anos de gestão do PT e eu gostava sim, até o Celso Daniel. Aí veio o assassinato, toda a história de corrupção e envolvimento do partido e meu pavor do PT nasceu. Acho incrível um partido que foi criado com boas intenções ter se transformado em corrupção, gente que não admite culpa, populismo barato.

Sim, o bolsa família é de grande valor para os mais pobres. Mas e aquele fdp que larga emprego “não precisa trabalhar, o governo dá dinheiro“? Sim, eles existem. Se o programa fosse melhor amarrado talvez rolasse barrar isso. E sim, o PT fez realmente coisas pelos mais pobres, mas isso foi possível porque o governo anterior preparou a base econômica para que isso pudesse ser feito. FHC governava para os ricos? Claro, enquanto a base econômica do país não é sólida é essa a impressão mesmo. Mas você lembra de quem foi a criação do Bolsa Família, né? Pois é.

Qual foi o único candidato a cometer crime eleitoral ontem aqui na minha rua? Ela, nossa presidenta.

Agora tem a questão Dilma: a mulher que nunca foi eleita nada, que de valor só tem a indicação do padrinho mais conhecido. Eu já vi essa história, hein? Pitta foi eleito pelos malufistas e deu no que deu. Por falar em Maluf, votar no PT não é muito diferente de votar nele: com todas as acusações de corrupção, a sensação de votar em quem “rouba, mas faz” deve ser a mesma.

A corrupção tem em qualquer partido, qualquer gestão. Infelizmente isso só vai mudar se um dia toda a política e partidos forem renovados, o que realmente torço para acontercer. Mas é inadmissível a passividade do PT frente aos corruptos: Genoino foi lançado candidato, Palocci e Dirceu tão aí, prontinhos pra entrar no governo Dilma. Me desculpa, mas o povo merece que todos voltem mesmo. E que roubem. E que joguem mais uma vez na cara de todo mundo como o povo brasileiro é conivente à corrupção desde que não meta a mão diretamente no seu bolso. Ou você realmente acha que Collor foi sofreu impeanchment por causa dos caras pintadas? Claaaaro, né? Brasileiro é mesmo o povo que mais luta por moral. Ninguém faz carteirinha de estudante falsa para pagar meia entrada, ninguém faz esqueminha para não ter que ir ao cursinho para renovar carta, ninguém paga para alguém apagar as multas da carteira, ninguém incentiva o comércio pirata comprando filme em barraquinha. Ninguém faz isso.

Não sou tucanista, não sou nada. Só não entendo todo esse amor que o país sente pelo Lula. Uma pessoa que passou anos se “preparando” para ser presidente e não quis estudar para isso. Isso mesmo: não estudou porque não quis. Há muito ele tinha condição de terminar os estudos, aprender outra língua, se preparar realmente. Mas aí não dava para ser o homem do povo, né? A cultura de que quem estuda, se esforça é elite é muito forte no país, não dava para correr atrás disso.

E agora eu tô aqui, feliz por não ter nem me prestado a torcer pelo Brasil na Copa. Na época falei e todo mundo ficou com aquele papo de “temos que ser patriotas, não importa o que aconteça no país“. Se eu já não achava isso em junho, agora que não concordo MESMO. Não me identifico com o país, não concordo com muita coisa… a sensação é aquela de casa alugada, sabe? A gente mora nela, mas não somos os donos então não nos dói tanto quando vemos um azulejo rachado ou a pia vazando. Dói, mas não a ponto da gente chorar. Já fui muito patriota mas agora não dá mais. Como diz meu namorado: “perdi um pouco da fé na humaninadade”, porque não acho que isso seja só aqui. Fdps e malandros tem em todo lugar.

PS: Se alguém aí falar “então muda de país, colega”, já fique sabendo que por enquanto não, muito obrigada. Por enquanto o aluguel e a localização da casa estão ótimos. :p

Ana Carolina

12 comentários em “A vergonha, o nojo e a falta de torcida na Copa

  1. Carô, concorda com muitas das coisas que vc disse nesse post. Muitos brasileiros aclamaram o Lula, o homem do ‘povo’ que foi lá e fez (algumas) coisas boas na presidência, até aí, td bem. Agora, eleger a Dilma por causa do Lula, já é outra história, neh???

    Enquanto ele dizia não saber de nada com relação a tantos escândalos (o que tb não justifica), a Dilma tava lá com o nome envolvido em todos eles, metendo a mão na grana e sendo feliz. Agora então, nem quero ver!!!

    É a festa da democracia brasileira dando um show, viu??!!! ¬¬ Fazer o que, neh?

    Bjins

  2. Eu também não sou a favor de partido nenhum. Anulei meu voto e não tenho vergonha disso.
    Faz tempo que não sou patriota, já desisti da seleção brasileira e tenho muitas coisas para reclamar desse país. E não sou filhinha de papai, sou de família humilde, estudei só em colégio público, aos 15 comecei trabalhar para bancar minhas coisas e faço isso até hoje… e nunca gostei do PT.

    Sonho com o dia em que conseguirei ir embora para outro país. De verdade! Acho que existe coisas ruins e gente ruim em todo lugar, mas tem lugares que você vive melhor (mesmo sendo um imigrante), que o governo respeita um pouco mais os eleitores, que as leis são menas injustas…

    Enfim… o Brasil é um ótimo lugar para tirar férias.

  3. Primeira vez que venho aqui e fiquei super feliz e ler o que li ! você praticamente leu meu pensamento e falou pela minha alma. creio que não só pela minha mas pela alma de muitos brasileiros indignados ao verem Dilma na televisão dando discurso sobre sua conquista barata usando a logo : ” A mulher venceu mais uma vez ! ” agora Brasil será governado por uma mulher. Uma mulher que nem ela , prefiro que seja governado por um mendigo, dá no mesmo !!! Para mim ela é uma mulher completamene PODRE !
    Interesse do Lula em querer aprender e estudar ? Pra que? Já ta cheio da grana mesmo ! sem contar todo o marketing que envolve tudo isso criando ” Lula – o filho do Brasil” , ou seja: pobre, ignorante, e malandro ! dinheiro para investir em estudos ele tinha/tem e muito ! até para implantar um dedo midinho na mão imcopleta houve a possibilidade, mas e o marketing em volta disso tudo , han ?
    Pior do que isso querida, é ligar e tv e ver que TIRIRICA ganhou 2 milhoês de votos.
    e mais ! disse em ultima reportagem que não esta com medo de teste que irá fazer de leitura e escrita, pq ? pq passou esses dias com um professor particular aprendendo a ler e a escrever para não perder o cargo por causa do teste.
    Perder dinheiro ??? cargo do governo ? Vida fácil ? LOGICO QUE NÃO.

    Esperança no Brasil? a minha já se foi a muuuito tempo minha querida. Infelizmente.
    Trabalho com turismo e vendo passagens internacionais, pacotes, cruzeiros, essas coisas. Agora vai você em Copacabana ali na feira Hippie olhar os cartões postais e dar de cara com um cartão aonde aparecem 4 bundas com biquini fio dental de “4” escrito em marca dágua : Brazil .

    Minha única esperança era a Marina. Mas essa ainda falta muito pra vencer, isso se até lá não se envolver com besteira,de fato não seria pra mim surpreendente.

    Beijos.

  4. Ana, fiquei mto feliz com esse post e ver que exise até uma quantidade razoável de pessoas que pensam como eu, como nós!!
    vc falou tudo que eu penso… fiz a minha parte e ontem ao ver o pronunciamento do Serra, fiquei mais feliz ainda em ver que votei certo e to com a consciencia tranquila que não contribuí para a corja da Dilma, ela ganhou e fazer o que né, não temos para onde correr, infelizmente! assim como vc tbm torci p/ o Brasil não ganhar na copa, aliás eu ja esperava isso e nem me decepcionei, se a gente ta assim, imagina nossos filhos, nossos netos, crescerão num país desacreditado!!

  5. Concordo com você nas questões levantadas, e também não sou nada, também não gosto dos outros partidos, mas DETESTO o PT, por questões pessoais sei o quão podre esse partido é!

  6. é por essas e outras que estou com você e não abro, carô. e sim, tenho nojo e desprezo o pt… com certeza serei uma das primeiras a apontar o dedo para mostrar as merdas que ela fará, pois como o pitta ela também pisará na bola com o amado povo brasileiro.
    bjo

  7. é, carô. os lulistas e petistas tem esse discurso pronto de que quem é contra pt é filhinho de papai, nunca precisou trabalhar, essas coisas. e eu ODEIO discursos prontos! porque eu também detesto o pt e moro no subúrbio até hoje, estudei em escola pública, dependo de transporte público e trabalho pra pagar minhas contas assim como a maioria dos brasileiros petistas e não petistas. mas o que mais me incomoda no lula é o fato de ele não ter estudado e não dar o mínimo valor pra educação!

    já reparou que no nossa país uma pessoa que tem um pouco mais de conhecimento e estudo é considerada “metida” e coisas do tipo? aqui na minha família mesmo, se eu corrijo algum tio ou parente, já me chamam de metida, de “professora de português” com certo desdém porque é um governo que não valoriza o conhecimento! e uma vez meu professor de história disse algo que é verdade “enquanto vocês estão aqui cursando um curso técnico e desprezando a história, a arte, a música… quem está no poder estuda artes, história, cinema…”. agora me diz, por que não um “bolsa-livro” ou “bolsa-teatro”? porque, pra eles, cultura é “coisa” de gente rica, né? ¬¬’

    pronto, falei.

  8. As opções para votar neste ano estavam tão horríveis, que fiquei feliz em não poder votar. É triste. Mas estou mais para aquela tirinha da Mafalda em que ela ri por horas ao descobrir o que é democracia.

  9. Falou tudo Carolas, agreed 100%!!!
    Vc sabe o qto odeio o Lula, q não consigo nem olhar a cara do maledeto sem falar uns 10 palavrões e sempre pensei q pior não podia ficar… iludida… muito pior q o Lula é seu fantoche Dilma!

  10. Sempre passo por aqui, mas não costumo comentar.
    Mas esse post está muito bom. Concordo 100% com o exposto.
    Não é a tôa que quem elegeu Dilma foi em grande parte a região mais pobre do Brasil, que é onde o Lula “homem do povo” tem mais ibope. Lula desdenha da educação. Ele se acha muito poderoso. Às vezes tenho medo dessa amizade do governo brasileiro com governos extremos, como Chavez e Ahmadinejad.

  11. Concordo com você, li uma reportagem depois da eleição que uma pessoa comentou que votar em alguém por indicação não era ser democrático porque os governantes estão lá para NÓS mandarmos neles e não ELES mandarem em nós.
    Se você olhar friamente a situação vai ver que onde a Dilma “ganhou” foi aonde mais tem gente usufruindo do ‘Bolsa Família”, porque para uma familia de mais de 5 filhos compensa hein…
    Como o PT diz que o pobre também tem direito a ter as coisas que o “rico” tem daqui a pouco teremos bolsa- sapato de grife, bolsa calça Diesel, bolsa MAC, bolsa Chanel e etc…
    Por isso justifico meu voto, nem me dou ao trabalho de viajar para votar, essa é minha forma de protesto.
    Há já ia esquecendo, colocaram a Marta Suplicy no senado né? Ela que quando era prefeita de SP quando quetionada na tv sobre as obras para conter as enchentes por uma moradora, disse que pobre também tinha direto de ter palmeira em frente de casa.

    Sem mais, to com você e não nego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo