Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

O que uma não fumante acha da lei

Não resisti e tive que falar sobre a tal lei contra o cigarro e que sou TOTALMENTE A FAVOR dela.

Daí você que fuma pode me dizer que você tem todo o direito de fumar em qualquer lugar. E o meu direito de não ter fumaça fedorenta na minha cara?

Daí você que fuma me diz que balada só é balada quando se pode beber e fumar. E o que eu, que saio toda cheirosinha de casa e volto fedendo à cinzeiro?

Daí você que fuma fala que o cigarro não faz tão mal assim pra mim e solta a tal frase “Me mostre uma pessoa que teve câncer porque era fumante passivo e eu te mostro um ganhador do Papa Tudo”. E o que a minha alergia respiratória e a minha alergia no olho por causa da fumaça têm a ver com o seu vício? E quem disse que mesmo não sabendo de ninguém que tenha desenvolvido câncer por ser fumante passivo eu quero ficar de cobaia e ver se desenvolvo um?

Entendeu porque sou a favor? Convivo desde que nasci com o maior fumante que conheço: meu pai. Quando era pequena nunca tive alergia à cigarro, não vou dar uma de puritana e dizer que nunca fumei (tive minha ultra mega mini fase de fumante quando era adolescente) e depois que cresci, passei a ter problemas. É de se pensar que meu pai tenha parado de fumar dentro de casa, certo? Mas não parou, só evita quando eu estou por perto e olhe lá. Além disso, tive por um bom tempo conviver com o fedor do cigarro dentro de restaurantes (quem disse que a fumaça respeitava a tal área de fumantes?),  deixei de sair tanto pra noite porque não aguentava ficar por muito tempo com a fumaça… e agora posso pensar em comer sossegada, ir pra balada, voltar pra casa cheirosa.

Tá vendo porque acho que nenhum dos argumentos acima tem valor? Se você continua com o direito de fumar onde quiser, eu perco o meu e respirar ar puro, não espirrar, não ter os olhos lacrimejando e não ser uma possível paciente de quimioterapia.

Pra quem tem dúvidas, o G1 respondeu algumas aqui.

Ana Carolina

25 comentários em “O que uma não fumante acha da lei

  1. CONCORDO, CONCORDO E CONCORDO.
    Odeio cigarro e mesmo tendo marido e irmão que fumam e mãe que fumou por 30 anos, acho q nós não somos obrigados à aguentar uma chaminé na nossa cara, se eles querem fumar, ok, ngm proibe, so fumem em lugar aberto… eles tem o direito de fumar e nos de respirar..
    Acho a lei super certa!
    Bjs

  2. Se me vierem com essa história de que fumante passivo não morre, eu dou um murro, isso sim. Uma professora minha do primário (e amiga da família) desenvolveu câncer de pulmão e morreu em menos de um ano… tudo porque o marido dela era (teve que parar depois dessa, óbvio) fumante compulsivo.
    =/

  3. Eu também sou TOTAL a favor da lei. É, eu não sou fumante mesmo. E é, eu não tou nem aí com quem é. Que tenham vícios que prejudiquem só eles. Eu tou é feliz que não vou mais chegar em casa com cabelo cheirando a cigarro. o/

    Beijo.

  4. Concordo totalmente contigo, Ana. Tenho muita alergia e simplesmente não consigo ficar perto de fumantes, passo mal mesmo. Gostaria muito que essa lei se estendesse a todo o país.
    =***

  5. Apoiada Aninha ^^!! Eu não ligo pro cheiro em si, mas com o tempo minha alergia começa a surgir rs, e eu definitvamente não quero ter nada por conta do vicio dos outros, cada um no seu quadrado neh? hahahaha

    Quem quiser se matar q o faça sozinho rs….

    Bom fim de semanaaaaaa

    Miquilisssss

  6. Também apoio a lei. Deveria ser uma questão de bom senso não fumar em locais fechados. Mas fumantes dificilmente têm bom senso, portanto…
    O mais engraçado é que muitas pessoas falam sobre países do chamado “primeiro mundo”, sobre a educação e tudo o mais. Em muitos desses países esse tipo de lei já é fato há muito tempo e é muito mais restritiva. Quando a lei vem pra cá, aí falam dos direitos individuais. Humpf!

  7. Sou completamente a favor dessa lei. Na escola onde eu estudava tinha um professor que fumava tanto, mas tanto, que mesmo quando ele não tava fumando ele tinha cheiro de fumaça, o tempo inteiro. E quando ele fumava, o corredor que ficava a minha sala era completamente tomado pelo cheiro da fumaça, e todo mundo ficava tossindo ou com os olhos ardendo. Lógico que ninguém gostava, né? Ainda mais numa escola, incentivando os alunos a fumarem também, ainda que indiretamente!

    Não é questão de querer ser puro e dizer que não fuma pra se fazer de santo. É questão de querer ter saúde e ver os outros com saúde também.

    Bjs.

  8. Só sou contra aquela aspecto ali da pergunta dois “Existe a possibilidade de abrir um estabelecimento gastronômico que seja exclusivo para fumantes, como se fosse um clube de adoradores do fumo”… Justamente pelo que eu disse… se querem fazer a merda… xD rs

  9. concordo… meu irmao fuma, e nao respeita, dentro de casa e um horror! de manha e o pior horario, logo q acordo ja tenho q inalar a fumaça do cigarro dele!
    ja estava na hora de decretarem essa lei, ninguem e obrigado a inalar a fumaca alheia! quer morrer, morra sozinho…rsrs!!!

    beijossss

  10. Concordo em gênero, número e grau! Odeio cigarro! Bem queria que existisse uma lei dessa aqui no RN!
    Mas já é um bom começo, né? Quem sabe os outros estados não seguem o bom exemplo? :)
    :*

  11. Humm tô apaixonada por essa nova lei!! Há alguns meses fui em um barzinhho… ambiente legal, pagodinho gostoso, bebidinha, petiscos… e na saída um fedor de cigarro que fez eu me arrepender!!! Ontem, com a lei em vigor foi outra história!! Consegui me divertir horrores e ainda sair cheirosinha do jeito que eu cheguei!!! Pô, vc se arruma, lava cabelo, toma banhão gostoso, perfuminho e acaba fedorenta por conta do cigarro dos outros??? Não rola neh!! Fora que a maioria eh sem noção e além de fedidinha vc acaba tendo um que9imadinho pq eles ficam com o cigarro por todo lugar sem se preocupar e aguentando fumaça fedorenta na cara neh!!!

    Viva a nova lei!! /

  12. Oi, Carô!
    Sou fumante (fumo muuuito!) mas concordo com a lei! Quando estou em um ambiente fechado (ou parcialmente) a fumaça do cigarro dos outros me incomoda. Só acho que poderiam separa áreas para fumantes, abertas, mas seguras e com lixeiras de areia, para que ninguém tenha que jogar suas guimbas (bitucas) pelo chão. Minha esperança é que a nossa dificuldade de fumar diminua aos poucos o vício… Quem sabe a gente não pára!?
    Beijins!
    Andrea Guim

  13. Muito bom o post! Concordo com tudo. O que mais me irrita é o fumante birrento, que fuma pra ser rebelde e não consegue entender que o seu direito termina onde o do outro começa – esse fumante do seu texto. Adorei!

    Bjos!

  14. vi uma pessoa na tv dizendo que temos é que nos preocupar com a poluição em sp e não com o cigarro. hahahaha sério, que isso é argumento que se apresente? acho que quando alguém chega ao ponto de tentar justificar seu habito tão toscamente tem que parar e pensar que talvez o cigarro esteja afetando o cerebro e não o pulmão. humph!

  15. Tinha que ter uma lei dessas aqui ._. sou asmática tenho rinite e quase morro com gente fumando perto de mim. Cada um faz o que quer né? pode fumar, mas pelo menos tenha respeito com os outros! Pior de tudo são aqueles que fumam em restaurante daí é pra matar, tu ali comendo, e o cara fumandooo. Ninguém merece.

  16. apesar de fumar….
    eu sou totalmente a favor da lei!
    E o mais legal que com ela, famílias poderão levar seus bebes pequenos sem medo de estragar a saúde deles!
    Então viva essa lei!
    bjins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo