Como cuidar dos sapatos de plástico

Sou viciada em melissa, daquelas que usa pelo menos 3 vezes na semana, que tem mais de uma (ou duas?) dúzias de pares, que coleciona modelos antigos e tem dó de usar, pra não gastar.

Então posso dizer que tenho um certo know-how em cuidar de melissas. Como limpar? Como cuidar para que os pelinhos das flocadas não saiam? Como não ficar com aquele cheiro de chulé-de-melissa nas melissas que têm paninho por dentro? Sim, essas já foram grandes dúvidas pra mim, que só aprendi a contornar com o tempo.

Como acredito que para a grande maioria das pessoas que compra e usa esses sapatos essas são dúvidas bem pertinentes, resolvi fazer um “mini guia” de sobreviência (para suas melissas e para o cheirinho do seu pé).

Antes, segue um mini dicinário (tão mini quanto o guia), para ninguém ficar perdido nas explicações:


melissa normal – aquele de plástico liso, normalzão


melissa flocada – as com “pelinhos”, que parecem de papel camurça


melissa estampada – as que têm estampas “impressas” em sua parte externa, tipo da hello kitty, sininho, pequeno príncipe, etc.

Agora sim, vamos às dicas:

1 – Limpeza
A limpeza das melissas normais pode ser feita com sabonete ou sabão em barra (não necessariamente neutro, não vejo necessidade para tanta frecura) e uma escova de dente velha. Molhe a sandália e vá tirando toda a sujeira esfregando com a escova de dente, tanto na parte externa quanto na interna. Cuidado para não molhar muito, já que o solado da maioria delas é de papelão e como todo mundo sabe, papelão não foi feito para ficar sendo molhado constantemente (já basta o tanto de água que o coitado absorve quando você toma chuva com a sua melissa).
Para limpar as estampadas, é preciso um pouco mais de “gentileza” quando estiver passando a escova. Essas estampas são meio que “coladas” por cima do sapato e podem descolar em alguns lugares (o que significa que você corre o risco de ter um pequeno príncipe sem parte do rosto).
Já a limpeza das flocadas tem que ser realizada com um pano úmido e sem muita força no “esfregamento”.
A limpeza da parte interna da melissa que tem tipo um “paninho” é um pouco mais complicada, já que esse paninho pode ficar com cheiro de chulé se for molhado. Eu aconselho deixar a melissa tomar ar, igualzinho ao que você provavelmente faz com os seus tênis. A ventilação é boa para “levar embora” o cheiro desagradável. Se a melissa tiver palmilha, tire-a para tomar ar também.
Quanto às melissas com glitter, sugiro que a limpeza seja feita também com pano úmido, mas de forma ainda mais suave que a feita nas flocadas. Os glitters são colados, o que quer dizer que muita água e força podem fazer os coitados se desgrudarem.

2 – Conservação
As melissas duram MUITO. Digo isso com conhecimento de causa porque tenho algumas com 7 anos e que ainda podem ser muito usadas.
Para que você consiga aproveitar ao máximo o sapato, sugiro que evite:
– sair na chuva com as flocadas (o pelinho é colado por cima do plástico e a água pode fazê-lo se desgrudar)
– não derramar tinta de caneta (tenho melissas com manchas porque não tomei muito cuidado) – ela penetra e fica como se fosse uma mancha no próprio plástico
– não emprestar (sou super chata, não empresto as minhas para ninguém – imagina a outra pessoa me entregar o sapato todo suado/sujo? eca!)
– deixá-la sempre limpa (com a limpeza constante, a sandália nunca vai ter que passar por uma limpeza muito pesada, o que agride mais a bichinha)
– não utilizar os modelos com glitter e broches (bom exemplo: a happy) quando souber que vai para algum lugar lotado: pisões podem fazer o glitter sair em alguns pontos ou o broche quebrar.

3 – Na hora de comprar
As promoções dos sites que vendem melissa são tentadoras, eu sei. Mas por experiência própria, sugiro que você sempre vá à uma loja real experimentar o sapato antes de comprar. Para mim, por exemplo, tem modelo que tem que se 1 número menor, outros que são 1 número maior, alguns o meu número normal e outros ainda que simplesmente não servem (ou ficam pequenos ou grandes demais). Portanto, para você ter 100% de certeza na hora de comprar, é melhor experimentar antes. E é fácil experimentar e sair da loja dizendo que “ah, só vim experimentar porque vou pedir de presente para a mãe/tia/namorado” e ir comprar naquela promoção que você viu no site.
Quanto às compras pela internet, sugiro cautela: as compras de melissas de modelos mais antigos pelo mercado livre e pelo orkut são legais, mas perigosas. É bom você pedir muitas fotos do sapato, de todos os detalhes: frente, atrás, sola, parte interna… é fácil ter uma surpresa desagradável comprando sapato usado.

4 – Aceite as partes ruins
Sim. Melissa tem parte ruim, não tem como negar. O chulé-de-melissa, para mim, é a pior parte de todas. O cheiro é hiper desagradável e ainda vem acompanhado de um líquido escuro (eca! eca! eca!). Mas.. como já diziam os Raimundos, lavou tá novo e vambora.
Os sapatos de plástico também são frios. Por isso, sugiro que use com meia no frio, para seus pés não congelarem. E nem vem falar que melissa com meia fica feio porque tem certos modelos que ficam bem com certas meias (tem que saber combinar, pelamordedeus!).
E… eu só vejo esses dois pontos negativos em tudo.

É isso… espero ter ajudado. Essas são as minhas dicas, tudo o que aprendi em anos usando essa marca de sapatos. Se você ainda tiver alguma dúvida, sugiro que procure em alguma comunidade do orkut, que são ótimas para isso.

Imagens: lojamelissa

Comentários via Facebook

30 comentários

  1. Jey em | Sempre vem aqui e já comentou 33 vezes. ;) Responder

    Maravilha de dicas!…
    eu adoro melissas, mas ate agora so tive 2 e posso dizer que as amo! S2

    bjs

  2. Mariana em | Sempre vem aqui e já comentou 25 vezes. ;) Responder

    Ótimas dicasss!!!

    Seu blog é muitooo show!!!! Vou entrar sempre aqui!

    Eu tenho uma dessas de desenho da Mulher Maravilha e está descolando o plastiquinho isso pq usei 2x!!! E sempre deixo tomando ar! Aí mandei e-mail pra eles reclamando, vamos ver no q dá…

    Bjuss

  3. em | Já comentou 9 vezes. Eba! Responder

    Postei o comentário no post errado =/

    Segue:

    Nossa mto bom seu blog!
    Eu lembro do Cobi, alias, lembro dele em todas as olimpiadas!! mto bom…

    Agora fica bem mais fácil cuidar da minha Melissa =) Valeuzão pelas dicas!!!
    bjs!

  4. Lecticia em | Sempre vem aqui e já comentou 506 vezes. ;) Responder

    Mega-tutorial!!!
    Eu acho Melissa linda, mas acabo não comprando pq é muito cara o.O
    Mas mesmo assim, as dicas já valem pras minhas sapatinhas que sofrem do mal do chulé-de-plástico!
    =*

  5. anacarolz em | Sempre vem aqui e já comentou 288 vezes. ;) Responder

    Obrigada pelos elogios, meninas! :D

  6. Ju Mary em | Sempre vem aqui e já comentou 60 vezes. ;) Responder

    adorei o how-to!! tenho três melissas. uma ganhei e nunca usei, acho cafona, rssss ela é uma sandália branca de salto alto prata, hahahahahahha…. :P

    outra é atoalhada azul, mas ela prende no dedão e COME meu dedão, especialmente porque ela é super verão, aí o pé fica suadinho e o dedão é devorado pela tira, rssss mas é linda!

    a outra é uma happy. a única que uso mais vezes! lavei tudo errado a primeira vez, com sabão em pó diluído na água e uma esponja macia, tipo a parte amarela da scot-brite, sabe? rs funcionou, mas é branca e tem umas partes q estão encardidas meio que para sempre, parece… e eu tiro a presilha quando vou para lugar cheios. sim, eu tiro a presilha antes de entrar no trem, por exemplo, rsss FRESCA!!! :P

    bjs

  7. Nee ♥ em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Hahaha.. amei suas dicas..

    Também tenho minhas queridas melissas.. e amo muito.. haha..

    bjão

  8. Juliane em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    meu amor, vc poderia me explicar como eu faço para tirar o encardido??

    beijo.

  9. Priscila em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Oi, tudo bem?

    Você sabe aonde posso achar a Melissa Nigth de Plástico com o pequeno principe ou outro desenho?
    Essa da foto: branca com o pequeno principe é lindaaaaa!!!
    To começando a comprar Melissas agora e ja to apaixonada!!!

    Bjos!

  10. Ana Carolina em | Administrador/a do blog. Responder

    [Comment ID #33169 Will Be Quoted Here]

    Oi Priscila!!

    não sei onde vende essa night pq ela é de coleções passadas.. vc pode procurar no flickr alguma menina q venda. ;)

    beijo

  11. Drielly em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    muuito boa essas dicas! as melissas são maravilhoosas, mas fica o dia inteiiro pra veer (cheiriinho bom depois +o( ) ausahsuha

  12. louyse em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    adorei as dicas sao ótimas.
    melissa é td de bom ,comprou uma vez quer comprar pra sempre,algumas machucam o pé ,dá chulé rsrsrs mais são perfeitas.

  13. sandrinha em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    ai essas dicas são super util tambem morro de ciume minhas melisas não empresto por nada.

  14. priscilla em | Já comentou 2 vezes. Eba! Responder

    velho, adoreeeeei essas dicas! eu sempre deixava pra limpar as minhas depois que usava pelo menos umas 3 vezes, e a limpeza era bem pesada, por isso algumas tem o sola interna encardida :( mas agora com as minhas novas melissas ( só tenho 16 pares, é so o inicio da minha coleção! :) vou ter super cuidados! valeu pelas dicas!

  15. Penélope Salles em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Ana, parabéns pelo artigo. Texto super claro, objetivo e divertido de ler. Essas dicas foram mto utéis p/ mim. Um abraço

  16. Paola Schaffer em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    aaadorei! *-*
    mas como a maior fã que Raimundos já teve adorei a lembrança do Cd Lavo ta novo deles!! *-*
    heheh

    o/

  17. Hellen em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Ahá! Mto boa as dicas!!!
    só vou adicionar um comentário: Se vc tiver uma melissa “pintada” tipo uma “night III” perolada, limpe ela só com um paninho úmido mesmo, pq eu fui escovar com uma escovinha velha , e mesmo sendo macia, todo o “perolado” saiu… ela n ficou feia… ela ficou branca fubá só… =/

    =***********

  18. didi em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    oii, sabe se o plástico cede um pouco depois de algum tempo de uso?

  19. Danielle Cavalcanti em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Olá tenho uma melissa flocada que está saindo, como faço para tirar td???

  20. Lariie em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    AMEEI AS DICAS, MUITO OBRIGADAA!
    AGORA MINHAS MELISSAS ESTARÃO SEMPRE NOVINHAS,POIS SÃO MEUS BEBÊS QUE EU TENHO O MAIOOOOR CIÚMES!!

    BJO & OBRIGADA + UMA VEZ =D

  21. Giovana em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    naaoo se se por usar a minha nigth flocada com calça , atras o flocado ficou meio “fosco” o que eu faço?

  22. vanessa em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Adorei as dicas, muito boas! parabens =)
    Gostaria de pedir, se fosse possível, voce dar algumas dicas de quais modelos melissa podem ser maiores ou menores do seu tamanho normal… por ex: comprei uma Wedge doc dog laço, e ela é do meu numero mas ficou um pouquinho grande… a Hoop, tbm precisei pegar um numero a menos, e etc…

    =)Seria interessante pra quem nao tem loja da melissa por perto, e nao tem na cidade e compra pela loja da melissa…
    beijos!

  23. Nega em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Me vi, cuidando de minhas melissas em suas descriçoes! ótimas dicas!!!

  24. Cíntia em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Muito bom o post… Realmente o chulé de melissa é o pior, mais não deixo de ama-las ;D

  25. Laylla em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Uma coisa que sempre faço com as minhas melisas quando as lavo, e deixar secar a sombra!
    pois o sol resseca o plastico e podeacontecer de rachar ou até mesmo de quebra (se for uma sandalia de tiras).

    Com relação ao chulé… eu uso sempre um produto para os pés da avon que é o Avon Foot Works – Desodorante Spray, pq ninguém merece passar akeles talcos… e ficar com o pé branco, e eu tb não kero ficar com minhas melissa fedidas!…kkkk todas as minhas ainda conservam o cheirinho de novas!

    e eu tenho uma melissa happy com “pelinhos” tbm… e já lavo ela debaixo d’água e esfrego “de leve” com uma escova.. bem comigo funciona fica limpinha e não estragou até hoje…rs

    Aorei todas as dicas e deixo algumas minhas!

  26. Jennifer em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Eu amo Melissa, tenho umas Vinte e poucas, e achei muito bom a matéria ,ela só esqueceu de dizer que a melissa machuca tbm ,mais nem ligoo! amoo♥

  27. samara santos em | Comentou pela primeira vez, boas vindas! Responder

    Tenho uma melissa branca plataforma com o salto colorido mais esta com uns riscos parece caneta mais parece qie entrarao no plastico e tem tambem algumas manças rosa vc tem alguma dika de como tirar essas manchas pfv

  28. - Obsessão « Futricô

Deixe o seu comentário