Cité de la Musique
O Henrique adora música, toca alguns instrumentos e grava algumas músicas, então resolvemos conhecer o Museu de Música de alguma das cidades que visitaríamos. Minha irmã já tinha ido ao de Paris e falou super bem, então ele foi o escolhido.
A Cité de la Musique fica um pouco afastada de outras atrações da cidade, então pegamos metrô para chegar e ir embora. Ao lado dela fica o Parc de La Villete, um parque com vários jardins temáticos. Vale a visita ao parque, caso o dia esteja bonito. Quando fomos estava chovendo, bastante frio… acabamos não tendo vontade de conhecer.
Na verdade, como o próprio nome diz, a Cité de la Musique não é somente um museu. No lugar também tem aulas de música e apresentações. A parte do museu é maior do que a das outras coisas, mas o lugar parece ser muito frequentado para as outras finalidades também.
No museu tem muitos intrumentos super antigos e o audio guide (incluso no ingresso) vai te contando sobre a história deles e mostrando os sons que eles produzem. Ficamos lá um bom tempo, ouvindo os sons e vendo os instrumentos lindos. É legal porque dá para aprender um bom tanto de história também, já que o audio guide contextualiza o que rolava na época de cada instrumento.
O acervo de instrumentos atuais não é muito grande, mas há uma parte toda dedicada à eles. O legal mesmo é ver os instrumentos mais antigos, tem alguns muito lindos.
Ao final da visita, demos de cara com uma apresentação muito legal. Não descobrimos o nome do instrumentista, mas o cara mandava super bem e ficamos algum tempo só ouvindo sua música.
O passeio vale muito a pena para quem gosta de música e tem tempo para fazer um passeio que não é tão turístico assim. Quando fomos, encontramos o museu um tanto vazio, não fosse uma excursão escolar de crianças.
Para saber mais: Site oficial.
Catedral de Notre Dame
Sempre que penso em Paris, a primeira igreja que me vem à mente é a Notre Dame. Provavelmente é porque conheci a igreja com o longa da Disney lançado nos anos 90 e isso ficou marcado na minha mente.
A entrada na catedral é de graça e, provavelmente, você vai pegar uma fila. Quando chegamos a fila estava até que grandinha, mas não demorou mais que 10 minutos para entrarmos. Caso você queira o audio guide, tem que pagar à parte.
Por dentro a catedral é bem bonita e imponente. O teto é suuuper alto, tem vitrais lindos… parece cenário do Harry Potter. Hehehe.
Não sou muito religiosa, então nunca me atenho à rezas e tudo mais, só passeio pelas igrejas. Sendo assim, olhamos tudo rapidinho, demos uma volta, sentamos um pouco nos bancos para olhar o altar e fomos embora. Caso você queira rezar um pouco, pode sentar nos bancos da igreja e ficar lá pelo tempo que quiser.
Para saber mais: Site oficial.
ai Paris! <3 esse ano vai fazer 10 anos que eu fui pra lá, foi o prêmio que ganhei em um concurso de fotografia. na época ninguém era muito ligado em pesquisar coisas pela internet e tal, daí que acabei não conhecendo um monte de coisas por lá. :(
e em Notre Dame acabou a bateria da minha câmera e eu só tenho uma foto, igual essa sua do vitral. :(
tenho que voltar pra lá e conhecer esse Cité de la musique, vou amar esse lugar!
Eu não tinha muita expectativa, mas adorei a Cité de la Musique!
E olha que basicamente é “só” ficar andando e olhando os instrumentos antigos enquanto o audio guide te fala um pouco sobre a história deles e mostra o som que fazem. Hahaha.
Ai ai, que vontade de voltar à Paris…
Notre Dame é linda mesmo, e morria de vontade de conhece-la por causa do desenho da Disney.
Eu inventei de subir na Torre… A vista é maravilhosa, mas juro que achei que ia desistir no meio :P (esse sedentarismo ainda acaba comigo).
QUE VITRAL É ESSE 100NHOOOOR?
Paris é (um dos) meu sonho. Mas acho muito legal esses programas alternativos, pq dá pra você viver a cidade, ao invés de só ficar nas filas com turistas :D
sinto que agora eu posso acompanhar melhor os seus posts porque comprei o novo jogo do Assassin’s Creed e a história se passa em Paris haha! :D
hahahhaa. Nunca joguei isso, só sei da existência pq dei os livros pro meu pai. hahah