Deixei para ir em um domingo aos pontos turísticos mais clássicos de Lisboa e me dei mal. Como domingo é o dia em que a entrada em algumas atrações é de graça e as filas estavam ABSURDAS. Era muita gente, o sol estava castigando e a gente queria andar mais pela cidade. Acabei só conhecendo esses três lugares por fora, um dia eu volto para conhecer por dentro.
Belém é um bairro um pouco (mas bem pouco mesmo) afastado do centro de Lisboa e li em algum lugar que antigamente o caminho até ele era feito só por barcos à vapor. Hoje é tranquilo de chegar, tem bondinho pra lá. Só é bom ficar de olho na carteira e na bolsa, porque é o bondinho mais muvucado que vi. ;)
Mosteiro dos Jerónimos
O mosteiro mais famoso da cidade foi construído com dinheiro vindo do comércio das especiarias que Vasco da Gama trouxe das Índias. É esse o motivo dele ser tão grande e tão detalhado: queriam mostrar a riqueza do país, na época. Conseguiram porque, olha, o lugar é lindo. Por fora a arquitetura do lugar é de uma riqueza enorme. Mesmo “só” tendo esculturas em pedra (nada daquele monte de dourado que os franceses tanto gostavam), é rico em detalhes, perfeito. Lindo mesmo.
Só entramos na igreja anexa à ele, onde estão enterrados o próprio Vasco da Gama e Luíz Vaz de Camões. A igreja por dentro é bem grande e escura, com aqueles vitrais lindos e super coloridos que todas as igrejas antigas têm.
Para saber mais: Site oficial
Padrão do Descobrimento
Praticamente em frente ao Mosteiro, fica o monumento aos descobridores portugueses, na beira do Rio Tejo. Ele é bem alto, com escultura de diversos descobridores importantes na história do país (e sim, tem o “nosso” Pedro Álvares Cabral lá) e você pode subir para apreciar a vista para o outro lado do Tejo, mas duas coisas nos impediram: achamos meio caro (nem lembro quanto era, pra dizer a verdade) e a fila estava grandinha. Essa coisa de pagar só para ver a vista da cidade normalmente não me faz a cabeça.
No chão da praça onde ele fica há um mapa mundi mostrando quais foram as terras descobertas por todos os que estão representados no monumento. É legal ver e lembrar a potência que Portugal era, naquela época.
Para saber mais: Site oficial
Torre de Belém
A torre foi construída para servir como defesa da cidade, já que de lá os soldados ficavam de olho caso algum inimigo chegasse (e podiam atirar neles dali, se preciso). Hoje ela é considerada um patrimônio mundial da UNESCO. Nela eu queria muito ter entrado, mas a foi a maior fila que vi durante toda a viagem e deixamos passar. Tudo bem, tenho certeza que volto pra lá para conhecer direitinho, em um dia de semana e sem tanta fila.
Para saber mais: Site oficial
O verdadeiro pastelzinho de Belém
Nunca fui muito chegada à nenhum pastel de nata por um simples motivo: os doces portugueses com creme de ovos sempre tiveram um lugar maior no meu coração e por isso nunca dei bola para os pastéis. Mas isso foi até comer os pastéis originais, feitos na confeitaria de Belém onde eles foram vendidos pela primeira vez (porque foram inventados mesmo foi pelo povo do Mosteiro dos Jerónimos). Aliás, dizem que só os pastéis que são vendidos na Fábrica Pastéis de Belém é que podem ser chamados assim, os outros são só pastéizinhos de nata.
Cara, que delícia! A massa é meio folhada, o creme tem o doce e a textura perfeitos.. e fica ainda melhor com um pouco de canela por cima. Tô aqui salivando enquanto escrevo isso. Com certeza essa é a visita que ninguém que vai à Belém pode deixar de fazer.
Para saber mais: Site oficial
Tô simplesmente amando seus posts sobre a viagem! :) Sou louca para visitar Portugal. Com certeza entrará na minha lista se eu fizer um mochilão.
Ahhh, fiquei louquinha quando vi você de Life by Vivara na última foto. Sou viciada nessa pulseira! Que tal um post mostrando seus berloques? Eu amo coisas assim! Hehe. Só uma sugestão…
Beijos
Eu nunca tinha dado muita bola pra Portugal e me apaixonei. Quero voltar lá e fazer uma roadtrip pelo país. <3
Sabe que já pensei em postar sobre a pulseira? Qualquer dia eu posto sim, pode deixar!
bjo
Nhooooim! Quanta eu :D Volta que vou visitar Belém com vcs de novo. E conhecer o Mosteiro e a Torre por dentro, que nunca entrei :X
Ah, o André outro dia disse de onde eram os bois, mas meio que esqueci, hahaha. Acho que era museu de cultura popular ou algo assim.
Affff, por mim eu já pegava o avião hoje mesmo! Hehhe.
Então, não lembro o que era, só sei que ela entre o Padrão do Descobrimento e a Torre de Belém. :/
meu SONHO é ir (morar?) pra Portugal. amei <3
Vai, Isa!
Te dizer que também deu vontade de morar por lá, viu.
olha essas lindas, viu?? que lugar lindo, fiquei com vontade de conhecer e morri com o cachorrinho segurando a cesta haahah
Cachorrinho maaaais fofo! <3