Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

2011 e o que aprendi fotografando

Tá tarde para uma mini retrospectiva? Tá todo mundo só pensando nesse ano novinho em folha? Desculpa, mas eu precisava esperar 2011 acabar pra repensar tudo o que aconteceu e rever minhas fotos.

Participar do Project365 era um plano velho que eu já tinha tentando e abandonado algumas vezes. E foi meio de bobeira que resolvi começar de novo, logo que 2011 apareceu. Achei que provavelmente iria desistir de novo e por isso me comprometi a postar toda semana as fotos, assim eu ficaria com vergonha de não cumprir a promessa. E funcionou. Muito bem, aliás. Fotografar alguma coisa todo dia virou um hábito, assim como falar um pouco da foto por aqui. Foi gostoso e mais gostoso ainda é ver todas as fotos agora e relembrar detalhes do ano que provavelmente já estariam esquecidos se eu não tivesse essa imagem para me lembrar deles.

Uma coisa que aprendi com tanta foto é que sou uma fotógrafa totalmente caseira. Minhas fotos podem não ter um enquadramento perfeito, mas me lembram bem o momento. Achei que tendo que tirar foto todo dia eu iria querer aprender mais sobre fotografia, mas não. A parte profissional da foto eu deixo para meu lado publicitário. Nos momentos de vida real continuo usando só a intuição mesmo.

2011 foi o ano em que pedi meu namorado em casamento e em que fomos morar juntos. Fomos padrinhos de casamento de amigos queridos, vi meu cunhadinho se formar na faculdade e tirei, pela primeira vez na minha vida, 1 mês de férias do trabalho (e olha como encontrei minha mesa quando voltei). Vi meu avô, que sempre foi tão forte, ficar doente e morrer em pouco tempo.

O apartamento consumiu boa parte do meu tempo e dinheiro. Começamos o ano com o apartamento “pelado” e colocamos piso nos quartos e sala, lustres, móveis, nossas coisas e conseguimos nos mudar. Ainda falta MUITA coisa, mas com o que temos já vivemos super bem. O melhor de tudo é que a casa está ficando exatamente como queríamos, com a nossa cara.

Vi uma sobrinha crescer e outra nascer. Tem coisa melhor? As duas pequenas são a alegria da família. <3

Teve MUITA comida. Muita mesmo. E a maior parte gostosa. Nham Nham. Não é à toa que tô gorda do jeito que tô, né?

E teve aquelas pessoas que a gente deixa entrar na nossa vida e não quer que saiam mais. Tanta gente querida! <3

Relembrando de tudo isso, não tenho como dizer que 2011 foi ruim. Claro que teve coisa ruim, mas no final as boas é as que lembro melhor.

Muita gente tem me perguntado se vou fazer o Project365 agora em 2012. Vou sim, mas de um jeito um pouco diferente. Continuarei com uma foto por dia, mas agora tenho um desafio junto com elas elas. Semana que vem conto direitinho. ;)

Ana Carolina

24 comentários em “2011 e o que aprendi fotografando

  1. Eu acompanhei alguns posts do projeto e acabei me inspirando! No meio do ano surgiu uma vontadezinha de participar, mas acabou passando logo. Mas aí, no dia 02 de janeiro, por causa daquela troca rápida de replies, resolvi começar de verdade! E tô seguindo a mesma linha que você, de fotografar algo que marcou seu dia… Acho muito mais legal do que tirar fotos aleatórias, né? =)
    Enfim, passando pra dizer que você me inspirou!!! =D
    Bjks!

  2. Fazia tempo que eu queria participar do projeto, só precisava de um celular melhor pra isso haha agora que tenho, comecei no dia 1º e espero conseguir completar os 365 dias :D Também vou postar as fotos toda semana, mais pra eu mesma do que para os outros, pra eu ver como estou me saindo haha
    Adorei todas as suas fotos – sim, já vi todinhas HUSAHUASHA posso dizer que minhas preferidas são das suas sobrinhas e seus sapatos? :P Adoro!

    Curiosa pra saber sobre seus planos de 2012!
    Beeijo ;*

  3. Também gosto desses projetos pelo simples fatos de que são como diários. Você pode quando quiser olhar pra trás e lembrar de cada momento que viveu.

    Que bom que continuará com o projeto. Aguardo ansiosa pelo desafio :)

  4. Menina, suas foto ‘caseiras’ são lindas, tá? Deixa disso! Eu tentei fazer o projeto 365 ano passado, mas falhei. Acho que vou usar essa tua tática de postar toda a semana as fotos dos dias que passaram. Deve ajudar mesmo. (:

    Beijinhos!

  5. Tanto falei que eu não teria responsabilidade com o rpojeto e blá-blá-blá e não resisti! Esse ano comecei pela primeira vez, usando aquele app do iPhone, que ajuda e muito! Vou ver se roubo a sua idéia e posto semanalmente as imagens. =)

    Beijos

  6. foi muito divertido acompanhar o seu ano com mais detalhes migs! acho que a grande sacada do projeto não é necessariamente aprender mais sobre fotografia, mas sobre você mesma. só documentando nossa vida que nos conhecemos melhor. :)

  7. tem retrospectiva mais gostosa que essa? a gente até esquece das coisas que fez…

    eu tô pensando em “mesclar” o #photoaday com o projeto 366… há um tempo tô querendo compartilhar com os leitores do blog os meus cliques com o celular… enfim, tô animada!

    um beijo, carô! :)

  8. não foi só você quem aprendeu muito nesse ano de fotografia, ana. você inspirou muita gente a fazer o mesmo (eu inclusive, ehehe) e isso é MUITO LEGAL :)
    aliás eu até resolvi tomar coragem pra fazer uma coisa que queria faz tempo: montar um fotolivro com todas as fotos tiradas no ano. assim a gente tem também um registro impresso de tudo o que aconteceu na nossa vida, ano a ano.
    já pensou que legal daqui uns 30 anos ter 30 livrinhos de história visual?

  9. eu adorei seu projeto e ja tava ficando triste achando que ia acabar..
    mas ainda bem que vc vai continuar.. sempre acompanho suas fotos e acho demais!!

  10. Caró, tô aprendendo demais com o Futricô! Ele tá me servindo até de inspiração em relação ao Projeto!!!
    Sem falar nos seus posts sobre sua reeducação alimentar! Eu tô adorando!
    E, de uma coisa posso me dizer orgulhosa: fiz parte do seu #project365 na posição #028 (mesmo número da data de nascimento do Diguinho)! Daqui a pouco, completa um ano, e nem acredito <3

  11. Super gostei, Carô!
    Não sabia que vc tinha pedido o namorado em casamento! Que massa!

    Sinto muito pelo seu avô!
    E realmente as pequenas são demais!

    Beijinhos,
    Evy

  12. Carô, eu amei seu projeto e estou doida pra que vc continue, pois irei sentir muita falta das fotos aqui. E se vc prestar atenção, durante algum tempo, vc só vinha colocar as fotos do projeto, o que fez com que pelo menos 1 post semanal houvesse (coisa que não aconteceu comigo).

    Eu ia começar o projeto, lembra que comentei? Mas tive uma ideia melhor: vou fazer o projeto 365 com o nenê! O que acha? ;)

    Beijocas

    Ju

    1. Foi exatamente por isso que escolhi postar uma vez por semana, Jú. Primeiro tinha pensado fazer um post por mês, mas a ideia de ter sempre pelo menos um post por semana me animou mais. :)

      E faz o projeto com o nenê sim! Imagina qta diferença entre o começo e o fim? Depois manda imprimir um livrinho e guarda. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo