Suíça – Montreux – Château Chillon

Montreux é uma cidade linda à beira do Genebra, na parte francesa da Suíça, bem calma e super conhecida por causa do tradicional festival de Jazz da cidade e por ter sido a cidade onde os caras do Deep Purple escreveram a famosa Smoke on the water (tem toda a história bem contada aqui na Wikipedia).

montreux-01

Também foi lá que Freddie Mercury foi morar depois de descobrir que tinha AIDS e, por isso, à beira do rio há uma estátua dele. Lá também tem o Queen Studio Experience, um museu em homenagem ao Queen onde antigamente era um estúdio super frequentado pela banda (7 de seus álbuns foram gravados lá!), mas só descobri depois que já tinha voltado para casa. Pena, vou ter que voltar até a cidade para conhecer o museu. :p

montreux-freddimercury01 montreux-freddimercury02

Descemos do trem e fomos andando pela orla, vendo as casas e apartamentos lindos, curtindo o dia meio nublado à beira do rio… estava tudo ok até vir uma nuvem de mosquitinhos, eu me assustar e derrubar meus óculos. Hahaha. Foi uma cena bem ridícula e rendeu muitas risadas nossas e um lascado na lente (tão pequeno que hoje até esqueço que ele existe).

Nosso destino era o Castelo de Chillon e acho que demoramos pouco mais de 40 minutos andando bem devagar até lá. Por informações que eu tinha lido são 3km entre Montreux e o castelo, mas não senti que andamos tanto assim. Como fomos no verão foi bem gostoso, mas não sei se no inverno eu teria a mesma percepção, né?

Em uma escala de 0 a 10 o quão inocente eu sou por ter passado um tempão achando que esses pássaros eram de verdade? X)
Em uma escala de 0 a 10 o quão inocente eu sou por ter passado um tempão achando que esses pássaros eram de verdade? X)
opa, estamos chegando! Ó o castelo ali atrás. :D
Opa, estamos chegando! Ó o castelo ali atrás. :D

Château Chillon

chillon01

O castelo foi construído em cima de uma rocha, para maior proteção e em um local que era estratégico para observar o movimento entre França e Suíça. Ele fica bem numa “esquininha” do lago Genebra e dá para ver de longe, é bem bonito.

Esse castelo é o monumento mais visitado da Suíça. Parte de sua fama vem do ótimo estado de preservação em que está. Não sabem exatamente quando o castelo foi construído, mas sabem que em 1150 já havia registros escritos sobre a existência dele.

Lá foram mantidos alguns presos durante seus anos de atividade e, o mais famoso deles, um monge de Genebra que incitou o povo a se revoltar contra os governantes, inspirou Lord Byron a escrever o livro “O prisioneiro de Chillon”. Tem até uma plaquinha em homenagem ao autor dentro do castelo.

chillon04 chillon05 chillon06

A parte interna do castelo é bem interessante. Há salas repletas de armaduras, armas usadas em combate e canhões. Várias salas foram enfeitadas seguindo a identidade das famílias que por lá passaram, com brasões, cores e padrões. Em algumas o teto é super trabalhado, em madeira ou com pinturas. Eu amei uma sala toda em zigzag (quem disse que padrão chevron é moderno? Haha). Os vitrais são uma coisa de lindos, babei neles!

O castelo é alugado para casamentos e outras festas, tem um salão bem espaçoso reservado para isso e meio que um pacote-casamento, com opções de cerimônia e comidas já fechados. Imagina casar num castelo? Deve ser bem legal.

chillon02 chillon03

Mais informações: Site oficial

Comentários via Facebook

7 comentários

  1. Chell em | Sempre vem aqui e já comentou 309 vezes. ;) Responder

    Caraca! Num castelo desse até animo em casar uahuahaua deve ser lindoooooo =D

  2. Lívia em | Sempre vem aqui e já comentou 113 vezes. ;) Responder

    Não tinha nem idéia que a cidade tem essa história. Já quero ir pra Suíça só pra visitar o museu do Queen <3
    Acho que sou inocentona tbm, pq jurava que eram pássaros reais AHAHAH
    Nossa, o Dan iria ficar doido num castelo cheio de armaduras!
    Beijo, Ana

    1. Ana Carolina em | Administrador/a do blog. Responder

      Eu tô maluca pra voltar pra Montreux só pra ver o museu. Deve ser demais! :O

  3. Lec em | Sempre vem aqui e já comentou 506 vezes. ;) Responder

    O problema de ler seus posts é que começam a surgir novos destinos desejos pra listinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Ana Carolina em | Administrador/a do blog. Responder

      Montreux é liiinda, Lec. Acho que você ia gostar!

  4. BA MORETTI em | Sempre vem aqui e já comentou 51 vezes. ;) Responder

    freddie ♥ haha

Deixe o seu comentário