Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Impressões sobre a Europa

Está quase fazendo um ano desde o meu embarque para a Europa e tenho pensado nisso todos os dias há algum tempo. Saudade de viajar, saudade da Europa, saudade de passear e conhecer coisas novas. Enquanto não programo a próxima viagem, resolvi listar alguma impressões que tive quando estive por lá. :)

GERAL

europa-geral

O Brasil é muito popular. Como fui em época de Copa do Mundo e por ela ser aqui, tinha bandeira, camiseta, uniforme, hino e referência ao país em todas as cidades que visitei. Cheguei a encontrar um Fuleco gigante dentro de um shopping em Berna. Vi linhas de camisetas com estampas inspiradas no Brasil em várias lojas, vendedoras vestidas com o uniforme da seleção, chamando os clientes na porta da loja… achei muito engraçado.

– A galera por lá curte um cigarro. Incomoda muito, ainda mais pra gente que perdeu o costume de sentir tanto cheiro disso depois da lei antifumo.

– Tem MUITO brasileiro espalhado pelo velho continente. Andando de trem a gente sempre via algumas bandeiras do Brasil penduradas nas janelas das casas, ouvíamos português brasileiro praticamente todo dia… em Paris então, parecia que a gente tava andando por São Paulo, de tanto português que ouvíamos.

– É bem comum você cruzar com gente “azeda” pela rua, no metrô, em lojas… não sei o que rola, mas acho que a galera realmente fica um bom tempo sem tomar banho por lá.

– Dá pra morrer de vergonha com algumas trapalhadas feitas por turistas brasileiros. Enquanto visitava a Heineken Experience vi dois caras fazendo a maior zona, falando alto, sendo sem educação para tirar fotos… adivinha que idioma eles falavam entre eles? Pois é. :/

– A grande maioria dos europeus fala, pelo menos, inglês fluentemente. E na maioria dos casos, com um sotaque britânico LINDO e perfeito. Isso em qualquer lugar, nos museus, no metrô, no mercado… se te ouvem falando alguma língua diferente, eles já começam a falar com você em inglês automaticamente, numa boa. Isso só não aconteceu muito em Paris, lá eles tentavam forçar ao máximo a gente falar qualquer coisa em francês e só depois que viam que não tinha jeito trocavam para o inglês, com a maior cara de saco do mundo.

– No verão não importa muito em qual país vocês esteja, com certeza vai encontrar os parques cheios de gente fazendo piquenique, churrasco, praticando algum esporte… como por lá o inverno é bem severo, no verão todo mundo aproveita ao máximo o clima mais quente e o pôr-do-sol tardio (só lá pelas 22h).

LISBOA

impressoes-portugal

O sotaque português é lindo, gostoso de ouvir e pode ser um pouco confuso às vezes. Tinha hora em que falavam muito rápido comigo e eu não conseguia entender quase nada. Mas aconteceu pouco, na maioria das vezes falavam mais devagar.

Eles consomem muito nossa cultura. Ouvi muita música brasileira pelas ruas, vi funkeiros do Rio em programas da tarde e, já que estava por lá enquanto rolava o Rock in Rio, assisti show do Capital Inicial pela TV. Me disseram que eles também se acostumam com nosso sotaque porque nossas novelas passam lá, com o áudio original. Bizarro isso, né? O país que colonizou se mirar tanto no que é produzido aqui.

PARIS

paris-impressoesb

A francesada fuma MUITO. Eu sei que já falei que na Europa, em geral, eles fumam bastante, mas nada se compara à neura francesa com o cigarro. Eu que sou alérgica, sofri um pouco para me acostumar. É fumaça na sua cara, gente fedendo cigarro, olho ardendo.. bem nojento. E o que mais me deu dó: tem muito adolescente fumando. Sinal de que eles precisavam começar campanhas mais efetivas contra o fumo, né?

– A rixa entre França e Inglaterra fode com a vida do turista: em praticamente todos os pontos turísticos (e incluo aqui Versailles e parte do Louvre) as placas explicativas só estão em francês. É um te vira nêgo enorme e, pra gente que não fala nada da língua, um balde de água fria. Alguns têm folhetos explicativos em várias línguas, mas tem coisa que não está neles e você fica sem entender. Confesso que chegou uma hora em que eu nem olhava as explicações. Um saco.

O atendimento ao cliente é realmente uma droga. Posso contar nos dedos em quantos lugares fui realmente bem atendida enquanto estava na cidade. Não sei se foi por eu só falar em inglês, se estavam de saco cheio de turista… só sei que odiei o atendimento.

– Se falei que é comum cruzar com gente “azeda” pela Europa, em Paris isso é potencializado. Você vê aquele povo estiloso, super chique… aí eles passam por você e BOOOOOOOOHHHH! CECÊ NA SUA CARA!! É bem tenso. E tenho que dizer que, na maioria das vezes que sentia esse cheio em outros países, a pessoa estava falando francês com alguém. Haha. Parece implicância, mas não é. Juro.

– Os franceses são realmente muito estilosos, mas o que me deixou boba mesmo foram os homens. A grande maioria tem aquele estilo chique/moderno que parece ter saído direto de uma revista, sabe? Eles sabem se vestir MUITO bem.

SUÍÇA

impressoes-suica
Domingo de verão à beira do Reno.

– Toda cidade tem várias e várias fontes de água espalhadas pela cidade. Você pode tomar a água tranquilamente, é própria para o consumo. Mesmo no verão ela já vem naturalmente gelada, é uma delícia. Também não se assuste se você der de cara com alguém tirando a roupa e entrando nas fontes maiores, viu? Pra eles é bem normal isso.

Uma cidade super populosa na Suíça não chega nem aos pés de uma cidade tranquila daqui. Exemplo: Berna, a capital do país, é muito mais sossegada de carros e pessoas nas ruas do que Santo André. E isso que Berna foi uma das cidades mais movimentadas que visitamos pelo país.

– Suíços atendem muito bem. Em todas as lojas e restaurantes onde entramos os funcionários falavam inglês perfeito (PER-FEI-TO), eram atenciosos, geralmente até perguntavam de onde a gente era. Os atendentes dos trens também eram simpáticos, em dia de jogo do Brasil alguns até perguntavam pra gente qual era nosso palpite para o placar. Hehehe.

Moda não é o forte deles. Em todo o tempo que passamos por lá vi muita gente com combinações bem duvidosas, gente se vestindo bem normal e quase nenhuma pessoa que eu falasse “nossa, que fashionista”. Acho que isso não é uma coisa muito importante para eles, pelo menos não tanto o lance de se vestir para passar um pouco da sua personalidade. Aqui é comum a gente ver grupos de adolescentes vestidos de algum jeito bem característico, né? Emo, punk, etc… por lá todos os adolescentes que vi estavam de jeans e camiseta. A maioria de marcas famosas, mas tudo bem simples.

As pessoas não respeitam fila e, para eles, isso é super ok. Cansei de ser meio que empurrada por alguém que estava atrás de mim, querendo passar na minha frente. E isso é em qualquer lugar, em qualquer idade. E eles também não dão preferência para grávidas e idosos em filas. Falou em fila, acabou a educação na Suíça. Haha.

BERLIM

Alemão torcendo pelo Brasil na Copa, durante um jogo que assistimos na Fifa Fan Fest ao pé do Portão de Brandenburgo.
Alemão torcendo pelo Brasil na Copa, durante um jogo que assistimos na Fifa Fan Fest ao pé do Portão de Brandemburgo.

– Andar por Berlim sem pensar em toda a história que cada canto da cidade tem é impossível. Eu e o Henrique ficávamos pirando olhando para as pessoas mais velhas na rua e no metrô, pensando se eles tinham passado pela Segunda Guerra ou como era a vida deles na época do muro.

– Ao mesmo tempo que Berlim tem toda essa carga histórica, também é uma cidade jovem. A cidade tem uma vibração muito louca, uma coisa meio “qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento”, sabe? Não sei definir bem, mas lá foi onde mais senti que cada um pode ser do jeito que quiser, que tudo bem.

– Os alemães são gentis, mas não são do tipo que puxam conversa. Eles te ajudam, dão informação, se esforçam para falar inglês e tudo, mas não vão puxar conversa com você do nada.

Todo mundo realmente paga para entrar nos metrôs e valida os tickets. E lá foi onde mais vi o cara da empresa de metrô checando os tickets. Foram umas 4 ou 5 viagens, em horários distintos, em que vimos isso.

– Berlim tem bem aquele visual cinza/industrial que a gente imagina quando vê fotos de lá. O caminho de trem do aeroporto até a cidade passa por paisagens cheias de construções, fábricas, casinhas marrons e cinza. O visual era muito o que eu sempre tive em mente quando pensava na cidade.

AMSTERDAM

impressoes-amsterdam

– Cheguei na cidade no dia de jogo da Holanda na Copa e olha: foi a cidade mais parecida com uma cidade brasileira em dia de jogo que vi durante toda a viagem. A cidade estava toda laranja, tinha MUITA gente na rua… tentamos ir à Heineken Experience enquanto o jogo rolava e, mesmo não estando oficialmente fechada, pediram pra gente voltar outro dia porque estava vazio e não ia ser legal pra gente (aahhh tá! hahah). A gente foi então para a Museumplein assistir ao jogo e não conseguimos entrar, estava tão lotada que fecharam os portões. Tinha gente em tudo quanto é bar, a comemoração do gol foi uma super festa… foi uma experiência bem legal.

– A cidade é linda, mas chega uma hora que você entra no pique de “já vi um canal, vi todos”. Mesmo assim, continua andando pela cidade querendo ver mais. Hahaha.

O cheiro de maconha é onipresente. Não sei se foi porque perto de onde ficamos tinha um monte de coffee shop, mas era o tempo todo sentindo cheiro de natureza enquanto andávamos na rua.

Os holandeses são muito expansivos. Sabe aquela coisa de ter gente realmente conversando e sorrindo nas ruas? Foi onde mais vi isso.

– Se você ficar parado 5 minutos olhando um canal no verão, certamente vai ver um grupo local passeando de barco, conversando, bebendo e aproveitando o solzinho. No meio da semana, no meio do horário de expediente. Muito legal.

– Quem realmente curte a vibe putaria&fumaça são os turistas. Os locais sentam nos coffee shops, fumando um e ficam lá, de boas. Os turistas que fumam, saem gargalhando e dando vergonha alheia pros outros, tipo zueira adolescente, sabe?

Já falei muito sobre grande parte da viagem e vocês ainda tem que me aguentar falando sobre a Suíça, mas eu tinha que falar dessas impressões. Alguém que também foi para lá teve as mesmas impressões que eu? Teve alguma outra coisa que te impressionou? Me fala! Tô com saudade de bater papo sobre viagens. :)

Ana Carolina

12 comentários em “Impressões sobre a Europa

  1. ADOROOOO essas partes culturais!! =D

    Realmente em Paris as placas são tudo em Francês nos museus. SACO! Não entendi NADA.

    Sobre o cheiro ruim dos franceses, fui no inverno e não peguei isso uahauhauaha AMEMMM!!!

    Turistas brasileiros, muita vergonha alheia deles durante a viagem hahahahaa

  2. ai cheiro azedo e de cigarro não dá. já fui fumante mas sei como isso é insuportável pra quem não é. agora me tornei ainda mais aversa ao cheiro, eca.

    paris nunca me chamou atenção aliás. a língua já me irritava e agora esse lance do cheio mesmo… tou de boas por aqui! haha

    1. O cheiro é muito insuportável, né? Eu cresci sentindo bastante esse cheiro já que meu pai fuma bastante e sempre fumou dentro de casa e nem ligava, até começar a ser alérgia ao cheiro. Agora meu nariz coça muuuuito antes de eu sentir o cheiro, é bizarro. O mal estar físico vem antes de qualquer coisa. :/

  3. Eu moro na Inglaterra há um ano e meio, mas a pouca grana me impediu de viajar pela Europa, o único lugar que fui foi Paris e concordo com basicamente tudo que você falou sobre essa cidade.

    Quanto a todos os Europeus falarem inglês, acho que isso acontece nas cidades turísticas, por exemplo, não tive nenhuma dificuldade quando estive em Roma (em 2010). Mas alguns amigos já me falaram que se você for para o interior da Itália, da Espanha e da França você terá dificuldades para se comunicar em inglês.

    Quanto a Inglaterra, ai ai… Já fui para Londres algumas vezes, e tanto no verão quanto no inverno a cidade é maravilhosa, e juro que nunca senti cheiro “azedo” no metro… Mas pode ser um problema olfativo meu (apesar de ter sentido na França), pois meu marido já sentiu na rua (o que é mais improvável por ser aberto).

    Quanto ao cigarro, sou ex-fumante, mas não sou chata. Mas eles fumam demais aqui. E sempre penso: “Nossa, como eu incomodava as pessoas quando fumava. Esse cheiro é muito ruim”

    Os ingleses tem fama de respeitar fila. Mas já adianto, é só fama. Pois na vida real é um Deus nos acuda.

    E quanto ao verão, ah o verão… Luz solar até as 22h… Um calorzinho gostoso (não aquele inferno brasileiro)… E a possibilidade de passear pelos parques… O problema é que ele só acontece por 3 meses… e em contraposição durante outros 3 meses você tem um frio horrível (e olha que gosto muito mais de inverno do que de verão), com as noites chegando as 16h, muita chuva, e vontade nula de sair de casa. Mas nem tudo é perfeito né?

      1. É engraçado isso, pois você é a única pessoa com quem comento da vida por aqui… Seus posts sobre a Europa são muito bons, e me inspiram a contar um pouquinho da minha vida aqui.

  4. Te falar que não apenas na Europa os brasileiros turistas ficam pagando micos, mas em to-do lugar. Nos EUA respeitam muito fila, e se vc via algo esquisito, certeza que tinha um brasileiro no meio.

  5. Nossa, normalmente, aqui respeitam fila. Às vezes até demais, tipo quando tá eu e outra pessoa à espera do ônibus, ele chega e fica aquele impasse “sobe você” / “não, sobe você”. E também já levei bronca de gente achando que eu ia furar fila, quando só ia pedir uma info ao motorista.

    Agora, lugar onde não respeitam fila, digo por experiência própria: Itália.

    1. Sério? Hahaha. Na Suíça é o samba do criolo doido, os caras não respeitam nem grávida! Na França o povo cortava a fila na cara larga, em Berlim vi franceses fazendo isso na fila do museu…. e agora que tô pensando aqui, quase não peguei fila em Portugal. Mesmo assim vou mudar e deixar o lance da fila só na Suíça. haha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo