Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Amsterdam – Spuistraat

A Spuistraat é uma rua com um grande atrativo para mim, que amo grafite: é praticamente uma galeria a céu aberto. Não tinha colocado a rua no meu roteiro original, mas logo que chegamos lá eu comecei a pesquisar no Ducs Amsterdam coisas diferentes para fazer e caí nesse post. Como já tinha lido um pouco sobre squats e as fotos que achei no Google mostravam artes lindas, fomos até lá.

spuistraat07

Antigamente uma rua cheia de escritórios e sem graça, a Spuistraat mudou de rumo quando em 1983 squatters invadiram um de seus prédios e fizeram ali um dos squats mais famosos da cidade.  Localizado no número 199, o De Slang – The Snake House serviu de residência para vários artistas e criativos idealistas e foi assim que a rua foi ganhando cores e desenhos ao longo dos anos. Há anos existem batalhas judiciais para devolver o prédio aos donos e, na última semana, os nove últimos moradores do squat saíram do imóvel voluntariamente (após terem resistido por alguns dias).

A fachada do De Slang, com uma faixa chamando para assinar a petição contra a retomada do prédio.
A fachada do De Slang, com uma faixa chamando para assinar a petição contra a retomada do prédio.

spuistraat01

spuistraat03 spuistraat04 spuistraat05 spuistraat06

A rua é curtinha e realmente tem grafites lindos, mas não sei como ficará agora que o De Slang não existe mais. Vale a pena dar uma passada por lá para ver como tudo está, duvido que os grafites desapareçam da noite para o dia. ;)

Ana Carolina

4 comentários em “Amsterdam – Spuistraat

  1. A rua tá cheia de tapumes e grades cobrindo os prédios agora. Fiz um post esses dias sobre isso também, fiquei super chateada que tiraram a galera de lá e provavelmente os graffitis vão ser todos apagados. :(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo