Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Amsterdam – Heineken Experience

Nunca gostei de cerveja, o gosto e o cheiro não me agradavam. Até que descobri uma cerveja de banana, gostei e passei a experimentar outras… aí comecei a gostar e agora tomo algumas. :)

Gosto muito da Heineken e é a cerveja “oficial” aqui de casa, sempre tem. Quando resolvemos ir para Amsterdam, visitar a Heineken Experience foi a primeira coisa que colocamos no roteiro. Hehehe.

heineken-experience01

Chegamos em Amsterdam em um domingo pela manhã. Saímos para almoçar e descobrimos que teria jogo da Holanda pela Copa do Mundo e a cidade inteira tinha saído para a rua, para assistir ao jogo. Era uma multidão vestida de laranja, andando de bicicleta, bebendo nos bares… e aí, depois de almoçar, tivemos a linda ideia e aproveitar que todo mundo estava indo assistir ao jogo e pegar a Heineken Experience vazia.

Chegamos lá e estava realmente super vazio, fomos comprar ingressos e a menina do caixa disse que estava tudo deserto, por causa do jogo. Perguntamos se eles ficariam abertos nesse período e ela disse que sim. Quando íamos pedir os ingressos apareceu outra funcionária e disse para voltarmos outro dia, já que grande parte da diversão do passeio estava em ter um grupo de pessoas fazendo ele com a gente. Não acreditei muito, mas também não queríamos ser os únicos chatos que não foram assistir ao jogo e estavam fazendo a equipe trabalhar enquanto eles queriam estar na frente da TV, né? Por isso, desistimos e resolvemos voltar outro dia. Ainda ficamos batendo papo com outro funcionário de lá, que estava inconformado por sermos do Brasil e termos saído do país justamente enquanto a Copa rolava aqui. Aliás, ouvi isso em TODOS os países por onde passei, a galera ficava maluca porque a gente tinha escolhido passar a Copa fora. Hahaha.

Você pode comprar ingressos antecipadamente, mas como eu não sabia o dia e o horário da visita, resolvi comprar na hora. E ó: muito tranquilo. Acabamos indo na segunda-feira de manhã e não pegamos fila nem nada. Lembrando que fui durante o verão, que é a época mais turística. Então se você quer ir, mas não quis comprar o ingresso antecipadamente, pode ficar tranquilo e comprar na hora. ;)

heineken-experience02 heineken-experience06

Ao entrar, você passa por toda a história da empresa. Desde a fundação pelo Sr. Heineken até ela virar a grande cervejaria que é hoje, com fatos sobre a família e as pessoas importantes na história dela. Vemos muitas propagandas antigas (eu pirei!), tem espaço para você tirar fotos/pagar mico, garrafas e vasilhames que eram usados em cada fase da empresa… é bem interessante.

Depois de conhecer a empresa, você chega à parte em que pode conhecer melhor a cerveja. Um funcionário mostra os ingredientes, fala um pouco sobre o processo e você pode ver onde a cerveja era feita antigamente. Achei esse espaço lindo, com os tanques de cobre e os vitrais. <3

heineken-experience03 heineken-experience04

A parte final para conhecer a fabricação da cerveja é um cineminha: você entra na sala, senta na poltrona e “vira” a cerveja. É misturado, engarrafado… é bem engraçadinho, achei um toque divertido à essa parte de fabricação que é mais técnica.

O passeio acontece onde foi a empresa no começo dela, então eles mantém até hoje um estábulo por lá. Como antigamente as cervejas eram entregues por toda a cidade em charretes, até hoje há cavalos por lá para que essa parte da história da empresa nunca seja esquecida. Os cavalos são lindos, super bem cuidados.

heineken-experience05

E aí chega a hora que você está esperando desde que comprou seu ingresso: a degustação! Hehehe. Primeiro um funcionário tira um chopp para cada um e te ensina a beber. Pois é, tem isso e eu não sabia. Acabou que eu tava morrendo de sede nessa hora e enquanto todo mundo tomava o seu em silêncio eu dei um golão e soltei um “AHHHH” alto. Virei o exemplo de “como se deve tomar cerveja” pros coleguinhas, morri de vergonha. HAHAHAHA.

Depois disso você chega à uma área cheia de brincadeirinhas interativas, para tirar foto, cantar… e aí acaba no bar, onde pode beber as duas cervejas a que o seu ingresso dá direito. \o/

heineken-experience07

No final você recebe um ticket para retirar um brinde, que é um copinho de cerveja pequeno super bonitinho, com o logo antigo da marca. Ele deve ser retirado na loja da Heineken que fica há alguns quarteirões dali, então se você quiser pode aproveitar um passeio de barco gratuito até lá. A gente ia direto para outro museu, então resolvemos pegar o barco mais tarde. Acabou que esquecemos, perdemos o horário e fomos à pé mesmo, já que nosso apartamento era na metade do caminho.

Ah! Se você gosta da Heineken ou tem algum amigo/parente que gosta, vale a pena dar uma olhada na loja deles. Tem de tudo! Desde meias e blusas até abridor de garrafa de colocar na parede, cadernos, canetas…. acabei comprando o presente de uma amiga por lá. :)

É um passeio super legal, tanto para quem gosta de cerveja quanto para quem gosta de publicidade antiga. Ver um monte de anúncios, embalagens e tudo mais foi a parte mais legal para mim. :)

Mais informações: Site oficial

Ana Carolina

8 comentários em “Amsterdam – Heineken Experience

  1. esse passeio também foi um dos primeiros que a gente incluiu no roteiro quando decidimos que iríamos para amsterdam. compramos o ingresso pelo site deles, porque fica 2 euros mais barato e pode ser utilizado em qualquer dia :)

  2. Achei bem curioso o passeio. Eu já fiquei um bom tempo sem beber nada, mas hoje tomo cerveja de vez em quando. Gosto daquelas tipo weizenbier, sabe. Bem legal a experiência de conhecer a cervejaria :) Fiquei curiosa pela cerveja de banana. rsrs

  3. Tenho uma birra da Heineken dos tempos de faculdade, quando um trabalho do mal me tirou o sono (e as lágrimas).
    Mas parece ser uma experiência bacana, conhecer os antigos processos de fabricação. :)

  4. Que sorte ter passado justo essa COpa fora, hein? AHAHAH
    Adoro Heineken! Mas minha cerveja favorita do momento é a DaDo Bier tipo lager. É da primeira micro-cervejaria do Brasil, lá do Sul.
    Dois passeios que eu faria em Amsterdã: esse e a visita à casa da Anne Frank.
    Beijo, Ana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo