Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: The Perks of Being a Wallflower – Stephen Chbosky

andeilendo-perksofbeingawallflower

Desde que o filme saiu, estava doida para ler o livro. Não assisti ao filme, mas tinha visto um trailer e gostado e, por isso, resolvi esperar para ler o livro antes de assisti-lo. Demorei séculos para ler porque estava com uma fila de leitura gigante, mas enquanto esperava um vôo fiquei sem ter o que ler e ele acabou sendo o escolhido na livraria. ;)

Charlie é um garoto de 15 anos que está começando o colégio e não tem nenhum amigo. Na verdade ele tinha um, mas o menino se matou naquele ano. Charlie tem alguns problemas psicológicos, crises de ansiedade e a família toda vive de olho nele.

Como não tem nenhum amigo com quem posso dividir o nervosismo por começar o colégio, Charlie passa a escrever cartas para um garoto desconhecido, de quem ouviu algumas garotas falarem bem. A história é toda contada através dessas cartas que Charlie escreve.

Depois de um começo de aulas solitário, Charlie conhece Sam e seu irmão Patrick, que estão para se formar. Os dois meio que “adotam” o Charlie, naquela relação veterano/bixo, sabe? Passam a sair juntos, apresentam o Charlie aos amigos, o levam para festas, dão drogas pra ele… e, claro, Charlie se apaixona por Sam – que curte uns caras mais velhos e não pensa no menino assim.

O que achei mais legal em todo o livro é a doçura do Charlie. Ele é bobão, completamente inocente… e a gente entende porque Sam e Patrick gostam tanto dele. Mesmo sendo adolescentes, o livro os mostra como pessoas mais profundas e com alguns questionamentos mais profundos. Gostei muito dessa abordagem, já que o livro é basicamente sobre o relacionamento dos três e, geralmente, os autores tratam esse tipo de relacionamento como algo superficial.

Gostei muito do livro, terminei de ler querendo ser amiga dos três. Por esse motivo, assim que fechei o livro corri para assistir o filme. E ODIEI. No filme os personagens são um tanto diferentes, um pouco mais superficiais. A história acabou ficando rasa. Esperava muito mais de um roteiro feito pelo mesmo autor do livro. Foi bem decepcionante pra mim.

Preço: R$13,93 no Submarino.

Ana Carolina

10 comentários em “Andei lendo: The Perks of Being a Wallflower – Stephen Chbosky

  1. Eu sou apaixonada por esse livro/filme. Li o livro antes do filme e a doçura do Charlie é surreal *-*
    Amo demais demais demais! \õ
    Já com relação ao filme, você achou vago e tal, mas eu até curti sabe? Achei muito bacana, claro não tão perfeito como o livro, mas gostei bastante, bem fiel ;)

  2. eu gostei do filme! mas acho que foi porque não li o livro ainda…

    e demorei taaaaaaaaanto pra me tocar que o filme se passava nos anos 90, achei que eles eram apenas hipsters haha! :P

  3. Esse livro virou um dos meus preferidos da vida, e apesar do filme ser raso, eu achei que a trilha sonora casou muito bem com a história.
    Mas não gostei do jeito que retrataram o professor, ficou muito aleatório.

  4. ai, não dá vontade de ser amiga de todo mundo? eu amei o livro e o filme – li primeiro, achei bacana a adaptação! -, achei que vale todo o buzz que fizeram, viu! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo