Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Berlim – giro pela região do Parlamento

Ai, Berlim. Desde que voltei não tem uma semana em que eu não pense que é lá onde eu queria estar. Hahaha. A cidade roubou meu coração, deixei tanta coisa por ver, tanta foto pra tirar… com certeza volto pra lá, pelo menos, mais uma ou duas vezes. <3

Chegamos bem cedinho na cidade e saímos para ver alguns monumentos e lugares mais clássicos da cidade. Nessa lista entraria a Alexander Platz, mas eu não tirei foto alguma de lá. E também nem teria muito o que falar, é uma praça grande com muitas lojas, restaurantes e a torre de TV. Íamos para lá quase todos os dias, mas eu sempre deixava para fotografar depois e aí virou um lugar comum na viagem e acabei não fotografando nada. Ooops!

Visitamos esses quatro monumentos indo à pé de um ao outro. Eles são perto, no caminho você pode andar por uma das avenidas mais famosas da cidade, a 17 Juni (o dia do meu aniversário e data importante para os trabalhadores alemães) ou por dentro do Tiergarten (o maior parque da cidade). É um passeio bem gostoso.

Portão de Brandemburgo

portao-brandenburgo

Sempre achei que o Portão fosse isolado, mais ou menos como o Arco do Triunfo, mas não é. Ele fica em um canteiro rodeado por outros prédios, bem junto ao que tem em volta dele. É lindo e foi eleita minha construção favorita em toda a cidade. Hehehe. Queria ter comprado um pingente pra minha pulseira com ele, bobeei e depois não encontrei mais. :(

Construído em 1791, o Portão era usado como entrada para a cidade e dava ao rei um acesso direto ao Tiergarten (que era o jardim do rei, existe até hoje e eu não entrei. Hahha). Foi bastante danificado na época da II Guerra Mundial e reconstruído depois. Também serviu como divisão entre a parte Oriental e Ocidental da cidade, na época do Muro de Berlim.

Como fomos bem na época de Copa do Mundo, estava rolando atrás do Portão a FIFA Fan Fest da cidade. As ruas eram fechadas no horário dos jogos, tinha um monte de barraquinha de comida e bebida e até roda gigante. Logo atrás do Portão ficava o palco do evento, que é toda essa estrutura metálica atrás dele na foto aí de cima. Assistimos um jogo do Brasil por lá, foi bem legal.

portao-brandenburgo2

Endereço: Pariser Platz – Mitte , 10117 – Berlim

Reichstag

Reichstag01

O Parlamento alemão é aberto à visitação e dizem que a vista do alto do domo de vidro é linda. Para conseguir entrar você tem que agendar horário antes, pela internet, de preferência com algumas semanas de antecedência. Há também a possibilidade de ficar na fila nos guichês em frente ao prédio e tentar alguma vaga, mas elas são enormes e geralmente as vagas acabam super rápido. A visita é grátis e tem até áudio guia em português.

Eu agendei nossa visita com quase um mês de antecedência, imprimi o comprovante com data e horário, cheguei meia hora antes… e me dei mal porque resolveram fazer uma sessão privada justo no dia e horário em que eu tinha agendado a visita e ninguém podia entrar no prédio. Que saco, fiquei doida da vida. Aí já não tinham mais vagas, tivemos que deixar para subir no Domo em uma próxima vez. Tá vendo como eu tenho que voltar pra essa cidade? Hehehe.

Reichstag02

Para agendar sua visita: Site oficial
Endereço: Platz der Republik 1 – Tiergarten, 11011 – Berlim

Memorial de Guerra Soviético

Sowjetisches

Indo do Parlamento ao Siegessaule, passamos em frente à esse monumento e entramos para dar uma olhada. Uma grande “praça”, com colunas de mármore e granito, nomes e palavras em russo gravadas, uma estátua de soldado, dois sarcófagos e canhões usados em batalha “estacionados” nos cantos. A sensação é de ser um mausoléu à céu aberto. Talvez fosse essa a intenção, já que o memorial foi construído para homenagear os soldados soviéticos que morreram lutando na Segunda Guerra, poucos meses depois do fim da mesma.

Dizem que as pedras usadas na construção do memorial foram retiradas da casa de Hitler, após sua derrota. Será?

Endereço: Strasse des 17. Juni – Tiergarten, 10623 – Berlim

Siegessaule

Siegessaule01

Também conhecida como Coluna da Vitória, o monumento é uma homenagem às conquistas do Império Alemão em várias guerras. No topo, a escultura de bronze representa a deusa romana Vitória. Dentro da torre existe um museu, mas quando fomos estava quase fechando e não entramos porque teríamos que ver tudo correndo.

Por fora você pode saber um pouco mais da história do monumento através de algumas placas explicativas, que ficam nas entradas dos túneis para se chegar até ele (no centro de um grande cruzamento, com cinco ruas). Chegando perto também dá para ver algumas marcas de destruição, da época da Segunda Guerra. O monumento não sofreu muito, mas as marcas continuam lá.

Siegessaule02

Endereço: Großer Stern, 10557 – Berlin

Ana Carolina

6 comentários em “Berlim – giro pela região do Parlamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo