Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Top 5: Programas da TV Cultura na década de 90

Anda rolando toda uma nostalgia sobre os programas da TV Cultura que passavam nos anos 90, por conta da Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum (que eu tô doida pra ir, só estou esperando a fila diminuir um pouco). Com isso, acabei pensando no que passava nesse canal que era O CANAL pra molecada no começo dos anos 90, já que naquela época praticamente ninguém tinha TV a cabo e a gente se virava com o que passava na TV aberta mesmo. E com esse tema, trouxe de volta minhas listinhas de favoritos que eu não fazia há uns 2 anos, no mínimo. Com a mudança do blog fui olhando todo o histórico dele e relembrei o quanto gostava de fazer essas listas. Então por que não retomá-las, né? ;)

Resolvi não falar de programas que não fossem produzidos pela própria Cultura e, por isso, deixei de fora Anos Incríveis. Mas não podia deixar de dizer que Kevin Arnold me fez passar boas horas em frente à TV com meus irmãos. <3

5 – Glub Glub

Dois peixes falantes que apresentavam desenhos animados, diretamente do fundo do mar. Depois teve a carangueja junto, mas dela eu nunca gostei muito.

Era nesse programa que passava um dos meus desenhos favoritos: Cobi (que era o mascote das Olimpíadas de 92, em Barcelona). Também era lá que eu assistia Jimbo, Rua dos Pombos, Urbanóides e Salsicha e Salsichão.

4 – X-Tudo

O programa tinha curiosidades, ciência, invenções e a Sherazade contando histórias. Tudo isso apresentado pelo Gerson de Abreu, com ajuda de um X gigantesco e falante.

Lembro de ter uns 5 anos e ficar em casa tentando fazer alguma das invenções que eles mostravam no programa enquanto meus pais iam ao mercado (calma, meus irmãos estavam comigo em casa). Essa era uma das coisas mais legais do programa: ele incentivava a criançada a botar a mão na massa e fazer carrinhos e robôs de caixas usadas e outras coisas que a gente podia fazer com o que encontrasse em casa, sozinhos, dando um descanso pras nossas mães. Sempre gostei muito de fazer esse tipo de coisa, lembro até hoje de uma nave espacial que fiz com meu irmão dentro da caixa de uma máquina de lavar, usando caixinhas de remédios como botões. Eu me divertia horrores reproduzindo tudo o que eles ensinavam.

 3 – Rá-Tim-Bum e Castelo Rá-Tim-Bum

Juntei os dois programas pra poder ter um espaço a mais na lista. Ha! :p

Lembro de muita coisa do Rá-Tim-Bum, mas não lembro direito quem o apresentava. Acho que é porque o que eu realmente gostava eram os quadros, como o “Senta que lá vem a história”, o jornal apresentado pelos bonecos (TINHA COMO SER MAIS ANOS 80, MEU DEUS??), o detetive e o quadro da menina que tinha o quarto com os móveis gigantescos. Aliás, ela era minha favorita, adorava o jeito que ela falava. Gostava também da Esfinge, com aquele enigmas dela. Tentava adivinhar todos. Fiquei triste quando pararam de passar o programa, mas a tristeza durou pouco porque logo em seguida veio o Castelo Rá-Tim-Bum.

Adorava as confusões da Biba, do Pedro, do Zequinha e do Nino. Todo o enredo do programa era bom, aliás. Como não gostar da história de um menino de 300 anos que morava em um Castelo no meio da cidade, com um tio e a tia que são feiticeiros? Sensacional! Lembro de ficar encantada com tudo, desde a primeira vez que assisti ao programa (e foi no dia de estréia, lembro direitinho). O que era aquele porteiro robô? A cobra na árvore? A biblioteca? Tudo no programa era tão bem feito, não à toa foi um dos programas que mais fez sucesso na emissora. Tô maluca para ir à Exposição logo. Quando for, venho aqui mostrar. :)

2 – Mundo da Lua

Alô, Planeta Terra chamando! Eu pirava naquele gravador do Lucas, queria tanto um! Também pirava porque ele estudava no Sesi e eu sempre quis estudar lá (mas não podia porque meu pai não era funcionário da indústria). Achava a irmã dele uma chata, mas lembro a letra da música dos Big Bad Boys inteirinha até hoje.

Lembro claramente de assistir Mundo da Lua durante as férias, comendo bolo feito pela minha mãe, debaixo das cobertas. O mais legal é que eu tinha exatamente a mesma idade do Lucas na época, me identificava muito.

1 – Confissões de Adolescente

Em 1994 eu tinha 10 anos, então ainda não era exatamente o público-alvo do programa, mas era super fã. Não perdia nenhum episódio, assistia todas as reprises.. até hoje sei alguma falas! Hahaha.

Minha favorita era a Carol, mais por ser a que tinha a idade e os “dilemas” mais parecidos com os meus do que por qualquer outra coisa. Achava a Bábara e a Diana tão adultas… e a Natália sempre foi uma besta, né? Até uma piveta de 10 anos percebia que a personagem era boba demais. Hahaha.

Há alguns anos lançaram o box em DVD da série, eu esperei para comprar e fiquei sem porque ele foi descontinuado! Tenho vontade de me dar um tapa toda vez que lembro disso. :(

Assisti também ao filme que saiu no ano passado e gostei. Mudaram os nomes, atualizaram as histórias.. mas a essência tava ali, né? Achei uma versão justa para um dos meus seriados favoritos.

Ana Carolina

9 comentários em “Top 5: Programas da TV Cultura na década de 90

  1. Pelo que me lembro, o ra-tim-bum não tinha apresentador…. eram vários quadros independentes… o que fazia a ligação era uma família, onde as crianças assistiam o ra-tim-bum na tv… as vezes qdo acabava um quadro eles faziam comentários!

  2. Seleção maravilhosa, Carô! Via todos eles e AMAVA DEMAIS. Há alguns meses, inclusive, eu estava doida pra rever Confissões de Adolescente, lembro que eu não perdia um episódio! hahah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo