Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Sintra – Quinta da Regaleira e o centro da cidade

Sintra é a fofura em forma de cidade. Antiga, com história, com prédios e casas lindas… eu e o Henrique voltamos falando que ela é a Embu das Artes dos lisboetas. Cheia de artistas vendendo suas obras nas ruas (pelo menos aos sábado, quando fomos), artesanato, lojinhas e restaurantes. Na cidade, as atrações mais concorridas são o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos, mas nós deixamos os dois de lado porque eu estava fascinada pela Quinta da Regaleira e queria passar o dia por lá.

Enquanto estava pesquisando para montar o roteiro, a Mari já tinha me dito que Sintra era uma das coisas que eu não podia deixar de conhecer. E aí dei de cara com uma daquelas listagem de “Lugares enigmáticos que você tem que conhecer antes de morrer” (era algo assim, não guardei o link.) e a Quinta tava lá. E aí me apaixonei e enfiei na cabeça que conhecê-la era minha prioridade em Portugal.

Saímos de Lisboa e fomos de trem à Sintra. É bem fácil, o trem é tranquilo e rápido. Em coisa de 30 ou 40 minutos estávamos lá. Da estação de trem, subimos à pé até a Quinta da Regaleira, conhecendo um pouco a cidade. O caminho é um pouco íngreme, mas nada demais. Tem também um ônibus que sai do centro da cidade, mas eu gosto de andar e não achei que valesse a pena.

O Palácio da Regaleira.
O Palácio da Regaleira.

Você deve estar se perguntando o que que o lugar tem, pra eu ter cismado tanto com ele. Pois bem, a Quinta da Regaleira é uma propriedade super grande, que tem como prédio principal o Palácio da Regaleira. Há também jardins (LINDOS!), lagos, grutas e algumas construções super enigmáticas.

No começo de sua história, o local era um simples palácio, com jardins lindos, onde os abastados da região se encontravam. Mais tarde foi vendida para um brasileiro rico, Carvalho Monteiro, que resolveu que a propriedade teria construções que o lembrassem de suas ideologias e interesses. E aí o lugar começou a ficar realmente interessante.

Há o Patamar dos Deuses, onde estão estátuas de 9 deuses gregos, porque a mitologia grega inspirou Carvalho Monteiro a pensar nos jardins da propriedade. Na Torre da Regaleira, você deveria ter a sensação de se encontrar no eixo do mundo.

O Poço Iniciático é a construção mais famosa da propriedade, já que se acredita que lá eram realizados rituais de iniciação maçônica. Dizem até que foi lá que Fernando Pessoa foi iniciado. Com nove patamares, o poço teria sido inspirado na Divina Comédia de Dante, invocando os círculos do inferno, paraíso e purgatório. É muito interessante, super úmido e escuro lá dentro. Desci e subi suas escadas e olha: cansa. Mas é muito legal ficar lá tentando imaginar que tipo de rituais realizavam ali.

De todas as construções, minha favorita é o palácio. Aqueles tetos de madeira trabalhada, os animais feitos de pedra, a beleza das pinturas das paredes.. tudo isso me encantou.

quintaregaleira02
O que é a beleza desse teto? :O

quintaregaleira02b

quintaregaleira03

quintaregaleira05

 

O Poço Iniciático visto do topo...
O Poço Iniciático visto do topo…
... e do fundo.
… e do fundo.

quintaregaleira08

Para mais informações: Site oficial e vídeo.

Sintra

A prefeitura da cidade.
A prefeitura da cidade.

Voltamos à pé para o centro da cidade e ficamos nos perdendo pelas ruazinhas dele. Tem bastante ladeira, casinhas lindas, lojinhas de souvenirs e a doceria mega famosa da cidade, a Periquita. Entramos para comer os famosos travesseiros de Sintra e sim, eles são uma delícia! Vale a pena cada caloria ingerida. :)

Entramos também no Posto de Turismo da cidade e lá foi onde encontrei os galos decorativos mais bonitos e modernos que vi em Portugal. Pena que fiquei com dó de pagar 15 euros em um, como era começo de viagem eu achei que era melhor guardar o dinheiro. Voltei para casa pensando nesse galo! Hahaha. Tudo bem, volto lá um dia e compro.

Almoçamos em um dos restaurantes mais simples que vimos e lembro que a comida estava boa, mas não me lembro nem o que comi. Só lembro da Sagres Radler que tomei e fiquei viciada. Também tirei poucas fotos da cidade porque a bateria da câmera acabou! Hahaha. Pelo menos essa foi a única vez durante toda a viagem que isso aconteceu enquanto estávamos passeando.

Pode entrar e pedir um travesseiro, sem medo!
Pode entrar e pedir um travesseiro, sem medo!

sintra01

sintra03

Para mais informações: Piriquita e Câmara Municipal de Sintra.

Ana Carolina

5 comentários em “Sintra – Quinta da Regaleira e o centro da cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo