Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Buenos Aires – dicas gerais

Sempre tive muita simpatia pela Argentina e voltei apaixonada por Buenos Aires. APAIXONADA. Do tipo se me convidassem para morar por lá eu não pensaria duas vezes. O povo é muito simpático, a comida é deliciosa, o metrô é todo antigo e grafitado, a cada esquina que você vira dá de cara com um monumento, os prédios antigos são lindos…

Faltou ver muita coisa, por isso tenho certeza de que volto para um segundo round na cidade. Dessa vez a gente não quis assistir à um show de Tango e, sinceramente, não fez falta alguma. Também não visitamos o Zoo de Luján para tirar fotos ao lado de leões e tigres e isso tem um motivo: eu me sentiria muito mal indo até lá e achando que os animais estavam dopados (como muita gente que conheço achou quando os viu de perto). Esse passeio não entra na minha lista nem em uma próxima viagem, por mais que neguem que os dopam.

E sim, vou continuar torcendo por eles na Copa. ;p

Mapa no Google Maps Engine

buenos-mapsengine

Fiz um mapa bem detalhado com tudo o que vi de legal em blogs ou que amigos me indicaram. Separei por dias (cada cor era um) e “temas” (comida, lojas, etc) e assim conseguia ter uma boa visão de tudo. Um dia antes de viajar exportei o arquivo .kml do mapa e assim conseguia acessar no celular, quando encontrava algum lugar com wi-fi free. Bem prático.

Não conhecia esse serviço do Google ainda, adorei. Tem bastante coisa para melhorar (bem que podia dar para arrastar os lugares de uma camada para outra), mas é bem útil.

Para quem quiser ver o mapa que fiz, é só clicar no botão abaixo:

Ande o máximo que puder

buenos-pes

Nos 4 dias que fiquei por lá não peguei táxi nenhuma vez. Fazendo as contas bem por cima, no São Google, andamos cerca de 50km no total. Andamos pra caramba, suamos horrores (fui nos dias mais quentes em setembro desde 1944!) e vimos muitas coisas do dia-a-dia dos argetinos que perderíamos se estivéssemos fechados em um carro. Andando você conhece bem os lugares, vai parando para conhecer lojas e cafés, tem maior contato com o povo do lugar. É cansativo (a gente chegava acabado no hotel e dormia feito pedra), mas é uma delícia.

Além disso, comi tudo o que deu vontade e engordei só 400gr. Hahahaha. Viu como andar é bom? Se joga na comida, seja feliz e ainda volte quase nada mais gorda. ;)

Compre um mapa

Por mais que você tenha organizado tudo em mapas e deixado no celular, nada ajuda mais do que um mapa de papel. A bateria do seu celular pode acabar ou você não encontrar wi-fi quando você precisa, é sempre bom estar prevenido.

Eu comprei o Guia Passo a Passo da Publifolha, que tem mapas divididos por regiões. Foi muito útil. Li tudo antes de ir, marquei o que queria ver, anotei no mapa do livro as lojas e restaurantes interessantes e só precisava olhar quando tinha dúvidas.

Também fiz a doida e imprimi meu mapa por áreas e dias. Acabei usando muito, porque deixava dobrado no bolso e era mais prático de consultar.

Ande de metrô

buenos-metro

Olhando o mapa achei a rede metroviária da cidade pequena, mas ela é bem útil. De qualquer modo, vale como passeio: a maioria dos trens é grafitada e bem antiga. Peguei um que tinha até banco de veludo. Chique, né? X)

Pague em real

Pelo centro, a maioria dos cafés e restaurantes aceita real e com uma cotação bem boa. Pergunte sempre, porque nem sempre eles tem a plaquinha avisando que aceitam real. Cheguei a pegar 4 pesos por real em um restaurante na Calle Florida. Vale muito a pena.

Não deixe de comer

buenos-fanta

Tomo muito pouco refrigerante, é o tipo de coisa que fico meses sem numa boa. Aí conheci a Fanta Pomelo por lá e fiquei a louca do refrigerante, só tomava isso. Sério, prove a Fanta Pomelo. E depois chore comigo de saudade dela.

Causei espanto em todo mundo quando falei que não tomei sorvete Freddo por lá. O motivo é bem simples: toda vez que passava por um não estava a fim de tomar sorvete e já tinha provado aqui no Brasil. Quis experimentar outra marca conhecida, então me joguei na Abuela Goye. Bem bom, mas não provei o de doce de leite. :p

buenos-sucesso

Não se prenda à Havanna. Os alfajores são uma delícia, super conhecidos, mais baratos do que aqui no Brasil… mas existem outras marcas tão boas quanto, mais baratas e que não são vendidas por aqui. Pra que se prender ao que você pode comer sempre que tiver vontade, né? Já conhecia os da Cachafaz e da Milka (que são vendidos em mercados e kioskos) e conheci por lá os da Sucesso que são – olha só – um sucesso. Hahaha.

Passe em um kiosko e compre Banana Dolca. É tipo um “Moranguete” de banana. Me arrependi de não trazer um estoque disso.

Guarde recordações

buenos-diario

No meu aniversário me dei o Travel Journal da Moleskine e montei nele um pequeno diário de viagem. Colei alguns ingressos, passagens, postais… tipo agenda de adolescente, mas ficou legal e com certeza vai me fazer lembrar de ótimos momentos da viagem.

Acho que é isso. Cabô tanto post sobre Buenos Aires por aqui. Espero ter sido útil. :)

Ana Carolina

4 comentários em “Buenos Aires – dicas gerais

  1. Adorei as dicas mig, muito bacana! :)

    Eu sempre tento manter um diario de viagem, acho lindo, mas nunca consigo. No fim do dia to exausta demais pra escrever… mas sempre guardo ingresso, bilhete, canhoto, volto cheia de papel pra casa hahaha.

  2. Mas gente, que organizada!!!
    Eu não consigo ser assim não, pelo menos com mapas =P
    E acho que, a dica maior é, viaje com alguém que esteja no mesmo pique que você!
    Pq eu fui com meu pai e ele era um chato o tempo tooooodo de “tem q andar muito” “não quero me molhar” “mas mais uma fila???’
    Quem sabe ano que vem eu visito a cidade do tango :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo