Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Andei lendo: O menino do pijama listrado | John Boyne

Sempre quis ler esse livro, adoro histórias que se passam na época do Holocausto, mas nunca tinha tido coragem de comprá-lo (já que sabia que a história seria incrivelmente triste). Aí um colega de trabalho começou a falar sobre o livro e disse que me emprestava. No dia seguinte ele trouxe, parei tudo o que estava lendo (ODEIO ficar muito tempo com livro dos outros) e comecei a leitura.

O livro é bem envolvente e eu não conseguia parar de ler, querendo saber mais e mais sobre a história do menino Bruno, alemãozinho de 9 anos que se muda de Berlim para um lugar isolado, onde não tem outras crianças com quem pode brincar. Bruno, lógico, fica super revoltado em deixar para trás sua casa confortável, os avós e os amigos da escola e morre de tédio de morar em uma casa que não lhe agrada, vizinha à um grande “condomínio” onde as pessoas andam o dia inteiro de pijamas enquanto homens que o Fúria (como Bruno achava que era para se chamar Hitler, chefe direto de seu pai) enviou para lá lhe falavam o que fazer.

Como toda criança, Bruno resolve procurar o que fazer e sai andando, seguindo a cerca do tal “condomínio” e encontra Shmuel, um menino também de 9 anos que mora do lado de lá da cerca. Eles passam a se encontrar diariamente e as conversas dos dois são incrivelmente bem boladas. Enquanto Bruno reclama que não há com quem brincar, ou que a irmã lhe irrita, Shmuel lhe pede comida e fala do desaparecimento das pessoas do outro lado da cerca.

Até que um dia o pai de Shmuel desaparece e Bruno fica sabendo que irá mudar de lá. Sendo assim, os dois resolvem fazer uma última grande aventura: Shmuel arranja um pijama igual ao seu, Bruno passa por baixo da cerca e o veste. Assim os dois podem procurar pelo pai de Shmuel. O final não vou contar, porque perde a graça. Mas é bem triste (e um pouco previsível).

Achei incrível como o autor conseguiu contar uma história com elementos tão pesados, mas que do ponto de vista de duas crianças são encarados com tanta inocência. Super recomendo a leitura.

Ana Carolina

18 comentários em “Andei lendo: O menino do pijama listrado | John Boyne

  1. mesmo já imaginando o que aconteceria no final, eu adorei o livro. chorei do início ao fim.
    e é bem como você falou, a história não ficou tão pesada sendo contata pelo ponto de vista de crianças.
    vale muito a pena a leitura.

  2. Adoooorei a dica desse livro. Sempre tive vontade de lê-lo, mas era mais pelo título porque nunca tinha lido nada falando do livro. E agora que vc contou o livro é sobre a época do holocausto fiquei com mais vontade ainda, adoro livros dessa época porque é uma forma de conhecer mais a história daquela época.

    Beijocas

  3. Este é mais um livro que não li mas assisti ao filme. Muito bom mesmo. Recomendo. Beijos
    Ah, não é recomendado para crianças, acreditem, na escola da filha de uma amiga fizeram as crianças assistirem ao filme achando que o tema fosse infantil….Pode??

  4. [Comment ID #141012 Will Be Quoted Here]

    Nada como professor que se prepara antes de ntrar em aula! OMG!
    Está na inha listinha de “livros do ônibus” para o próximo semestre. =)

    Beijo

  5. Eu também peguei o livro emprestado e também adoro histórias no Holocausto, eu adorei este livro, achei super sensível e lindo, mesmo o final sendo deveras triste. :)

  6. Oi Ana,
    Concordo com o comentário sobre ter que se preparar antes de dar aulas…. Nicas.

    Bom, o assunto da professora era para falar de “Liberdade’. Veja se tem condição???

    Beijocas.

  7. Apesar serem muito tristes, eu assim como você, adoro as histórias que envolvem o Holocausto.
    Não sei dizer ao certo o por que, mas acho que é pelas lições de vida. Por mostrar que apesar dos nossos problemas, existiram pessoas que sofreram bem mais e mesmo assim não deixaram de ser feliz!

  8. Esse livro é incrível! Eu adorei!!! O Bruno chama de “Haja Vista” o campo de concentração de Auschwitz. É triste, porém brilhante!

    Já o filme é uma grande porcaria!!

    Adorei o blog!

    beijos

  9. Adorei o livro, tive uma grande resistência para lê-lo, pois como vc sabia que seria uma história triste… e qnd leio algo assim fico dias e dias deprê ehehhe.. mas é genial.
    É mto triste, fato, e realmente é previsivel o final (as vezes por isso chorei do começo ao fim).
    Mas por outro lado, a história do holocausto sendo contada por este angulo tão inocente é envolvente e comovente, recomendo muito a leitura.
    Bjos

  10. Oiiii,

    Achei seu blog por acaso e desde então sempre acompanho seu blog… Adoro seu jeitiho meio nerd de ser e estou descobrindo que acho que sou um pouco nerd tbm… kkkkkkkkkkk

    Ganhei esse livro de uma grande amiga da infância (alias minha única amiga de infância), chorei muito no final mas vale muito a pena a leitura….

    Bjusssssssssssssssssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo