Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

Top 5 – Tim Burton

Talvez você não conheça Tim Burton pelo nome, mas duvido que nunca tenha assistido algum filme dele: O Estanho Mundo de Jack, Peixe Grande, a nova versão de A Fantástica Fábrica de Chocolates…a lista é bem grande.

tim-burton

Tim é  casado com Helena Boham Carter, escritor e, para mim, o melhor diretor cinematográfico de todos os tempos. Desculpaê se você gosta muito do Spielberg, do Del Toro…. também acho eles muito bons, mas só o Tim Burton me faz ficar doida esperando pelo próximo filme, babar em toda a direção de arte, nas histórias doidas. Impossível não gostar.

É aí que chegamos à esse Top 5: tava faltando falar decentemente dele por aqui, aquele post sobre o ensaio da Vogue UK não valeu de nada. Já aviso que esse Top 5 vai ser um dos mais difíceis de se fazer, porque gosto de todos os filmes dele (ok, acho Marte Ataca mais ou menos) e recomendo todos. Vamos lá?

 

5 – Ed Wood (1994)

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=iyFq0N00wNU&feature=related&autoplay=1 500 405]

Acho que Ed Wood é um filme muito injustiçado. Primeiro porque todo mundo fala que é sem graça já que é p&b e segundo porque falam que o filme é tosco, meio mal feito.

O filme conta a vida de Ed Wood, um diretor de filmes de terror em Hollywood, na década de 50. Ele era péssimo, tinha uma produção horrorosa e ficou muito amigo de Bela Lugosi, o ator que interpretou Conde Drácula em muitos sucessos de Hollywood e que estava em decadência e viciado em morfina nesta época.

No elenco tinha Johnny Depp e Sarah Jessica Parker. Pra saber mais sobre a história do real Ed Wood, clica aqui.

Gosto muito desse filme por causa da história real (já disse aqui que adoro biografias e cinebriografias, né?). Acho super legal ver como eram as coisas, como o Ed Wood não tava nem aí pros detalhes das filmagens… me divirto sempre que assisto.

.

4 – Sweeney Todd (2007)

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=L_hgrfZVlJA&feature=fvst&feature=related&autoplay=1 500 405]

A cor do filme é linda, a direção de arte é maravilhosa, Johnny Depp e Helena Boham Cartar cantando ficou ótimo… e ainda por cima a história é sinistra (tortas feitas de carne humana que vendem absurdamente – adoro!), sanguinolenta e dizem que fez justiça à peça que ficou em cartaz por muitos anos na Broadway. Dá pra pedir mais? Diversão garantida.

.

3 – Edward Mãos de Tesoura (1990)

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=t4fXN1rujtg&feature=related&autoplay=1 500 405]

Cresci assistindo Edward Mãos de Tesoura na Sessão da Tarde. Adorava quando ele cortava o cabelo de todas as mulheres da cidade (até do cachorro!) e morria de ódio quando o namoradinho da menina que ele gosta brigava com ele.

Se você nunca assistiu, só pode ter dois motivos: é muito novo (acho que nem passa mais na Sessão da Tarde) ou viveu em uma caverna. ;)

No elenco tem Johnny Depp (a primeira de muitas parcerias entre ele e Burton) e Winona Rider.

.

2 – Os fantasmas se divertem (1988)

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=oHawaSOvUas&feature=related&autoplay=1 500 405]

Besouro Suco, Besouro Suco, Besouro Suco! Vai dizer que você não brincava de ficar chamando o Besouro Suco toda vez que esse filme passava na Sessão da Tarde? Aliás, sempre achei péssima a tradução literal do nome do personagem.. podiam simplesmente ter deixado Beetlejuice, né?

A cena em que a Winona Rider “voa” cantando com os fantasmas do time de futebol americano é minha favorita, sempre fico querendo dançar junto.

.

1 – O estranho mundo de Jack (1993)

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=h0hiutmXi28&autoplay=1 500 405]

Lembro de ter assistido esse filme pela primeira vez em algumas férias, de madrugada, no SBT. Passei anos querendo saber o nome e nunca encontrava (tempos sem internet, minha gente!). Até que um dia vi na locadora (de algum jeito passou na tv antes de chegar à locadora) e ta-da! Aluguei, assisti um monte e anos depois voltei a assistir, quando dei o dvd de presente pro Henrique (na nossa formatura, dei de presente todos os dvds de todos os filmes do Tim Burton pra ele).

Nos últimos tempos o filme voltou à moda, já vi até bolsa de barraquinha de camelô com estampa do Jack.. acho ótimo, quanto mais gente conhecer o filme, melhor!

Ah! A Dani (migs querida que vai ganhar um cartão de dia dos namorados feito por mim – brincadeira, não vou contar o que tô fazendo pra ela) me avisou que esse é um filme que só idéia e produção são do Tim Burton.. a direção ficou por conta do Henry Selick.

.

Outro que merece ser mencionado é Vicent, o primeiro stop motion do diretor. Realmente muito bom:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=fxQcBKUPm8o&autoplay=1 500 405]

Pra saber todos os filmes do Tim Burton, olha aqui na Wikipédia.

 

Ana Carolina

35 comentários em “Top 5 – Tim Burton

  1. Não vi Ed Wood! Meu amigo Douglas altamente me recomendou, preciso criar coraaaaaaaaaaaaage e alugar. E o meu favorito do Burton, é o Corpse Bride *___* que coisa mais meigaadorável. The Nightmare Before Christmas é o segundo mais amado *_____* Agora, eu realmente não suporto aquele do Beetlejuice! Não sei explicar o porquê, mas eu detesto hahahaaha fico irritada (????????)

    Ana, adoro seus top 5! E âmei a sua wishlist de aniversário xD Cê é geminiana tbmmm que amor xD

    Mil vbeijossssssss =*

  2. [Comment ID #43642 Will Be Quoted Here]

    eu tinha MEDO do Beetlejuice quando era pequena, Camies.. hahaha. morria de medo, só depois que comecei a gostar dele e daqueles dentes nojentos que ele tem.

    E geminianas dominam o mundo, migs. haha. Aliás.. teu niver é amanhã, não é?

    beijo!

  3. Aninha querida! Ela é de plástico, mas não sei te explicar, não é aquele plástico normal é opaco, é LINDAAA! mas terça eu vou comprar mais duas… HAHAHA essa é mais chiquetosa… ;)
    compra os cups sim! é muuuuuuuuuuuuuuito bom!

  4. graças ao kevin smith, passei a implicar com o tim burton. gosto muito de vários filmes dele, mas ando de saco cheio da “persona” tim burton. sabe?

    enfim, “estranho mundo de jack” foi dirigido pelo henry selick. o mesmo de coraline. o burton teve a ideia original e produziu. mas mesmo o roteiro foi feito por outra pessoa. olha só http://www.imdb.com/title/tt0107688/fullcredits

    desculpa ser chata desse jeito, mas fazer um filme em stop motion dá um trabalho danado e eu acho que o selick merece o devido crédito pela direção né.

    de resto, concordo com a sua lista. só mudaria algumas posições. :))

  5. Aninhaaaaa

    Nem preciso dizer o qt eu gosto do Tim Burton, menos ainda de quando ele faz parceria com o John neh hahaha…agora se vc me perguntar o meu filme preferido eu não sei te responder, como lhe disse eu estou em uma paixão por peixe grande, axo que se deve mto a psicologia por sinal ahhaha…
    Agora não sei pq eu uso a bolsa do jack, e td q vejo dele eu quero (claro td é caro e eu fico a ver navios haha), e eu queria ter axado uma camiseta do Sweeney Todd ou do Edward mãos de Tesoura pra dar pro meu namorido (ele me pediu de dia dos namoridos) mas eu não axei…

    Enfim pra não dizer q eu babo com noiva cadaver hahaha……
    Poxa fiquei feliz não conhecia essa primeira animação dele, nada gótica não? pobre meninu psicótico ou diria realista? hahahaha

    Bom Domingo garotinha ^^

    Miquilisssss
    Bru

  6. Johnny Depp quase sempre presente nos filmes do Tim..
    Sem comentários para o Tim e seu trabalho, pra mim tbm é o melhor de todos os tempos..seus filmes são deliciosos!

    otimo post Carô.
    beijo

  7. Que coisa, eu nem sabia que estes filmes eram do mesmo diretor…
    Ele tem um jeito bem peculiar… Eu adoro “Os fantasmas se divertem”, lembra minha infância e dos filmes de Sessão da Tarde!

    Beijos
    Samai

  8. Awwwn
    ADOOORO Edward mãos de tesoura ! ^^
    muito muitooo

    to ansiosa louca esperando ele estrear a “Alice no pais das maravilhas”, pena que só em 2010 =/

  9. Na minha opinião o Melhor, sem duvida alguma
    uma grande fã tb xD~
    apaixonada pr seus trabalhos, ainda mais quando tem sua esposa ou o Deep lol

    Falando nisso, e ai, sai ou não o Alice no pais das maravilhas ??

    Beijos

  10. Edward mãos de tesoura eu adoroooo. Os fantasmas se divertem eu acho muito legal, principalmente na hora q eles cantam e dançam em volta da mesa de jantar kkkkkk, queria assistir de novo só pra ver essa parte. Qt ao Estranho mundo de Jack eu nunca assisti, mas conheci através de um jogo do ps2 (vc tem ps2?). Não sei se vc já ouviu falar em Kingdom Heart (acho q é assim q se escreve). Se tiver a oportunidade de jogar, é muito legal é tipo um RPG (apesar de não gostar desse tipo de jogo, mas esse eu adorei, pena q não fechei snif…) vc passa por vários “mundos” e um deles é baseado nesse filme. Se vc quiser e tiver oportunidade, acho q o jogo tá aqui em casa. Qq coisa eu te faço uma cópia.
    bjss

  11. Ah Ana, num tem nada a ver mais eu lembrei….minha mãe comprou o Audrey (Impala) pra mim rsrsrsrssr. De tanto eu encher o saco dela, mais ainda não usei e espero q fique bonito na minha mão né….eu vi na sua ficou show. bjs

  12. Realmente não conhecia Tim Burton, mas a lista de filmes hein… massa! Alguns aí tinha assistido e não sabia o nome, hehe, assim como a maioria dos filmes, acabo sempre me esquecendo o nome.

  13. O Edward Mãos de Tesoura é dele?! po nao sabia! nossa esse filme é de 1990… como o tempo passa! tb adorava ver na sessao da tarde, tinha uma peninha do edward =((((

  14. Caracas! É claro q eu conhecia o Tim Burton, mas nem de longe conhecia tantos filmes bons dele. Eu até tinha reparado q alguns tem o toque dele, mas nunca tinha prestado atenção. Ainda não assisti Sweeney Todd, pois achava q seria mto piegas……mas confesso q agora vc me deixou curiosa.
    Bjão florzinha!!!

  15. Adoro os filmes dele!!!!!A espera de 9,e Alice in Wonderland!!!

    Gosto muito do ar sombrio em seus filmes,sua imaginação é exepcional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo