Ana Carô Amaral

Pensamentos soltos sobre a vida depois dos 30

456 anos de Santo André

Hoje é aniversário da minha cidade queriiiida, Santo André. Resolvi fazer um post sobre a cidade porque acho que muita gente não conhece ou só ouviu falar dela por causa do assassinato do Celso Daniel ou do caso da Eloá.

santoandre

 

Moro aqui desde que nasci e por isso mesmo tenho uma ligação afetiva enorme com a cidade. Já andei por todo canto, sei de cor o centro da cidade… e acho uma delícia essa cara de interior que a cidade manteve.

Santo André fica no ABC Paulista (bem próximo à Capital),  tem quase 700 mil habitantes e cresceu graças à indústria automotiva (mesmo que hoje quase todas as empresas desse segmento tenham fechado). Hoje o comércio é o forte da cidade – é a cidade do ABC com mais shoppings, a primeira a receber algumas grandes redes de lojas… resumindo: por aqui o povo gasta muito.

A vida noturna de Santo André é mais frequentada por adolescentes (que papai ainda não deixa ir para São Paulo), casais mais velhos e pouca gente de 20/25 anos. Eu normalmente só fico em Santo André para ir aos restaurantes, que são ótimos e normalmente têm preço justo.

Uma coisa que muita gente não sabe é que Paranapiacaba pertence à Santo André. O distrito histórico foi construído pelo e para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, enquanto a estrada de ferro era construída. Dizem que o clima do lugar é bem parecido com o da Inglaterra e que por isso os ingleses resolveram fazer ali a cidadezinha para os funcionários.

paranapiacaba

Paranapiacaba é linda, adoro e se você for conhecer vá no inverno: é MUITO frio, a neblina baixa logo cedo, dá a maior cara de filme de terror. No Wikipédia tem um verbete explicando bastante sobre o lugar, ótimo pra deixar vocês com vontade de conhecer!

 

.

Pra saber mais: Prefeitura Municipal de Santo André, Wikitravel Santo André e Guia Paranapiacaba.

Fotos: Charline Messa, Versurix e Wikipédia.

Ana Carolina

24 comentários em “456 anos de Santo André

  1. Eu conheço um pouco de Santo André. :)
    Eu acho que Santo André e São Caetano do Sul são as duas cidades do ABC mais bonitas e organizadas. ^^’

    E eu não sabia que Paranapiacaba pertencia a Santo André! O_O
    Sempre quis conhecer e já vou dar essa dica para o meu namorado. Hihihi. :P

    Beijos

  2. Nasci em Sto André, então sou um pouco suspeita pra falar não só do município, mas como do ABC como um todo… Eu adoro voltar pra casa e sentir a sensação de estar em uma cidade menor… rs rs
    bjs!

  3. Gosto muito de Santo André. Quando estudava aí eu queria morar na cidade, ou em SBC. As pessoas são diferentes, sei lá, as coisas aí são diferentes e eu gosto MUITO. Quem sabe um dia eu moro aí?

    Um beijo querida

  4. Que fotos liiiiiindas!

    Eu estive em Santo André só de passagem algumas poucas vezes, não deu pra ver muita coisa. Mas fiquei morrendo de vontade de conhecer Paranapiacaba! Parece ser liiinda mesmo! *-*

    =*

  5. [Comment ID #3851 Will Be Quoted Here]

    é linda, Nana! Em junho/julho eles sempre fazem um festival de inverno q dizem q é hiper legal. Nunca fui pro festival, mas adooooro Paranapiacaba.

  6. [Comment ID #3861 Will Be Quoted Here]

    Sim, sim ;)
    Eu sou paulistana hehe então quando vou fico na capital mesmo, mas a gente combina sim!
    Marcamos um encontro com as blogueiras hehehe

    Beiijo :**

  7. Nunca fui pra Santo André mas adorei Paranapiacaba só pelas fotos.
    Gosto tanto desse climinha de filme de terror, ainda que eu me cague de medo. Doida, né? Haha.

  8. Tem umas cidades de São Paulo que eu adoraria conhecer *-* Uma eu já conheci, que foi Ribeirão Preto que é linda! E Santo André é uma delas HAUAHUAH Quando eu for pra SP de novo, vou pra lá com certeza.
    Beijinhos, e parabéns pra tua cidade!

  9. oie ana! tudo bom?
    já conhecia santo andré de nome, não por causa da morte de celso daniel (que me desculpe falar, mas não faço a mínima ideia de quem é) e nem por causa do assassinato (é, digamos que foi!) da eloá! e sim porque eu já morei em são paulo, capital, e obviamente porque eu conhecia de nome as cidades do ABC paulista (que agora já não é mais só ABC, certo?)…
    mas pelas fotos, achei muito bonito o lugar… a foto do ônibus ficou linda, a grama está bem verde e o prédio do lado é bem bonito, apesar de “antigo”… parabéns pelo aniversário da sua cidade, viu??? legal conhecer um pouquinho de onde você mora!

    beijocas!!

  10. [Comment ID #3891 Will Be Quoted Here]

    Oi Fernanda! :D

    então.. Celso Daniel foi prefeito de Santo André.. era prefeito quando foi assassinado. Por isso falaram taaaanto dele.

    beijoo!

  11. “Resolvi fazer um post sobre a cidade porque acho que muita gente não conhece ou só ouviu falar dela por causa do assassinato do Celso Daniel ou do caso da Eloá.”
    Nada, Santo André é famosa… apesar de nunca ter ido aí, conheço de nome a cidade, sei que fica em SP e… bem, fora isto não sei mais de nada. Mas pelo menos de nome é conhecida, e nem fiz ligação com o caso Eloá e Celso Daniel, na verdade nem me lembrava disso.

  12. [Comment ID #10050 Will Be Quoted Here]

    haha. pois é.. eu quase nunca lembro q esses casos foram aqui em Santo André, mas teve bastante gente que confessou só conhecer santo andré por causa deles. haha

  13. Nunca fui no ABC, acredita? T.T

    Mas podemos marcar um blogueria por ai, e eu aproveitaria pra conhecer um pouco mais!

    Eu tbm amo a minha cidade, nasci e morro aqui desde então. Não sei o que é morar em outro lugar, mas não troco por nada! É bom sentir-se em casa e segura na nossa cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo